O Facebook quer os utilizadores dentro da sua rede o máximo de tempo possível. Só assim consegue ter lucros e ter os utilizadores interessados em tudo o que tem para oferecer.
Para isso, cada vez mais, elimina a dependência de elementos exteriores, ao ponto de ter um browser dentro das suas aplicações móveis. Mas este browser, que é muito básico, está a mudar e a preparar-se para oferecer muito mais.
Todos conhecem o browser que o Facebook tem dentro da sua aplicação móvel. É apenas uma simples interface para apresentação de páginas web (webview), algo que a maioria dos utilizadores não gosta e que acabam por desabilitar, preferindo os browsers externos dos seus dispositivos, mais intuitivos e bem mais capazes.
Mas o Facebook poderá, em breve, dar a este seu browser uma nova cara e muitas mais funcionalidades, mais uma vez evitando que os seus utilizadores saiam da sua aplicação e consequentemente da sua rede.
Estão já a decorrer testes com esta nova versão, ainda para já limitados ao iOS, mas tudo aponta para que o Facebook altere esta componente da sua aplicação.
O que trará de novo este browser?
Do que se pode ver este será agora mais um browser e menos uma simples camada de apresentação de páginas web. Isto porque será possível alterar o endereço a que se está aceder, directamente na nova barra de endereço. Esta opção não existia antes e os utilizadores não podia navegar noutras páginas.
@MattNavarra is this in-app browser new to the @facebook app? pic.twitter.com/aIhYSp2kC9
— Henry Wilmer (@HenryWilmer) 16 janeiro 2016
Depois, e em baixo, é possível ver a popularidade do post que estamos a visitar e também marcar como favorito a página visitada. Está também presente o acesso ao menu e no lado oposto as setas de navegação.
Algo que falta para já, e que seria do agrado de todos, é a presença de separadores. Cada vez mais os browsers optam por ter presente esta funcionalidade, por permitir aos utilizadores terem várias janelas, organizadas e arrumadas.
Estando ainda em testes muito iniciais, não existe qualquer data pensada para a sua disponibilização generalizada. Depois do iOS deverá ser o Android a ter esta novidade em testes e nessa altura deverá ser generalizado.
Esta nova “cara” do browser do Facebook poderá também significar que, em breve, a maior rede social do planeta lance um browser próprio, como tantos outros já o fizeram.
Usam este browser quando navegam no Facebook ou preferem o do sistema operativo?