Uma das formas mais normais de partilha de conteúdos nas redes sociais é através do simples envio do que é recebido. Esta acaba por ser uma maneira pouco natural e que fomenta a partilha de fake news e de informação errada e incorreta.
As gigantes da indústria têm tentado contrariar estes movimentos, com medidas bem diretas e que alertam. O Facebook quer agora seguir esta linha e tem uma novidade em testes. Quer que os utilizadores vejam e avaliem os links antes de os partilharem.
As fake news são um verdadeiro flagelo dos tempos modernos. Os utilizadores rapidamente partilham tudo o que recebem, sem avaliarem o que estão a enviar aos seus contactos. Este cenário é cada vez mais comum e tornou-se uma prática normal.
O Facebook tem apostado em algumas medidas nos seus serviços e nas suas apps para combater este cenário. São medidas simples, que combatem a propagação destas notícias e a informação falsa e que não deve ser partilhada. Agora, e de forma simples, quer elevar este movimento.
Starting today, we’re testing a way to promote more informed sharing of news articles. If you go to share a news article link you haven’t opened, we’ll show a prompt encouraging you to open it and read it, before sharing it with others. pic.twitter.com/brlMnlg6Qg
— Facebook Newsroom (@fbnewsroom) May 10, 2021
A partir de agora, e ainda numa fase de testes, o Facebook vai passar a alertar os utilizadores. Este pop-up será mostrado sempre que estes tentarem partilharem um link que não abrirem. A ideia é que estes conteúdos sejam avaliados antes de partilhados.
A mensagem é muito simples, mas muito direta ao utilizador para o alertar. Quer alertar para o facto de que está a partilhar um link e que não o abriu. Foca-se na informação e no que o utilizador pode perder ao tomar esta ação.
Esta novidade já tinha sido vista há algum tempo, mas no Twitter. A rede social também esteve a testar os alertas de partilha de links sem serem avaliados pelos utilizadores. A avaliação feita na altura mostrou que o sucesso desta medida era muito positivo.
O Facebook espera que esta medida venha a ter o mesmo impacto que teve noutras redes. É simples e deverá ser um alerta que muitos vão ter em consideração antes de partilharem tudo o que receberem sem pensar ou avaliar.