No ano passado, várias contas no Twitter de personalidades foram atacadas. Entre elas elas estavam o perfil de Elon Musk, Joe Biden, Tim Cook, entre outros.
E, recentemente, foi descoberta uma nova burla neste rede social que utilizava a cara de Elon Musk para roubar 587 mil dólares em Bitcoins.
Elon Musk, o dono da gigante Tesla, é uma popular personalidade. Não só por aquilo que tem construído, mas também por ser uma celebridade que, frequentemente, faz alguns comentários caricatos e algo polémicos.
Desta forma, Musk é então uma figura apetecível para ser usada em esquemas. E foi exatamente isso que se passou agora.
Elon Musk usado para burla de 587 mil dólares em bitcoins no Twitter
O site Bleeping Computer divulgou uma recente burla que utilizava o rosto de Elon Musk. O esquema tinha como objetivo usar a imagem do CEO da Tesla para levar a cabo um golpe de roubo de bitcoins.
Os criminosos apoderaram-se de determinados perfis antigos de celebridades que tivessem ainda a conta verificada, com o popular ‘visto azul’. Uma vez na posse das contas, os ladrões respondiam então a tweets de Elon Musk a agradecer por, supostamente, este os ter tornado ricos através de uma promoção de doação de Bitcoins.
A mensagem partilhada tem um link para um artigo da plataforma Medium, a qual promete à vítima um ganho do dobro do valor transferido em criptomoedas para a alegada conta de Musk.
O valor mínimo da transferência seria de 0,05 Bitcoins (BTC), o que corresponde a cerca de 1.858 dólares, ou 1.536 euros. Já o montante máximo era de 20 BTC, ou seja 743.170 dólares e 614.470 euros. Estes valores correspondem ao câmbio atual do momento deste artigo.
Em suma, o esquema levava a crer que bastava o utilizador transferir o montante para receber o dobro desse valor. Obviamente que isto seria muito bom para ser verdade.
Depois de analisadas as transferências recebidas, concluiu-se que apenas durante esta semana os criminosos conseguiram extorquir 587 mil dólares, cerca de 485 mil euros, em criptomoedas.