Não tem sido simples usar o Twitter desde que Elon Musk comprou esta rede social. Todos os dias há novidades, que na maioria dos casos nao são positivas e que colocam em causa a utilização deste serviço.
A mais recente falha parece vir de uma funcionalidade extra que o Twitter tem. As mensagens diretas, forma usada para os utilizadores conversarem, está bloqueada para muitos, com o botão que abre estas mensagens a ter desaparecido das apps móveis.
Twitter e Elon Musk novamente debaixo de fogo
Apesar de existirem já muitas queixas deste problema, que parece ter começado a surgir no final da semana, ainda não existe um padrão que tenha sido identificado. Do que é relatado, muitos utilizadores simplesmente deixaram de ver o botão de iniciar as Mensagens Diretas nos perfis.
Esta é a forma mais simples de iniciar uma nova conversa, usada pela maioria dos utilizadores. Na verdade, esta funcionalidade não desapareceu, apenas o botão que a inicia deixou de estar acessível.
Hi! Is your DM button missing from every profile you go to?
— Grimpora Kaiju VTuber (@grimpora) January 28, 2023
That means you're using Twitter on Android! After asking around a bit, I am finding that Android users are no longer able to direct message on Twitter unless the conversation already existed prior to about a week ago.
Mensagens diretas deixam de poder ser usadas
Na prática, torna impossível o envio de novas Mensagens Diretas com qualquer outro contacto do Twitter. Este botão estava alojado na página de qualquer perfil, junto à imagem de capa e do botão das notificações.
Por agora sabe-se que é um problema exclusivo das apps móveis e que parece mais espalhado pelos utilizadores do Android. No browser, outra forma muito usada para aceder a esta rede social, tudo parece normal e com o botão bem visível.
Já existem soluções para as apps
A solução, apresentada por alguns utilizadores, é simples, mas obriga a alguns passos adicionais. Na zona das Mensagens Diretas, os utilizadores têm a possibilidade de iniciar uma nova conversa, tendo depois de procurar o contacto que pretendem.
Até agora, o Twitter ou Elon Musk ainda não se pronunciaram sobre este problema. Provavelmente será uma simples atualização das apps móveis que não correu como pretendido e acabou por remover o botão. Ainda assim, é mais um problema que surge depois da compra desta rede social e das muitas mudanças por que tem passado.