O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas da atualidade, especialmente pelo público mais jovem.
Para se adaptar melhor aos gostos dos seus utilizadores, a rede social mudou novamente o seu algoritmo para apresentar primeiro os conteúdos mais recentes.
O Instagram é uma rede social que foi adquirida há alguns anos pelo Facebook e que tem crescido ano após ano. Embora tenha um público cada vez mais diverso, continua a ser muito utilizado pelos jovens.
Tal como o Facebook, esta rede social faz uso de um algoritmo avançado de modo a tentar mostrar o conteúdo mais relevante para cada utilizador. Se inicialmente o conteúdo era apresentado por ordem cronológica de publicação, com os mais recentes a aparecer no topo, uma alteração do algoritmo veio mudar a forma de apresentação.
Seguindo a estratégia do Facebook, o feed do Instagram passou a misturar a ordem cronológica com a exibição de conteúdo considerado relevante para o perfil de utilizador, levando a várias queixas e críticas.
Ouvindo os seus utilizadores, o Instagram voltou recentemente a mudar o seu algoritmo de forma a voltar a priorizar a ordem cronológica. Esta é uma medida que agrada a grande parte dos seus fãs e que faz com que, no topo, sejam apresentados os conteúdos mais recentes e não aqueles que o instagram considera importante exibir.
Além disso, está também em testes um novo botão que irá avisar quando existirem novas publicações e que permitirá ao utilizador optar quando quer refrescar o feed. Com esta novidade, a rede social elimina o refrescar automático que muitos fãs reclamavam, uma vez que perdiam o conteúdo que estavam a ver no momento.
Com estas alterações, o Instagram tenta ir de encontro às opiniões dos utilizadores e resolver alguns dos problemas que eram apontados à experiência de utilização desta rede social.