O Instagram começou a esconder o número de likes das fotos. A hipótese já havia sido noticiada pelo Pplware, tendo agora sido confirmado pelo próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, durante a conferência F8 que nos trouxe várias melhorias para as redes sociais. Já para o Instagram, as novidades não se ficam por aqui.
O Instagram Stories vai ter uma reformulação na sua função de câmara e teremos todo um novo visual.
Em primeiro lugar, alguns utilizadores no Canadá já estão a utilizar o Instagram sem que o número de likes alheios seja visível. Ainda que o próprio utilizador continue a ter um perfeito controlo e indicação do desempenho das suas publicações, para os demais (público), o acesso a este tipo de dados é agora impossível.
Os “likes” alheios já estão a ser escondidos no Instagram
Importa deixar bem claro que para já isto é um teste. Contudo, a reação à mudança estará a ser boa, deixando de estar acessíveis aos olhares públicos no feed de imagens, bem como nas ligações permanentes, ou dentro dos perfis. A ocultação dos likes está a ser testada apenas no Canadá.
O grupo Facebook justifica claramente esta postura. “Focar a atenção nas fotografias e novos vídeos publicados. Não no número de likes que as publicações possam ter”. Desse modo, apenas o autor da publicação consegue ver o número de reações (likes), ao passo que os comentários continuam públicos.
O grupo Facebook, líder das redes sociais, quer assim aliviar a pressão social causada pelo frenesim de likes, estando ciente do seu impacto. Algo que afeta especialmente os mais novos e, de acordo com a empresa, acaba por causar expectativas desfasadas. Em síntese, aquilo que é publicado, nem sempre retrata a realidade.
De momento não sabemos quando, ou se, esta função chegará a mais países e regiões. Para já, o grupo Facebook está a apurar a receção desta nova abordagem, algo que pode mudar radicalmente a nossa perceção desta que é uma das maiores redes sociais do momento. Aguardamos agora pelo desfecho deste teste.
As mudanças na mais dinâmica das redes sociais
Em contraste com a ocultação dos likes, as novidades seguintes vão efetivamente chegar a todos os utilizadores do Instagram. Assim, teremos um novo visual, reforço da navegação em sistema de carrossel de publicações, bem como uma secção nova dentro da aplicação para Android e iOS – a secção “Criar”. Mas há mais, muito mais!
News from #F8! Here are a few updates from @mosseri we’re excited to roll out: https://t.co/0TsVqquYWo pic.twitter.com/jhnvcZgTpw
— Instagram (@instagram) April 30, 2019
O Instagram está a mudar. Quer ligar o utilizador aos seus amigos, à sua família, bem como aos seus interesses e para tal, trará várias novidades ao longo de 2019. Dará primazia à criação de conteúdo, mas não descurará a rentabilidade da plataforma, aliás, bem pelo contrário.
A mais pulsante das redes sociais receberá ainda uma nova secção e modalidade dedicada às compras dentro da aplicação. Contudo, estará (pelo menos inicialmente) adstrita a contas e perfis verificados e de celebridades que queriam vender assim os seus produtos. Ao mesmo tempo, será possível fazer doações via Instagram.
Os novos recursos e funcionalidades chegarão a esta rede social do grupo Facebook ao longo das próximas semanas. Tal como é costume, a sua distribuição ocorrerá de forma gradual e faseada, tal como indica a própria empresa dedicada à partilha de fotos e vídeos.
A nova câmara para os Stories
A todos os criadores de conteúdo, influenciadores digitais ou simplesmente instagrammers, há uma nova câmara. Para os Instagram Stories teremos agora uma nova forma de criar conteúdo, separado em três abas principais. A “Live”, a “Câmara” e o novo modo “Criar”. Este último, o Modo de Criação, é a principal novidade.
Este modo – “Criar – agrega todas as funções que não carecem, necessariamente de uma imagem de fundo, tal como os autocolantes (stickers), o texto, as sondagens e até mesmo um novo autocolante para as perguntas que queria fazer aos seus seguidores. Foi um dos pontos altos na apresentação do grupo Facebook na F8.
O novo modo foi criado com o intuito de facilitar a utilização do Instagram no dia-a-dia. Com efeito, não precisará de editar as fotos para servirem de fundo ao “Criar”, retirando-lhes por norma a saturação, ou utilizando uma cor neutra para que o demais conteúdo fosse bem percetível.
Boomerang e Superzoom estão agora dentro do modo Câmara
A mais vibrante das redes sociais manterá todos os recursos já existentes. Já o modo Boomerang e o Superzoom estarão agora incluídos dentro da aba Câmara para simplificar toda a interface. Já ao arrastar o ecrã inicial para o lado, o utilizador usufruirá de um novo design que organiza as ferramentas do Stories.
Terá todas as ferramentas que já conhece, agora agrupadas de uma nova forma. Em três modos principais, acessíveis com um swipe a partir do ecrã principal e organizados num novo seletor em formato de carrossel, tal como o que já está implementado nas publicações de várias fotos (galeria) no feed.
Mark Zuckerberg estava nitidamente entusiasmado com o futuro desta rede social. É uma das suas plataformas mais utilizadas da atualidade, algo que ficou bem claro. Além disso, será de importância crucial para o futuro de todo o grupo norte-americano.
Compra de produtos no Instagram
O Instagram tornar-se-á numa das redes sociais (ainda) mais atraente para influenciadores digitais, pois, poderá comprar produtos diretamente dos seus perfis favoritos. Ao passo que até agora só as contas comerciais usufruíam desta possibilidade, a opção será agora alargada a um vasto grupo de contas.
Celebridades, artistas, empreendedores digitais ou influenciadores. O Instagram será assim a melhor das redes sociais do grupo Facebook para compras. Ao mesmo tempo, servirá de ponte entre o público e os empreendedores. Tudo isto enquanto continua a estimular a criatividade do utilizador comum.
As compras na mais jovem das redes sociais do grupo Facebook chegarão em breve. De acordo com a empresa, a funcionalidade chegará primeiramente a um grupo selecionado de criadores de conteúdo. Entretanto, sabemos que a família Kardashian será uma das contempladas, mas a função chegará a mais criadores.
A mais jovem das redes sociais do grupo Facebook
O potencial do Instagram enquanto fonte de receitas para o grupo Facebook é inegável. Ao mesmo tempo, de acordo com o Statista e também uma das desde sociais em maior crescimento. É uma plataforma dinâmica que começou apenas pela partilha de fotos. Entretanto, desde os vídeos aos Stories, os conteúdos diversificaram-se.
O Instagram é uma das prioridades do grupo Facebook, mas também há novidades para o Facebook Messenger. Este ficará muito mais leve! Veja todas as novidades do grupo Facebook para 2019 no artigo em seguida: