Pplware

Facebook vai alertá-lo se estiver a ser espiado pelos governos

As questões de segurança sempre preocuparam os utilizadores do Facebook. Não são apenas as relacionadas com as alterações às políticas de apresentação de informação, mas têm foco especial especial nos acessos não autorizados a essas contas.

O Facebook tem-se esforçado por manter os seus utilizadores protegidos, mas agora dá uma ajuda adicional, ao alertar os utilizadores num caso particular. Quando desconfia que estes estão a ser espiados pelos governos.

O Facebook sempre teve medidas de segurança específicas para manter as contas dos utilizadores seguras contra ataques de toda a espécie, e em particular contra o roubo de contas.

Para além dessas medidas activas, alerta os utilizadores sempre que existem comportamentos anormais nessas mesmas contas, apoiando depois os utilizadores a alterarem as suas palavras passe ou outros métodos de segurança.

Mas para adicionar uma nova camada de segurança, resolveu agora implementar um novo sistema de alertas que será mostrado aos utilizadores.

Estas novas mensagens vão ser apresentadas sempre que o Facebook entenda que os atacantes estejam a trabalhar para governos ou nações.

While we have always taken steps to secure accounts that we believe to have been compromised, we decided to show this additional warning if we have a strong suspicion that an attack could be government-sponsored. We do this because these types of attacks tend to be more advanced and dangerous than others, and we strongly encourage affected people to take the actions necessary to secure all of their online accounts.

A mensagem de alerta é específica e dá toda a informação aos utilizadores, mostrando-lhes que existe a probabilidade elevada de que a sua conta está a ser monitorizada e que os dados estão provavelmente a ser visualizados por terceiros.

O Facebook esclareceu que a exibição desta mensagem não indica que os sistemas do Facebook estão comprometidos ou que o computador onde o utilizador está a aceder está infectado com vírus ou malware.

Mesmo não revelando a forma como consegue relacionar a origem destes ataques, garante que apenas os apresentará quando as evidências foram obvias.

Com esta nova medida o Facebook pretende apenas que os utilizadores estejam mais protegidos, garantindo ao mesmo tempo que estes têm noção de que o ataque está a partir de um país ou governo. Esta novidade está disponível a partir de hoje e para todos os utilizadores do Facebook.

Exit mobile version