Pplware

E se os jovens não pudessem ter redes sociais? Flórida aprovou projeto de lei para os proibir

Conforme vemos a ser alertado de modo muito constante, as redes sociais são um problema real para os mais novos. Após muitas tentativas de solucionar o problema, pode a solução passar por proibir os jovens de as terem? A Flórida aprovou um projeto de lei nesse sentido.


A Câmara dos Representantes da Flórida aprovou um projeto de lei que prevê o encerramento de todas as contas em redes sociais que pertençam a adolescentes com 16 anos ou menos.

De nome Florida House Bill 1, a lei foi promulgada pela Câmara e cabe, agora, ao Senado avaliá-la.

 

Será esta a solução para o malefício das redes sociais nos jovens?

Segundo o presidente da Câmara, Paul Renner, a Flórida tem um forte interesse estatal em salvaguardar a saúde mental e a infância dos seus jovens. Na sua perspetiva, os efeitos prejudiciais que as redes sociais têm no desenvolvimento e bem-estar das crianças devem ser abordados pelo público.

O objetivo do projeto de lei passa por proibir que crianças menores de 16 anos criem novas contas em redes sociais, bem como exigir que as plataformas removam quaisquer contas que menores de 16 anos já possam ter.

Apesar de não serem especificadas plataformas, o projeto de lei menciona qualquer recurso que faça uso de elementos de design prejudiciais, viciantes ou enganosos, ou qualquer outra funcionalidade destinada a promover uma atitude obsessiva do utilizador relativamente ao uso da rede social.

Além disso, as empresas de redes sociais teriam de remover todas as informações pessoais dos perfis dos utilizadores e verificar a sua idade, recorrendo a um método/empresa independente, não governamental, e não afiliado à plataforma.

Esta aprovação acontece apenas um dia depois de as redes sociais terem sido consideradas um risco para a saúde pública e uma “toxina” pelo presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, que também afirmou que os jovens precisam de ser protegidos dos danos causados pela sua utilização.

Exit mobile version