Pplware

Diga adeus ao Hangouts, vem aí o Chat and Meet da Google

O serviço de videochamadas e mensagens, Google Hangouts, será descontinuado em outubro de 2019. Após vários relatos contraditórios em torno deste serviço, está na hora de começar a olhar para o Chat and Meet. Seguindo assim um ciclo de renovações e alguns cancelamentos de produtos como o Chromecast Audio, ou a rede social Google Plus.


Primeiramente, este serviço foi em 2013, e resultou de uma fusão do Google Talk e Google+ Messenger. Agora, após a refuta do seu encerramento algures em 2020, temos uma data mais precoce e concreta, outubro de 2019.

O Google Hangouts vai encerrar em outubro de 2019

Colocando um ponto final na controvérsia em torno do Hangouts, a confirmação da data foi feita de acordo com as informações presentes no fórum oficial para o serviço G Suite.

Será, portanto, em outubro de 2019 que os atuais utilizadores do Google Hangouts serão convidados a fazer o upgrade. Este consistirá na disponibilização global e utilização de um novo serviço, o Chat and Meet.

O fim já está à vista e ocorrerá de forma gradual

Em primeiro lugar, teremos dois serviços conexos. O primeiro será o Chat que, como o nome sugere, será utilizado para troca de mensagens de texto em tempo real. Em segundo lugar teremos o Meet, a nova plataforma de videochamadas.

A Google tratará esta sua nova plataforma de comunicação como se de duas faces da mesma moeda se tratasse. Por conseguinte, este será o novo nome a ter em conta, assim que o Hangouts tiver sido definitivamente encerrado, em outubro.

Chat and Meet subsituirão o atual Google Hangouts

Clarificada a natureza do Chat and Meet, teremos, em seguida, uma fase de transição durante a qual o utilizador será convidado a migrar para a nova plataforma. Durante esta primeira fase a tónica recairá no serviço de mensagens, o Chat.

Em seguida assistiremos ao arrancar de uma nova fase de transição, começando apenas em 2020. Aí, será o fim definitivo da plataforma Google Hangouts, começando a desativação gradual da sua interface e serviços conexos.

O novo “status quo” entrará em efeito a partir de outubro de 2019 para os utilizadores atuais dos serviços da G Suite. Contudo, de acordo com a fonte supracitada, não é conhecido o impacto para quem usa apenas o Hangouts.

Apelando à lógica, estas deverão fazer-se sentir posteriormente, muito provavelmente durante a 2ª fase de transição. Tudo isto para minimizar o impacto junto da grande maioria dos atuais utilizadores do Google Hangouts.

O Chat and Meet serão um upgrdade ao Hangouts

Por fim, estando a informação publicada num dos meios oficiais da Google, esperamos agora por uma pronúncia desta. O esclarecimento poderá chegar através de vários formatos, mais ou menos assertivos.

O Google Hangouts é sobretudo utilizado por entidades empresariais, para criar uma rápida videochamada. Uma forma de estarem frente a frente com o cliente ou para mediar uma reunião entre o empregador e respetivo colaborador.

Ainda assim, certo é que a Google está a encarar este “fim” como algo positivo, como uma oportunidade de upgrade. Algo que deverá beneficiar o futuro utilizador final do serviço Chat and Meet.

Costuma utilizar o Hangouts? Sentirá a sua falta?


Leia ainda:

Exit mobile version