O Facebook é a rede social mais utilizada, neste momento, no mundo inteiro. Quantas vezes já reencontrou um amigo de infância, um colega dos tempos da escola ou até mesmo pessoas com quem trabalhou há muito tempo e com quem não manteve contacto na altura?
Foi a pensar nisso que foi criada a Workplace, uma rede social empresarial.
Esta solução já se encontrava em testes, no entanto, foi agora lançada oficialmente e com um novo nome. O Workplace pretende chegar aos empregadores e às empresas de uma forma muito completa.
No mundo empresarial, o LinkedIn é extremamente usado de forma a pesquisar por novos colaboradores ou dar a conhecer a própria empresa. Apesar da tentativa de aproximação a uma rede social activa, ficou sempre extremamente atrás, tendo até um valor bastante elevado para quem procura usá-la como ferramenta de trabalho.
O Workplace quer fazer a interligação entre todos os colaboradores de pequenas ou grandes empresas de forma igual. É essencialmente um suporte acessível em qualquer local do mundo e pretende ser uma mais valia na comunicação de qualquer empresa, principalmente para as de maiores dimensões.
No que consiste o Workplace by Facebook?
Fundamentalmente, esta é uma nova rede social exclusiva a empresas ou seja, não estará nesta rede em nome pessoal mas sim como empregado da empresa a que pertence. Nesta rede será possível o contacto com pessoas da mesma empresa mas também o contacto entre empresas.
Tem disponível o mesmo método de pesquisa que está implementado actualmente no Facebook, terá acesso à possibilidade de fazer um vídeo em directo, tem as mensagens privadas e, no fundo, tudo será semelhante à rede social que já conhecemos. É dado ênfase ao lançamento dos Grupos Multi-Empresa, pois será uma forma de várias empresas colaborarem por serem fornecedores ou até parceiros.
Gosta da ideia para a sua empresa? Este não é um sistema gratuito, no entanto, damos a boa notícia de que os valores são bem mais apetecíveis do que a versão paga do rival LinkedIn.
A nova rede social vem colmatar algumas falhas de comunicação que existem dentro de grandes e pequenas empresas, das mais diversas áreas. Aproveitando assim o conhecimento que todo o mundo já tem no próprio Facebook, de forma a cativá-las a estar mais presentes nas ligações da empresa.