Sendo o Facebook a maior rede social do mundo, é natural que exista quem a utilize com consciência e quem a utilize sem regras.
Muito se tem abordado os perigos das redes sociais, nomeadamente no que toca a imagens íntimas.
Assim, o Facebook anunciou novas ferramentas para proteger as imagens íntimas que surgem na rede social.
É muito comum a situação de ex-namorados, para se vingarem de um relacionamento que correu mal, partilham imagens íntimas do/a seu/sua ex-parceiro/a. Este fenómeno é designado de ‘pornografia de vingança’ e as redes sociais têm sido o principal palco desta partilha.
Agora, a rede social de Mark Zuckerberg disponibiliza novas ferramentas para ajudar à denuncia destas imagens que são colocadas, publicamente, sem permissão dos visados. Assim, sempre que um conteúdo deste género seja denunciado, o Facebook poderá impedir que seja partilhado no Facebook, Messenger e Instagram, plataformas pertencentes à empresa Facebook, estendendo, assim, o bloqueio da partilha.
Segundo estudos realizados a vítimas de imagens íntimas não consensuais nos EUA, 93% das pessoas afetadas pela partilha de imagens íntimas sofreram problemas emocionais significativos e 82% sofreram problemas nos meios sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes da sua vida.
Novas ferramentas para do Facebook para proteger as imagens íntimas:
- Se vir uma imagem íntima no Facebook, que parece ter sido partilhada sem permissão, pode denunciá-la através da ligação “Denunciar” que é apresentada quando toca na seta para baixo ou na opção “…” junto a uma publicação.
- Colaboradores especialmente treinados da equipa ‘Community Standards’ do Facebook vão rever a imagem e removê-la se a mesma desrespeitar os Padrões da Comunidade. Em muitos casos irão também desativar a conta por partilhar imagens íntimas sem permissão. Disponibiliza um processo de recursos se alguém acreditar que a imagem foi eliminada por engano.
- O Facebook utilizará, depois, tecnologias de correspondência de fotografias para ajudar a impedir futuras tentativas de partilha da imagem no Facebook, Messenger e Instagram. Se alguém tentar partilhar a imagem após esta ter sido denunciada e eliminada, o Facebook irá alertar a pessoa de que essa imagem desrespeita as suas políticas e que irá impedir as respetivas tentativas de partilha da mesma.
- O Facebook também se aliou a organizações de segurança para disponibilizar recursos e apoio às vítimas deste comportamento.
Estas novas ferramentas foram criadas em parceria com os especialistas em segurança, e são um exemplo do potencial que a tecnologia tem para ajudar a manter as pessoas em segurança.
Mais informações | Newsroom Facebook