O Messenger, aquele que também é do Facebook, usa-se cada vez mais, até para transferir dinheiro, vejam só! Os seus aspetos comerciais e convencionais assim o exigem e, como tal, o Facebook permite agora que se enviem fotografias com resolução 4K no seu Messenger.
Esta alteração irá facilitar principalmente quando usamos a app móvel. Em vez de enviarmos por email ou outro tipo de ferramenta, evitando assim a perda de qualidade pela compressão, podemos usar o Messenger também.
Por razões óbvias, as imagens, que até agora eram comprimidas para passar entre conversas, podem ser enviadas com toda a qualidade. Se é um utilizador do Messenger do Facebook irá vivenciar a mudança de comportamento e poderá assim enviar e receber fotos até uma resolução de 4K.
Esta é realmente a mais alta qualidade que a maioria dos smartphones atualmente suporta e agora pode preservar a resolução original em que captou a sua foto (claro, isto se o seu smartphone suportar a resolução 4K).
O Facebook diz que os seus dados mostram que mais de 17 mil milhões de fotografias são enviadas através do Messenger todos os meses e que um dos recursos mais solicitados é a capacidade de enviar fotos de alta resolução para manter a qualidade original.
Assim, o utilizador poderá enviar agora fotos até 4.096 x 4.096 pixels por imagem, o que, se perceber ou se interessar pelo assunto, saberá que faz muita diferença em comparação com as imagens de baixa resolução que estamos habituados a ver na app.
Mas não tornará o serviço mais lento?
É verdade que esta quantidade adicional de resolução 4K pesará, não temos dúvida que passaremos a enviar e receber fotografias mais “pesadas”, o Facebook assegura aos utilizadores que será a mesma velocidade que antes (claro, dependendo da sua ligação). Se não sabe muito sobre a resolução da foto, a equipa lançou no seu site estas imagens que agora mostramos, como exemplo prático do salto qualitativo.
Para experimentar o envio e receção de fotos em resolução 4K, o utilizador necessita atualizar a sua aplicação Messenger para a versão mais recente. Segundo informações, esta funcionalidade está a entrar ao serviço de forma incremental, disponível assim para utilizadores dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Singapura, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul. Portugal está também no alinhamento para receber a nova funcionalidade dentro em breve.