As redes sociais, como o Facebook, o Instagram e muitas outras, têm alguns problemas na Europa. O maior deles é mesmo a transferência dos dados dos utilizadores para os EUA, onde são depois analisados e armazenados.
Este movimento poderá em breve ser um problema ainda maior e levar a mudanças. O Facebook e Instagram arriscam-se a ser banidos da Europa dentro de 1 mês, caso não cumpram uma diretiva agora imposta e que mais uma vez se foca nos dados dos utilizadores.
Irlanda pode banir Facebook e Instagram
Foi há poucos dias que o regulador de privacidade da Irlanda reforçou a sua ordem para interromper o fluxo de dados das redes sociais para os EUA. Esta medida afeta principalmente a Meta e as suas empresas, como o Facebook e o Instagram, onde os utilizadores passam muito do seu tempo.
Para além desta medida, a Irlanda está a pedir aos seus parceiros da União Europeia para seguirem o mesmo caminho e reforçarem as medidas para impedir a exportação dos dados dos utilizadores. Caso se concretize, esta poderá levar a que se cumpra uma promessa feita há algum tempo por Mark Zuckerberg e as suas empresas.
Dados dos utilizadores no centro do problema
Europa pode ver banidos estes Em 2020 a Meta tinha alertado que caso esta medida se aplicasse de forma real, as suas redes socais poderiam ser obrigadas a deixar a Europa. Agora, e sem um possível acordo à vista, o Facebook e o Instagram podem mesmo ser colocados em pausa durante algum tempo.
Curiosamente, a decisão da Irlanda sobre o Facebook e o Instagram surge meses depois de uma multa de 17 milhões de euros ter sido aplicada. Aqui fica claro que este país parece estar a apostar em garantir a privacidade dos seus utilizadores, que é também uma preocupação do resto dos países da União Europeia.
Europa longe de ter um acordo com os EUA
Na base de todo este problema está a falta de acordo entre a União Europeia e os EUA sobre a transferência de dados das empresas. Existe já um pré-acordo, mas ainda estamos longe de uma solução. Assim, e segundo o que a Meta tinha prometido, o Facebook e o Instagram podem mesmo ser banidos da Europa já em setembro.
Este será um cenário que trará uma mudança importante. A Europa deverá agir de forma unida contra estas medidas e lutar por um acordo que proteja os seus cidadãos. Por outro lado, e como se viu já muitas vezes, poucos são os que estão dispostos a sair das redes sociais.