No dia 1 de Setembro, escrevemos sobre o anúncio, feito pelo Facebook, da actualização da sua política de uso de dados e também da Declaração de direitos e responsabilidades, explicando de que forma é utilizada a informação pessoal, como nome e fotografia de perfil, dos utilizadores da rede social mais popular do mundo!
Esse aníncio pode ser visto aqui.
Contudo, parece que essas alterações não vão ser uma realidade para já, uma vez que o Facebook adiou a implementação das mesmas… talvez devido a algumas queixas de utilizadores.
O Facebook está a atrasar as actualizações à política de privacidade, e que iriam deixar que a rede social mais popular do mundo analisasse a foto de perfil do utilizador.
Em comunicado enviado ao Los Angeles Times, o Facebook esclarece que é necessário tempo para “assegurar que os comentários dos utilizadores sejam analisados e tomados em consideração” ao mesmo tempo.
Contudo, é um pouco suspeito este adiamento e atraso, na mesma altura em que 6 grupos de privacidade do consumidor se uniram para pedir à Comissão de Comércio Federal para bloquear esta acção da rede social. Numa carta publicada pelo The New York Times, os grupos argumentaram que esta alteração de privacidade iria violar um acordo de 2011 entre o FCT e o Facebook.
Segundo a carta, “No âmbito da política proposta, o Facebook pode criar anúncios que utilizem o nome/foto do perfil/conteúdo/informação de um indivíduo, para publicidade”, o que iria contrariar o que defende o acordo.
Links patrocinados seriam vinculados a utilizadores, sem que eles soubessem
(Foto: Reprodução/Mashble)
Caso entrem em vigor as novas alterações, uma pessoa que faça ‘LIKE’ numa página de um determinado produto, poderá vincular a informação à publicidade deste mesmo produto para amigos do utilizador, como mostra a imagem acima.
As alterações anunciadas no dia 1 iriam, supostamente, entrar em vigor no dia 5 deste mês, no entanto o Facebook afirma que espera finalizar a sua política actualizada já na próxima semana. [via]
O que pensa deste atraso nas alterações? Pode o Facebook estar a sofrer pressão por parte dos utilizadores?