À medida que as grandes tecnológicas estão cada vez mais na mira dos reguladores, a maior rede social do mundo está a planear uma mudança considerável. Isto é, remodelará a sua abordagem ao branding. Futuramente, o nome Facebook poderá estar plasmado também no Instagram, bem como no WhatsApp.
Por outras palavras, a empresa de Mark Zuckerberg vai colocar o nome “Facebook” em todos os lados.
Para que não existam dúvidas quanto à titularidade destas empresas, o nome Facebook estará bem plasmado em todas elas. Isto é o mesmo que dizer que também no Instagram e no WhatsApp aparecerão mais referências diretas à rede social. Algo que alavancará o poder, bem como o peso da rede social e grupo empresarial.
“WhatsApp do Facebook” e “Instagram do Facebook”
Com efeito, esta pode ser a nova nomenclatura, presente em toda e qualquer empresa e rede social do grupo Zuckerberg. Algo que representará uma mostra de força por parte da gigante tecnológica, aqui de acordo com o relato da imprensa internacional. No entanto, o funcionamento destes serviços permanecerá inalterado.
Por outras palavras, a empresa quer tornar mais claras as suas propriedades. Isto é o mesmo que dizer que todo e qualquer utilizador deverá saber quando está a utilizar um serviço deste grupo. Aliás, esta foi a mensagem transmitida por um dos porta-vozes da rede social à fonte supracitada.
Queremos ser mais claros quanto aos produtos que fazem parte do Facebook.
Ainda assim, tendo em conta a atual imagem e reputação desta empresa, talvez não seja a melhor estratégia de marketing. Sobretudo quando serviços como o WhatsApp são famosos pela sua privacidade. Ao passo que o Instagram também usufrui de uma boa imagem, bem melhor do que a casa-mãe, o Facebook.
A medida pode ser aplicada em 2019
Ainda que seja essencialmente uma estratégia rebranding, para o utilizador pouco mudará. Portanto, a forma como utiliza o WhatsApp não será afetada por esta possível alteração. O mesmo pode aqui ser dito quanto à rede social de partilha de imagens e vídeos, o Instagram.
Já, por outro lado, em março último a investigador Jane Manchun Wong detetou indícios disso mesmo. Mais concretamente, no novo aviso a ser apresentado no “Instagram from Facebook”. Algo que nos mostra a maturação desta ideia, circulando agora pelos media.
Para o utilizador, será apenas uma nova menção no serviço de mensagens, bem como na rede social para fotos e vídeos. Como classifica tal medida por parte do Facebook?