O Facebook é a rede social mais popular do mundo e é usada por milhões de utilizadores que partilham fotos nesta plataforma que acabam por não ter em mais lado nenhum. Para salvaguardar assim o conteúdo dos seus utilizadores, a rede social de Mark Zuckerberg lançou uma ferramenta para transferir fotografias para o Google Fotos!
Este projeto do Facebook está ainda numa fase inicial, sendo que irá suportar mais serviços em breve… E terá como destaque a privacidade e segurança dos cibernautas e do seu conteúdo!
O Facebook, apesar de todas as polémicas em que está envolvido, tem mudado algumas das suas políticas e está empenhado em dar mais poder aos utilizadores. Estas mudanças estão sobretudo associadas ao tratamento e recolha de dados, mas há outras áreas em que está a ser feito este investimento.
Hoje, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou que irá permitir que os consumidores possam transferir todas as suas fotografias no Facebook para o Google Fotos. O objetivo passa por dar assim mais autonomia aos cibernautas, que não necessitam de ficar agarrados à rede social para manter acesso a todas as suas fotografias.
Assim sendo, passa a ser possível mover os conteúdos entre plataformas. O Facebook promete que tal será feito de forma simples e rápida… Respeitando a privacidade dos utilizadores e é uma ferramenta open-source! Tal é atualmente uma das máximas da empresa, que tem feito mudanças nesse sentido.
De momento esta capacidade, inserida no Data Transfer Project, está disponível apenas na Irlanda. Para os restantes países, a expansão está planeada para a primeira metade de 2020.
O Data Transfer Project não conta apenas com a ação da empresa de Mark Zuckerberg. Apple, Google, Microsoft, Twitter e outros gigantes tecnológicos participam igualmente no projeto. Estando de momento disponível apenas para o Google Fotos, espera-se que seja alastrado a outros serviços em breve!
Deste modo, o Facebook garante que os utilizadores têm mais poder sobre o seu conteúdo. Para além disso, ao permitir a portabilidade entre serviços e plataformas, a maior rede social do mundo passa a cumprir com um dos requisitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).