Pplware

Cuidado! O seu patrão pode ler as suas conversas online

Num mundo cada vez mais online é natural que uma pessoa tenha acesso à sua conta do Facebook durante o horário de trabalho ou mantenha o Skype ligado para falar com os colegas de trabalho e, inevitavelmente, estará ligado aos amigos e familiares conversando com eles ao longo do dia.

Se tem esses hábitos saiba que pode ser despedido por isso! O seu patrão passa a ter direito a ler as suas conversas privadas se estas forem feitas no trabalho.

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decidiu que as empresas podem ler as conversas online dos funcionários caso estas tenham sido feitas a partir do trabalho. Numa situação extrema, estas conversas podem mesmo levar a despedimentos.

Esta decisão decorre de um caso que se vem a arrastar desde 2007, quando um engenheiro romeno foi despedido na sequência das conversas online que mantinha com a sua esposa durante o horário de trabalho. Neste caso concreto, havia sido definido pela entidade patronal de que era proibido manter conversas pessoais durante o horário de trabalho, algo que foi desrespeitado pelo engenheiro.

A decisão tomada pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem vem contrariar uma decisão que remonta ao ano passado, quando o Conselho da Europa determinou que qualquer empresa, pública ou privada, tinha que garantir e reforçar a privacidade dos seus trabalhadores. Neste contexto, uma das regras proibia mesmo a vigilância das redes sociais dos funcionários.

Considera que, perante esta decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, as empresas vão abusar e passar a controlar mais as conversas dos seus trabalhadores?

Exit mobile version