Só em Portugal!
O Facebook é, sem qualquer dúvida, a rede social mais utilizada em todo o mundo onde, cada vez mais, as empresas estão presentes como forma de promover e divulgar os seus negócios, produtos e/ou serviços.
Segundo dados recentes, em Portugal 85% dos utilizadores mensais do Facebook – mais de 197 milhões de ligações – têm pelo menos uma ligação a uma página de pequena empresa ou negócio, demostrando que gostam de estar em contacto com estes mesmos negócios.
Em todo o mundo, existem hoje mais de 30 milhões de pequenas e médias empresas com páginas do Facebook, sendo que 19 milhões destas empresas gerem as suas páginas através do telemóvel.
Segundo dados internos do próprio Facebook, na região EMEA (Europa, Médio oriente e África) existem mais de 7,5 mil milhões de ligações entre pessoas e pequenas empresas e cerca de 68% dos utilizadores mensais do Facebook nesta região estão ligados pelo menos a uma página de una Pequena e Média Empresa (PME).
Estes dados são bem demonstrativos de que as pessoas que utilizam o Facebook gostam de estar em contacto com negócios que lhes são mais relevantes.
Em Portugal, 85% dos utilizadores do Facebook têm pelo menos uma ligação a uma página de PME ou negócio, num total de 197,3 milhões de conexões, que lhes ajudam a descobrir o que mais lhes interessa.
O Facebook abre, assim, novas oportunidades de marketing para os pequenos negócios, tendo como pano de fundo o marketing personalizado.
Podem ver o Infográfico completo aqui: Infográfico Facebook Empresas.
O regresso do marketing pessoal
É sabido que o melhor marketing é o marketing de proximidade. Os pequenos negócios sempre viveram de uma maior proximidade e contacto direto com as pessoas, como são exemplo as lojas de bairro.
Atualmente, a indústria está a regressar a esta forma de marketing cada vez mais pessoal, sobretudo potenciado pelas novas tecnologias, sendo que a utilização de smartphones promovem essa mesma proximidade e os consumidores esperam que as marcas os tratem como especiais e relevantes, e que tragam utilidade às usas vidas.
Paulo Barreto, Country Manager do Facebook em Portugal afirma que “com mais de 1,3 mil milhões de pessoas a utilizar a rede social, as oportunidades que são criadas às empresas para conectar com o seu público alvo são enormes. O Facebook pode ajudar a que uma ideia de negócio se torne visível e acessível e na verdade são já muitas empresas que foram criadas e cresceram em torno da maior rede social do mundo”.
Quais as principais empresas, negócios ou marcas seguem pelo Facebook?