Pplware

Está mais simples entender e gerir a privacidade no Facebook

O historial do Facebook em termos de segurança e privacidade não é positivo. As mudanças que realiza de forma periódica levam muitas vezes a que os utilizadores passem a partilhar informação com quem não querem.

Para simplificar ainda mais esta segurança e garantir que os utilizadores estão mesmo protegidos como querem, o Facebook redesenhou a sua página de informações básicas sobre privacidade. Esta está mais simples, mas com muito mais informação útil para os utilizadores desta rede social. Há ainda uma nova forma de autenticação, mais segura.

A ideia do Facebook para esta página é dar acesso rápido aos parâmetros e opções de segurança que necessitam e que nem sempre estão acessíveis de forma directa. Ao redesenhá-la deu-lhe agora ainda mais informação e, principalmente, adaptou-a aos dispositivos móveis, onde cada vez mais os utilizadores acedem ao Facebook.

A nova página de segurança básica do Facebook

A nova página de informações básicas sobre privacidade tem também mais detalhe e com muito mais informação. São dados exemplos e é mostrado aos utilizadores, de forma gráfica, como é possível activar todas estas definições.

Ao todo são 32 guias que o Facebook disponibiliza em 44 idiomas e que vão ajudar os utilizadores a tornar mais segura e mais privada a sua conta.

Estas novas informações estão já disponíveis a todos na página de informações básicas sobre privacidade ou através do cadeado no canto superior direito, onde vão encontrar um atalho.

Ainda mais segurança na autenticação do Facebook

Mas o Facebook resolveu dar aos seus utilizadores mais um presente. A partir de agora a maior rede social do planeta tem disponível a autenticação por chave de segurança Universal 2 Factores (U2F), que permite o início de sessão de forma segura. Estas chaves podem ser usadas quer por USB quer por NFC.

Esta segurança adicional, fornecida pelas chaves de segurança Universal U2F, vai muito para além da simples autenticação. Torna o acesso imune a phishing e a outros truques de engenharia social. O utilizador deixa de usar códigos de acesso ou outras medidas de segurança e, para além da password, tem apenas de colocar o dedo na sua chave e o acesso é imediato.

Quem quiser adicionar uma destas chaves de segurança só precisa de aceder às Definições do Facebook e procurar por Segurança no menu do lado esquerdo. Depois, no centro da página, devem encontrar Aprovação de acesso. Basta então escolher adicionar chave na zona Chaves de segurança e seguir os passos apresentados.

Estas duas novidades estão já disponíveis para todos e querem garantir uma segurança maior aos utilizadores do Facebook. Por um lado fazendo-os entender como podem aumentar a segurança e a privacidade e por outro lado dando uma maior segurança física no momento de se autenticarem.

Exit mobile version