Não é segredo que o Google Plus vai ser encerrado. A gigante das pesquisas tomou esta decisão depois de todos os problemas detetados.
Havia uma ideia aproximada da data de fecho, mas a empresa esclareceu agora todos os pontos. O Google+ vai ser encerrado no dia 2 de abril de 2019.
Foi em virtude da descoberta de um falha de segurança grave que foi tomada a decisão que muitos esperavam. Nesse sentido irá terminar a sua rede social e assim terminar com todo este problema.
O fim do Google Plus já tem data marcada
Inicialmente programada para agosto deste ano, a empresa acabou por reagendar o momento para abril, sem ter fornecido uma data específica. Mas hoje resolveu traçar uma linha e definiu o dia 2 de abril para o fim do Google+.
Nesse dia o acesso a esta rede ira ser terminado e os dados dos utilizadores vão começar a ser eliminados. É por isso necessário que estes comecem a ser salvaguardados. Este é um processo simples e rápido.
As mudanças vão começar antes desta rede social fechar
Com esta data marcada, foram também algumas decisões importantes adicionais. Já a partir do próximo dia 4 de fevereiro deixará de ser possível criar novas contas na rede social. Esta limitação será posta também a perfis, páginas, comunidades e eventos.
Em seguida, alguns dias mais tarde, no início de março, os donos e moderadores das comunidades da rede social vão poder descarregar e gravar da sua comunidade. Esta inclui fotografias, artigos e outros dados.
Nas próximas semanas vão ser substituídos os botões de autenticação do Google+ por botões de autenticação da Google. A funcionalidade de comentários do Blogger com a conta associada vai ser removida logo no dia 4 de fevereiro. Nas restantes plataformas desaparece a 7 de março.
Uma rede social que nunca vingou
A gigante das pesquisas acreditava que a sua rede social seria o caminho para muitos mais utilizadores. A verdade é que esta nunca vingou e passou por várias mudanças e várias reinvenções.
Este fim é apenas o consumar do que muitos previam e que, na verdade, era esperado. O Google+ fica apenas para as empresas, procurando assim a Google outros alvos e novas ideias.
Para todos os utilizadores o próximo passo é mesmo o exportar dos dados e procurar outra rede social que consiga dar o mesmo sentido de comunidade que o Google+ oferecia.