O escândalo da Cambridge Analytica veio alertar os utilizadores para as questões de privacidade e, principalmente, mostrar aos utilizadores do Facebook que nem sempre os seus dados estão acessíveis e são simples de obter por terceiros.
Há, no entanto, um novo problema que o Facebook tem de lidar. De acordo com o que foi descoberto, o Facebook estará a usar os números de telefone dos utilizadores para enviar publicidade, mesmo os números indicados para as autenticações de 2 fatores.
Foi com base numa investigação feita que foi descoberto que afinal o Facebook usa os dados que fornecemos para outros fins, violando de fora clara as regras, e que os incorpora no perfil de utilizador.
O Facebook usa o seu telefone para publicidade
Em concreto, o problema está no número de telefone que os utilizadores podem fornecer em duas situações distintas.
Na primeira, o telefone é fornecido junto dos restantes dados, e, na segunda, quando este é usado para a autenticação de 2 fatores, sem que seja explicito que este pode ser usado para a apresentação de publicidade.
Ao incluir este número, fornecido para segurança, no perfil do utilizador, o mesmo é depois usado para fins de publicidade e para partilhar com outros parceiros e empresas, dedicadas também elas à apresentação de publicidade.
Para além deste novo método, o Facebook está também a recolher estes números de telefone da agenda dos utilizadores, associando-os depois ao perfil dos restantes utilizadores.
A defesa do Facebook e a forma como recolhem os dados
Depois de conhecido o problema, o Facebook reagiu e explicou que no seu entender não está a violar qualquer regra ou a fazer uma utilização indevida do número de telefone.
A rede social está segura de que é clara a informação passada aos utilizadores sobre a forma como usa os dados que recolhe e a utilização que estes vão ter. Alega ainda que todos esses dados pessoais podem ser consultados, eliminados ou alterados na zona de gestão da conta dos utilizadores.
A solução que o Facebook recomenda e que é insegura
Para evitar a situação que agora foi encontrada, o Facebook tem uma solução simples e que deverá ser usada por todos os que não querem o seu número de telefone no Facebook.
Esta passa por desativar a autenticação de 2 fatores baseada em telefone. É verdade que assim o número deixa de estar acessível pelo Facebook, mas, ao mesmo tempo o utilizador fica vulnerável e exposto.
Este é mais um problema com que o Facebook terá de lidar. O número de telefone de segurança não era suposto ser incluído no perfil do utilizador e assim estar exposto. Pior mesmo é que o Facebook o está a propagar dentro dos seus parceiros de publicidade.