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Facebook enganou crianças para que gastassem dinheiro em jogos na rede social

A posição do Facebook não podia estar pior. Os casos de problemas com fugas de dados, notícias falsas e mau uso de informação têm-se acumulado por meses a fio.

Claro que a rede social tem tentado reagir e corrigir estes problemas, mas com sucesso relativo. O mais recente escândalo revelou que a rede social enganou crianças para que gastassem dinheiro em jogos na rede social.


A situação incómoda do Facebook ao enganar crianças

Esta situação não é nova, mas apenas agora foi revelada e tornada pública. Ao todos foram analisadas 135 páginas dos documentos referentes a um caso de 2016.

Aqui foi descoberto primeiramente que o Facebook teve práticas de “Fraude Amigável”. Em concreto, o Facebook sabia que crianças estavam a gastar dinheiro dos pais em jogos da rede social e nada fez para o impedir.

O caso toma contornos ainda piores ao ter sido descoberto que existiam práticas dentro da empresa que fomentavam este comportamento. Era mesmo usado um tipo de publicidade para levar a que fosse gasto dinheiro.

O Facebook sabia desta situação dos jogos desde o início

Várias mensagens internas da empresa revelaram que a rede social estava ciente deste problema, mas que nada fez para inverter esta situação. Ficou também claro que existia uma solução criada para este problema, mas a empresa recusou aplicar.

Num dos casos desta ação em tribunal, houve uma criança que gastou mais de 65 mil dólares em cerca de 2 semanas. Nesta situação, a rede social recusou a devolução do dinheiro gasto.

Em alguns casos, com outras crianças, a rede social propunha o retorno das verbas em itens do próprio jogo. Também ficou claro que o Facebook criava problemas nos reembolsos. Se possível enviava os queixosos para os bancos, de tal forma que estes desistiam.

 

A empresa lucrou muito dinheiro com esta situação

O Facebook acabou por não sofrer neste processo um impacto financeiro significativo. A empresa comprometeu-se a ser mais exigente nos processos de compras. Houve ainda a criação de limites de gastos e também simplificou o processo de reembolso.

Na verdade, o Facebook acabou por ganhar neste processo. Estima-se que lucro do Facebook nesse período tenha ultrapassado os 35 milhões de dólares só nos Estados Unidos. Isto revela que a rede social estava ao corrente da situação e que terá optado por não tomar qualquer medida para o impedir ou para devolver as verbas aos pais afetados.

Este é apenas mais um caso onde o Facebook revela a sua vertente de empresa com fins de lucros, sem qualquer escrúpulo. Ao fomentar este tipo de práticas acaba por lucrar de forma direta e em valores elevados.

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