As falhas de segurança afetam os utilizadores e levam a que os seus dados sejam expostos, podendo levar a perdas maiores. Por norma tudo surge de falhas nos serviços, que rapidamente são corrigidos.
A mais recente quebra de segurança parece ter tido origem no Instagram e que levou a que a palavra passe dos utilizadores tenham estado expostas. O impacto parece ter sido reduzido, mas a falha é real.
Mesmo não sendo frequentes, as falhas de segurança que afetam os serviços da Internet são nefastas. Por norma leva ao roubo dos dados dos utilizadores, que depois são usados.
A mais recente falha reportada vem do Instagram, tendo sido reportada por este serviço. Foi descoberta internamente e também resolvida de imediato. O Instagram revelou também que contactou de imediato os utilizadores afetados.
Segundo o que é descrito, o problema estava na ferramenta de exportação dos dados, apresentada em abril deste ano. O problem estava só na versão web, que colocava a palavra passe no endereço da página, em claro.
Para além desta forma de ter as palavra passe expostas, havia também uma falha que levava a que estas estivessem armazenadas em claro nos servidores do Facebook. Especialistas de segurança revelaram que neste caso as palavra passe devem estar também a ser armazenadas em claro nos servidores do Instagram.
Assim que a falha foi descoberta, a equipa de programadores apressou-se a tratar de a resolver, alterando a ferramenta de exportação de dados, tornando-a mais segura. Também os dados armazenados nos servidores do Facebook foram de imediato eliminados.
Ao contactar os utilizadores, revelando a falha, o Instagram pedia também que estes alterassem as suas palavra passe por precaução. Quanto aos restantes utilizadores, e também como medida adicional de segurança, devem alterar a sua palavra passe e ativar a autenticação de 2 fatores.