Pplware

E se o Facebook for dividido em 4 empresas diferentes? É uma hipótese bem real

É conhecido o poder que o Facebook tem e toda a informação que recolhe sobre os seus utilizadores nos muitos serviços que oferece. Esta posição de domínio coloca-o num patamar difícil de atingir por qualquer outra empresa.

Cientes do que o Facebook pode fazer com os dados e para prevenir abusos, uma campanha quer agora separar a maior rede social da Internet em 4 empresas, independentes e até concorrentes.


Ao longo dos anos, fruto das muitas compras que tem feito, o Facebook tem acumulado empresas e serviços que são hoje o padrão para os utilizadores e que todos usam. Esta sua posição tem causado a acumulação de dados e um poder que muitos não querem.

Para combater esta crescente posição de domínio e para aumentar os níveis de privacidade, vários grupos de pressão uniram-se sobre o mote Freedom from Facebook e iniciaram uma campanha que procura influenciar a FTC (Federal Trade Commission) para separar o Facebook em 4 empresas diferentes.

Cada uma destas seria baseada num dos serviços existentes, garantindo que poderiam competir entre si e, principalmente, bloqueando a partilha de dados entre eles, o que levaria a uma maior privacidade.

A forma encontrada para fazer esta pressão é através de publicidade, que vai estar em vários meios, alertando os utilizadores para os perigos do controlo que o Facebook tem e para os dados que acumula.

Curiosamente será também através do próprio Facebook e do Instagram que esta campanha terá lugar. Os utilizadores vão ver surgir frases como: “Facebook keeps violating your privacy. Break it up” e “Mark Zuckerberg has a scary amount of power”.

Depois de a Europa ter lutado durante vários anos contra posições dominantes e ter conseguido algumas vitórias sobre a Google e outras empresas, é agora hora dos próprios americanos tomarem posições fortes e lutarem contra o Facebook.

Exit mobile version