Pplware

Facebook conseguiu lançar uma app na China em segredo

As relações da China com as grandes empresas tecnológicas mundiais tem sido tudo menos pacífica. O controlo que o governo quer impor obriga a que muitas estejam banidas e que não possam operar no território chinês.

Mesmo com todas estas limitações, aparentemente, o Facebook conseguiu lançar uma app sua na China, à revelia do governo e das diferentes autoridades.


Há já vários anos que o Facebook e os seus serviços estão barrados na China, impossibilitando os internautas de acederem à maior rede social da Internet. Estes bloqueios estendem-se às diferentes apps móveis que esta rede tem.

Mas, segundo o jornal New York Times, a empresa terá conseguido lançar uma app sua, sem qualquer imagem de marca ou relacionada com os seus serviços.

Chamada Colorful Balloons, esta nova aplicação destina-se à partilha de imagens entre utilizadores e, do que pode ser visto, é uma cópia direta da bem conhecida app Moments do Facebook.

A diferença nesta app é que em vez de usar a rede social para interligar os utilizadores, o Colorful Balloons usa a rede WeChat para fazer essa ligação.

Poderia pensar-se que este seria apenas um clone do Moments do Facebook, mas existem vários indícios de que é mesmo uma app oficial. As declarações do Facebook neste caso são vagas e podem ser interpretadas como uma confirmação.

we have long said that we are interested in China, and are spending time understanding and learning more about the country in different ways

Há ainda o facto de que as muitas visitas de Mark Zuckerberg à China mostram um interesse cada vez maior neste país e onde apenas poucos conseguem entrar. Caso se confirme que o Facebook conseguiu mesmo lançar essa app, o mais provável é que esta seja investigada e retirada muito em breve.

Exit mobile version