Pplware

Likes no Facebook levam a multa de mais de 3 mil euros

O Facebook é indiscutivelmente a maior rede social do mundo. Esta plataforma serve para colocar todo o tipo de informação sem se olhar a limites… apesar destes existirem.

Recentemente, um tribunal suíço aplicou uma multa de valor superior a três mil euros a um homem por este colocar likes em comentários difamatórios no Facebook.


O caso é caricato pois é, aparentemente, a primeira situação onde um homem é condenado a pagar uma multa por simplesmente colocar likes numa publicação.

Segundo um comunicado do tribunal suíço, o homem terá “acusado” no Facebook Erwin Kessler, ativista dos direitos dos animais, de antisemitismo e racismo pelo simples facto de este colocar likes em comentários difamatórios sobre ele. O caso remonta a 2015, onde na altura se gerou uma discussão na rede social que estava relacionada com a participação de grupos de defesa do bem-estar dos animais num festival de rua vegan.

A multa aplicada pelo tribunal, esta segunda-feira, foi de quatro mil francos suíços (3.667 euros). Sabe-se que o homem de 45 anos terá colocado apenas seis likes, tendo o tribunal considerado que “o arguido endossou claramente o conteúdo indecoroso e tornou-o o seu próprio ponto de vista”. O tribunal acrescenta que “o simples facto de alguém colocar like numa publicação acaba por disseminá-la pela sua lista de contactos”.

Kessler terá processado mais pessoas que também comentaram a sua atividade no Facebook, sendo que algumas delas acabaram também por ser condenadas. No entanto, tais condenações deveram-se aos comentários efetuados e não propriamente a likes na publicação.

 

 

Exit mobile version