Perfis falsos, duplicados ou de animais de estimação fazem com que o Facebook pareça ter mais utilizadores do que realmente tem!
O Facebook é, sem dúvida alguma, a rede social com mais utilizadores do mundo, tendo atingido mais de mil milhões de utilizadores activos mensalmente.
Acontece que uma considerável parte dessas contas são falsas ou duplicadas.
As pesquisas de mercado apontam para uma tendência ascendente do número de utilizadores do Facebook, mas a tendência é também para que as contas e perfis falsos aumentem, e, neste momento, a rede social mais popular do mundo, tem já 76.9 milhões de páginas de utilizadores que não são verdadeiras.
Depois de ter apresentado o relatório de lucros do 4º trimestre de 2012, ver aqui, e de demonstrar que a nível de utilizadores continua em ascensão, a rede social Facebook também demonstrou que tem um problema em mãos que necessita de colmatar: as contas e perfis falsos.
Os números demonstram que a rede social mais popular do mundo também é popular em perfis fake, tendo já 76 milhões de contas falsas.
O relatório demonstra que o Facebook tem cada vez mais utilizadores, sendo que em Dezembro de 2012, ultrapassou os mil milhões de utilizadores mensalmente activos, um aumento de cerca de 25% de ano para ano.
Mas o mesmo relatório também dá conta que o conteúdo indesejável, vulgo spam, apenas diminuiu 0.9%, num total de 1.06 mil milhões de utilizadores activos/mês.
Esta percentagem equivale a cerca de 9.5 milhões de contas a menos, comparativamente aos 15.1 milhões em Junho de 2012.
Para além das contas falsas, as contas duplicadas são também um problema para a rede social.
Estes perfis são contas que o utilizador mantém para além da sua conta principal, e representam já cerca de 5% dos utilizadores activos mensalmente da rede social em todo o mundo, o que se traduz em 53 milhões de contas.
Por sua vez, cerca de 1.3% dos utilizadores activos/mês, algo como 13.8 milhões de contas, são perfis descaracterizados, como páginas que as pessoas criaram para os seus animais de estimação, para as suas vendas, etc…
Desta forma, é um número considerável de contas falsas que não pertencem a um utilizador singular.
Em concreto, são já 76.9 milhões os perfis falsos que ocupam parte da rede social mais popular do planeta. O Facebook diz que estes números se baseiam numa amostra de contas relativamente pequena e que, por isso, os números podem estar incorrectos. No entanto, estes números representam uma queda de, aproximadamente, 6.7 milhões desde o mês de Agosto de 2012. [via]
Conhecem e/ou já se depararam com algum perfil falso/duplicado no Facebook?