Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. E a Internet veio ajudar a acentuar essa tendência de mudança… a todos os níveis.
A Religião tem sido ainda pouco aberta às novas tecnologias e a estas mudanças, contudo parece que têm havido evoluções… algumas até demasiado reveladoras e deveras surpreendentes!
O Papa Francisco tem-se revelado uma figura bastante admirada por todos, tendo atitudes muito nobres e pouco esperadas, num sentido positivo.
A figura mais alta da igreja católica utiliza também as novas tecnologias, tendo conta nas redes sociais, sendo que agora também vai poder perdoar os seus fiéis que tenham pecados, via Twitter!
Um pequeno passo para a salvação do homem, mas um grande passo para o Vaticano.
Numa entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o arcebispo Claudio Maria Celli, responsável pelas redes sociais da igreja Católica, afirmou que os fiéis terão que passar menos tempo no purgatório se acompanharem e seguirem os eventos oficiais da Igreja pela TV, rádio ou redes sociais.
Na próxima semana, terá lugar a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e é natural que o Papa conceda a ‘indulgência plenária’, um género de perdão total aos presentes.
No entanto nem todos podem deslocar-se para irem a este ou outros eventos, e, desta forma, Celli revelou ao jornal que, mesmo aqueles que se encontrem longe, podem ver os seus pecados perdoados se, por exemplo, forem seguidores da conta do Twitter do Papa Francisco.
Segundo o Arcebispo Celli, “Os fiéis que se encontrem legitimamente impedidos [de comparecer ao evento], podem receber a indulgência plenária [perdão dos pecados] se acompanharem os mesmos ritos e exercícios, sempre com a mesma devoção, pelos novos meios de comunicação social”.
O que pensa desta atitude tomada pela Igreja Católica?