Para identificar e mostrar os utilizadores validados, a Meta parece ter seguido algo lógico e repetido no Facebook e no Instagram. Falamos do conhecido selo azul, que recentemente foi apesentado e disponibilizado nos EUA. Agora dá mãos um passo e chega à Europa, mas ainda não para todos.
A verificação oficial no Facebook e Instagram
Com milhões de utilizadores presentes no Facebook, importa saber com quem interagimos e de que forma podemos saber se é ou não uma conta oficial ou de uma empresa. A certeza nunca existe de forma completa, mas depende sempre do juízo dos utilizadores.
Para ajudar nesta tarefa, e como já vimos em outras redes sociais, surgiu agora o selo azul, atribuído para confirmar que os utilizadores foram verificados. Esta novidade torna-se assim uma ferramenta de segurança adicional importante.
No entanto, e esta é uma parte importante, este selo azul não é atribuído de forma gratuita. Os utilizadores vão ter de pagar cerca de 11,5 euros (£9,99) para que possam usufruir desta novidade para as suas contas. Esta validação é acessível tanto no Facebook como no Instagram, sendo pago de forma separada.
Meta is rolling out Meta Verified in the UK
— Matt Navarra (@MattNavarra) May 16, 2023
Its paid membership plan for creators pic.twitter.com/kH26YUQJni
Meta passa a ter também o seu selo azul de garantia
Para além da confirmação de que a sua conta foi verificada com um documento oficial, o selo azul da Meta tem mais funcionalidades. Dá a certeza de que a conta é mesmo de quem diz ser e permite o acesso a suporte dedicado a criadores de conteúdos nestas redes sociais. A saber:
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- Um distintivo de verificação.
- Acesso ao suporte da conta para os problemas mais comuns.
- Monitorização ativa da usurpação de identidade das contas.
- Stickers exclusivos no Instagram Stories.
A Meta lançou pela primeira vez o plano de assinatura para utilizadores na Austrália e na Nova Zelândia em fevereiro. Em março, o Meta Verified tornou-se disponível para utilizadores localizados nos Estados Unidos. Agora, estreia-se na Europa, ficando acessível no Reino Unido.
O selo azul no Facebook e Instagram deverá começar a ficar cada vez mais visível e assim ajudar a identificar e autenticar a veracidade de muitos criadores de conteúdos. Espera-se também que em breve possa ser alargado a ainda mais países e assim colocar Portugal nesta lista.