Ninguém questiona o poder que o Facebook tem na Internet e a dependência que a maioria dos seus utilizadores tem deste local virtual. A prova disso são os constantes anúncios desta rede de que novos recordes são batidos, cada vez com mais utilizadores e com cada vez mais tempo dentro da rede social.
Este cenário parece estar a mudar, ainda que de forma muito ligeira, com o Facebook a perder no último trimestre um milhão de utilizadores mensais na Europa. Parece impossível, mas realmente aconteceu.
Nada do que o Facebook nos tem mostrado nos últimos anos preparava o mercado para esta situação que agora está a acontecer.
Na mais recente apresentação de resultados, referentes ao 2º trimestre de 2018, os números apresentados não deixam qualquer dúvida.
A perda de utilizadores mensais é uma realidade e os 377 milhões de utilizadores mensais que tinha no 1º trimestre de 2018 desceram para os 376 milhões de utilizadores deste trimestre. É uma perda mínima, mas que mostra que há algo a mudar com a maior rede social da Internet.
Curiosamente a perda não se limita à Europa e um comportamento similar pode ser visto nos Estados Unidos. Aqui não há uma perda efetiva, mas sim um estagnar. Os 241 milhões de utilizadores mensais do trimestre passado são os mesmos deste.
Apesar destes números, e no total, o Facebook acabou por crescer, passando dos 2,196 mil milhões de utilizadores para os 2,234 mil milhões, graças às restantes regiões.
Claro que o número de utilizadores diário segue o mesmo comportamento e desceu na Europa e manteve-se estagnado nos Estados Unidos.
Para muitos, provavelmente com alguma razão, estes números menos positivos devem-se a 2 fatores que afetaram o Facebook neste trimestre e que não existiram antes. Falamos da aplicação das mudanças de privacidade que o RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) veio trazer e também do escândalo provocado pela Cambridge Analytica e a recolha indevida de dados dos utilizadores.
A verdade é que mesmo com estas perdas, o Facebook apresentou números elevados na sua apresentação de resultados, mostrando que mesmo com este abrandar de utilização, a maior rede social da Internet é ainda um dos locais mais visitados.