Pplware

Facebook Messenger já não partilha localização dos utilizadores

A questão e a confusão sobre a partilha da localização dos utilizadores pelo Facebook Messenger surgiu no final da passada semana e mostrou que se pode saber muito mais do que se julgava.

O Facebook anunciou na altura que iria tratar de resolver esse problema e agora surge a solução, com uma alteração profunda na aplicação móvel do Messenger muda a forma como se partilha a informação de localização.

O surgir de uma extensão do Chrome, que permitia mostrar as localizações de qualquer utilizador do Facebook Messenger ao longo do tempo, veio trazer para a praça pública, novamente, a questão sobre a recolha e desta informação.

Na altura o Facebook reagiu, informando que estava a trabalhar activamente numa forma de alterar este comportamento e ajustar a partilha para que fosse feita de forma mais consciente e não de forma constante.

A solução surgiu agora numa alteração que fizeram no Messenger, e que passa a incorporar a partilha de localização como um extra do Messenger.

Na nova forma de partilha da localização o utilizador tem de o fazer de forma manual, deixando de estar automatizada, e é apresentada na forma de um cartão no receptor da mensagem.

Mas para além da localização actual do utilizador, a novidade está também na possibilidade de partilharem outros locais, pesquisáveis e acessíveis da mesma forma como o fazem para a localização.

O Facebook anunciou agora a novidade e espera tê-la lançada para todos os utilizadores nas próximas semanas. Para conseguir implementar esta novidade não necessitou de recorrer a quaisquer novas permissões.

Fez também questão de alertar que este é apenas o primeiro passo no que diz respeito a funcionalidades relacionadas com GPS e localização dos utilizadores.

Está assim resolvido mais um problema de privacidade dos utilizadores do Facebook, que acaba também por abrir a porta a futuras novidades.

Exit mobile version