O serviço de videochamadas e mensagens, Google Hangouts, será descontinuado em outubro de 2019. Após vários relatos contraditórios em torno deste serviço, está na hora de começar a olhar para o Chat and Meet. Seguindo assim um ciclo de renovações e alguns cancelamentos de produtos como o Chromecast Audio, ou a rede social Google Plus.
Primeiramente, este serviço foi em 2013, e resultou de uma fusão do Google Talk e Google+ Messenger. Agora, após a refuta do seu encerramento algures em 2020, temos uma data mais precoce e concreta, outubro de 2019.
O Google Hangouts vai encerrar em outubro de 2019
Colocando um ponto final na controvérsia em torno do Hangouts, a confirmação da data foi feita de acordo com as informações presentes no fórum oficial para o serviço G Suite.
Hey @hallstephenj, I run Hangouts and this is pretty shoddy reporting. No decisions made about when Hangouts will be shut down. Hangouts users will be upgraded to Hangouts Chat and Hangouts Meet. Your source is severely misinformed. You can do better.
— Scott Johnston (@happyinwater) December 1, 2018
Será, portanto, em outubro de 2019 que os atuais utilizadores do Google Hangouts serão convidados a fazer o upgrade. Este consistirá na disponibilização global e utilização de um novo serviço, o Chat and Meet.
O fim já está à vista e ocorrerá de forma gradual
Em primeiro lugar, teremos dois serviços conexos. O primeiro será o Chat que, como o nome sugere, será utilizado para troca de mensagens de texto em tempo real. Em segundo lugar teremos o Meet, a nova plataforma de videochamadas.
A Google tratará esta sua nova plataforma de comunicação como se de duas faces da mesma moeda se tratasse. Por conseguinte, este será o novo nome a ter em conta, assim que o Hangouts tiver sido definitivamente encerrado, em outubro.
Chat and Meet subsituirão o atual Google Hangouts
Clarificada a natureza do Chat and Meet, teremos, em seguida, uma fase de transição durante a qual o utilizador será convidado a migrar para a nova plataforma. Durante esta primeira fase a tónica recairá no serviço de mensagens, o Chat.
Em seguida assistiremos ao arrancar de uma nova fase de transição, começando apenas em 2020. Aí, será o fim definitivo da plataforma Google Hangouts, começando a desativação gradual da sua interface e serviços conexos.
O novo “status quo” entrará em efeito a partir de outubro de 2019 para os utilizadores atuais dos serviços da G Suite. Contudo, de acordo com a fonte supracitada, não é conhecido o impacto para quem usa apenas o Hangouts.
Apelando à lógica, estas deverão fazer-se sentir posteriormente, muito provavelmente durante a 2ª fase de transição. Tudo isto para minimizar o impacto junto da grande maioria dos atuais utilizadores do Google Hangouts.
O Chat and Meet serão um upgrdade ao Hangouts
Por fim, estando a informação publicada num dos meios oficiais da Google, esperamos agora por uma pronúncia desta. O esclarecimento poderá chegar através de vários formatos, mais ou menos assertivos.
O Google Hangouts é sobretudo utilizado por entidades empresariais, para criar uma rápida videochamada. Uma forma de estarem frente a frente com o cliente ou para mediar uma reunião entre o empregador e respetivo colaborador.
Ainda assim, certo é que a Google está a encarar este “fim” como algo positivo, como uma oportunidade de upgrade. Algo que deverá beneficiar o futuro utilizador final do serviço Chat and Meet.
Costuma utilizar o Hangouts? Sentirá a sua falta?