Pois é. Muitos de vós até já suspiraram a pensar “só os americanos…”. Mas não deixa de ser uma ideia inovadora.
A ideia partiu da Universidade DePaul, em Chicago, nos Estados Unidos claro está, onde será ministrada uma disciplina dirigida especialmente a estudantes de Jornalismo.
A ideia partiu da universidade americana e a disciplina em causa será dirigida por Craig Kanalley, fundador do BreakingTweets, um site/Twitter que agrupa tweets do mundo noticioso.
Espera-se que a disciplina ajude os seus alunos a utilizar o Twitter como uma ferramenta de trabalho, usufruindo da melhor forma das informações divulgadas na rede social de micro-blogging. Serão ainda abordados outros assuntos como a autenticidade de fontes amadoras e a relação entre os novos média e a cobertura jornalística contemporânea.
Como já devem ter notado, o Twitter é uma fonte de informação rápida e quase em tempo real para muitos jornalistas em todo o mundo. Entre os exemplos nacionais temos diversos jornalistas como a Alberta Marques Fernandes, o Paulo Querido, o Carlos Vaz Marques e tantos outros. A título de curiosidade poderá consultá-los aqui. TVI24