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Adeus privacidade! Facebook pediu password do e-mail a novos utilizadores

As mudanças no Facebook são, segundo o seu criador, no sentido de aumentar a segurança e a privacidade. Este parece ser o caminho certo, mas aparentemente não é o que está a ser seguido pela maior rede social.

Relatos chegados agora a público dão conta de uma nova medida que esteve a ser aplicada. O Facebook esteve a pedir a password do e-mail dos novos utilizadores que criaram conta nesta rede.


Não parece ser uma medida lógica e nem tão pouco uma prática segura, mas o Facebook voltou a comprometer os utilizadores. Durante algum tempo, quem se registava viu-se na obrigação de fornecer um dos dados mais privados que se pode ter.

O Facebook estava a pedir a password do e-mail

Os relatos são claros e dão conta de que o Facebook estava a pedir o acesso à conta de e-mail dos novos utilizadores, sem que fosse dada qualquer explicação. A única informação presente indicava que este dado era necessário para confirmar o endereço de e-mail indicado.

Aparentemente, e do que pouco ser confirmado, este era uma situação que acontecia apenas em alguns endereços de e-mail. Contas de serviço como o Gmail, Outlook.com ou outros mais conhecidos não estavam a ser abrangidos por este pedido.

A rede social já tratou da privacidade dos utilizadores

Depois de confrontado com esta questão, o Facebook veio a público reconhecê-la e indicar que não estava já ativa. A empresa esclareceu também que estes pedidos estavam limitados a um grupo restrito de utilizadores, em serviços de email que não têm suporte para OAuth.

Este protocolo permite a validação de endereços de e-mail sem o acesso à conta. Assim, era necessários estes dados. O Facebook também garantiu sobretudo que estes dados não eram armazenados e nem acedidos por qualquer funcionário da empresa.

Depois de todos os problemas de privacidade que o Facebook já teve, este é mais um que não abona a favor da rede. São demasiados problemas consecutivos e todos de elevado grande insegurança. Mark Zuckerberg já veio redefinir as políticas da empresa, mas aparentemente tarda a aplicá-las.

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