Pplware

Instagram e Facebook: as Stories podem dominar as notícias no seu Feed

Uma união entre o formato Stories do Instagram e o Feed de notícias do Facebook. Ou seja, uma nova forma de utilizar as redes sociais, cada vez mais homogéneas entre as plataformas. Assim, se já está habituado a vascular entre as histórias ou Stories do Instagram, por analogia, gostará desta possível alteração ao Facebook.

Ainda que esta abordagem seja, para já, um teste, vemos cada vez mais as redes sociais a convergirem.


Assim sendo, poderemos passar a ter cartões horizontais com conteúdo que o utilizador poderá folhear. Esta é a atual premissa das Stories do Instagram, sendo já um formato bastante popular. Aliás, este carrossel de cartões seria uma forma de apresentar mais conteúdo ao público e nesse sentido gerar mais receitas.

As Stories do Instagram, no Feed do Facebook

Entretanto, o Facebook está ciente da crescente importância do formato Stories. Assim, perante esta nova forma de consumir conteúdo através da rede Instagram, a sua adoção pode ser antecipada. Seria, portanto, uma forma de ambas as redes sociais convergirem, e permitirá à mais antiga fazer a transição necessária.

Com efeito, fala-se já na era pós-notícias para o Facebook, ao passo que os investidores e anunciantes já se renderam ao formato de carrossel de cartões. Aliás, a sua popularidade no Instagram para promoção de produtos é já uma constatação do óbvio, tirando também proveito da nossa curiosidade.

A estratégia assenta na utilização de uma primeira foto ou conteúdo altamente apelativo para ilustrar o carrossel, em seguida, o utilizador vai querer folhear e ver o que lhe reservam as demais páginas das Stories, sendo esta uma das novas formas de rentabilizar o Instagram e, futuramente, talvez o Facebook.

O futuro das redes sociais e da sua rentabilização

Em seguida podemos ver uma imagem, retirada da publicação de Jane Manchun Wong no Twitter que nos mostra a transição entre os conteúdos. Será, ao que tudo indica, uma forma mais intuitiva e adaptada aos atuais hábitos de consumo. Assim, teremos uma interface similar à do Instagram, mas desta vez no Facebook.

Ainda por analogia, será um novo tipo de organização que poderá favorecer o formato vertical. Algo a que já estamos habituados na rede social de partilha de imagens e vídeos, mas nem tanto na rede original.

Relembramos ainda que esta fonte, Jane Manchun Wong, tem por hábito vasculhar as versões de testes de várias aplicações. Por conseguinte, acaba por descobrir várias funções e mudanças que ainda estão escondidas, dentro das aplicações, esperando apenas pela sua ativação.

O Facebook já confirmou o seu desenvolvimento

Entretanto, de acordo com a publicação do TechCrunch, o Facebook confirmou que esta caraterística ainda está numa etapa muito precoce do seu desenvolvimento – fase pré-alpha. Portanto, é apenas um esboço ou mesmo um rascunho desta integração entre as Stories do Instagram, com o habitual Feed do Facebook.

Mais ainda, o próprio Facebook reconhece que o formato Stories vai ultrapassar a popularidade do Feed de notícias em todas as redes sociais, ainda este ano! Desde o YouTube, ao WhatsApp, o Instagram, Snapchat e até mesmo a plataforma AMP. A adoção deste formato simples e intuitivo de folhear conteúdos está a ser geral.

Acima podemos ver esta integração já em funcionamento. Continuaremos a ter as várias notícias e publicações a que estamos habituados no Facebook, mas muda a forma de navegar. Assim, em vez de fazer scroll, passaremos a folhear com o nosso indicador ou polegar, descobrindo novas publicações.

Os utilizadores poderão carregar uma vez para deixar o seu Like, reagir ou comentar as publicações, tudo isto dentro do carrossel de notícias. Ao mesmo tempo, temos visto as várias redes sociais do Facebook, incluindo o próprio, a adotar estas Stories. Desta forma, não se torna difícil encarar como real esta nova possibilidade.

Por fim, não sabemos quando, ou se, este formato será definitivamente aplicado em todas as redes sociais.

 

Exit mobile version