A rede social Instagram, pertencente ao grupo Facebook, deu hoje a conhecer duas alterações significativas à sua plataforma. A primeira, já disponível no Brasil, deixa o utilizador esconder do público, o número de likes atribuídos a uma determinada publicação, mas há mais!
Com o intuito de manter a rede social num espaço seguro, há agora novos avisos em casos extremos.
Em primeiro lugar, a medida que já tínhamos dado a conhecer em ocasião anterior, estava apenas disponível no Canadá. No entanto, a mesma chega agora também ao Brasil, Austrália, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia, dando aí mais hipótese de controlo aos utilizadores sobre o que partilham,
O Brasil já recebeu uma das novidades do Instagram
Para o utilizador desta rede social pertencente ao grupo Facebook, será possível ocultar o número de likes do público. No entanto, o titular da conta continuará a ver esta métrica, mudando apenas a sua visibilidade para os seguidores. Será, para todos os efeitos, um controlo opcional.
Já de acordo com o Instagram, “Estamos a testar esta função porque queremos que os seus seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que partilha, não no número de likes“. Com efeito, esta contagem é um autêntico índice de popularidade e, por via da regra, o critério para estabelecimento de parcerias.
Updates from the head of Instagram @mosseri about our commitment to lead the fight against online bullying ❤️ https://t.co/Co2rgsuJvt pic.twitter.com/tlngJftizT
— Instagram (@instagram) July 8, 2019
De igual modo, com a chega ao Brasil e demais países supracitados desta função, há também a possibilidade de ocultar comentários ofensivos. Algo que vai ao encontro da contínua aposta e esforço da rede social em torna a sua plataforma num espaço seguro e agradável, para todos.
Alterações pensadas em conjunto com o Facebook
Em seguida, temos também uma nova implementação para a rede social. Algo que a própria deu a saber através de uma nota à imprensa publicada a 18 de julho. De acordo com o Instagram, há agora novos alertas e avisos a serem apresentados a uma conta em risco de ser banida.
A implementação, desenvolvida em conjunto com o Facebook, alertará o responsável para o risco iminente de a conta ser fechada. Assim, a rede social espera que o utilizador visado altere atempadamente a sua conduta no sentido de respeitar os padrões da comunidade.
Today we’re updating our account disable policy and introducing a new notification system for accounts at risk of being disabled. Learn more: https://t.co/eiRu9hG6kn pic.twitter.com/zf8TLQfWgK
— Instagram (@instagram) July 18, 2019
Portanto, se receber algum dos avisos listados acima, estará notificado. A partir daí, poderá alterar a sua postura e publicações na rede social, ou, sujeitar-se ao bloqueio da conta. O Instagram espera assim promover a boa interação entre contas, bem como o respeito pelas regras.
Por fim, esta última alteração está a ser globalmente distribuída. Já, por outro lado, a opção de ocultar os likes ainda não chegou a todos. Espera-se que a plataforma continue a testar a adesão à nova função e, posteriormente, alargar a sua distribuição.