O Facebook tem conseguido rechear a sua oferta para dar muito mais do que histórias e publicações de amigos. Tem já vários serviços incluídos e que abrangem um vasto espectro de áreas.
Para trazer ainda mais gente para esta rede e para os manter lá dentro, aumentou agora a oferta com propostas de emprego. A partir de agora é possível procurar emprego dentro do Facebook.
O Facebook Jobs é a mais recente proposta da maior rede social da Internet. Em testes nos EUA e no Canadá há algum tempo, este novo serviço foi agora alargado a mais 40 países.
A sua porta de entrada é o separador Empregos no Facebook, onde todas as propostas estão presentes, associadas à localização do utilizador. O Facebook consegue aqui entrar no terreno do LinkedIn, mas com uma diferença substancial. O serviço da Microsoft está virado para ofertas de emprego mais qualificadas e o do Facebook está aberto a qualquer tipo de propostas e de currículo dos candidatos.
Depois de definida uma cidade e um raio de pesquisa, as ofertas são apresentadas a quem procura emprego. Há filtros aplicáveis, sempre associados às propostas presentes.
Claro que, seguindo os princípios do Facebook, todo o processo de candidatura pode ser feito dentro da rede, desde o preenchimento dos dados até ao agendamento de uma entrevista para avaliação.
Para quem procura emprego no Facebook Jobs
O Facebook procurou tornar o processo simples, desde o momento da pesquisa até à própria candidatura. Os dados presentes são alimentados pelo que o utilizador do Facebook tiver presente na sua conta, podendo ainda ser corrigidos ou alterados.
Assim que a candidatura é feita, será aberta uma conversa de Messenger com a empresa, para confirmar que os dados foram recebidos e que existe interesse na vaga aberta.
Os potenciais futuros empregadores só têm acesso aos dados que o utilizador submeteu e ao que está público no perfil de Facebook do candidato. Tudo o resto é mantido em privado.
Para as empresas que querem publicar no Facebook Jobs
Se para os candidatos o processo está facilitado, o mesmo acontece com as empresas que vão procurar no Facebook os seus futuros empregados. Para além de terem um processo simples de criação de propostas de emprego, com a definição de vários parâmetros, estes vão ter uma visibilidade grande pois aparecem em várias zonas da rede.
Vão existir também ferramentas para gerir as propostas de emprego, para comunicar com os candidatos e até para agendar entrevistas com os proponentes.
Esta é mais uma oferta do Facebook que irá interessar a muitos. Depois de várias propostas em áreas tão diferentes como as compras ou as notícias, é agora a vez de conseguir mais uma área, a das ofertas de emprego. Sabendo da adesão de todos os serviços, este deverá ser mais um caso de sucesso.