Pplware

5 Razões para a Ello não ser o novo Facebook

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Já ouviram falar da Ello? Talvez para alguns não seja uma desconhecida, já para outros sim, mas o que é a Ello afinal?

Ello é uma nova rede social liderada por um grupo de Drag Queens que estão fartos do Facebook. No entanto, esta rede social tem uma particularidade, ao contrário do Facebook para ter acesso a esta rede precisa de ser convidado.

Nos últimos dias esta rede social tem recebido cerca de 31.000 pedidos de adesão por hora. Para poder fazer parte desta comunidade pode fazê-lo de duas formas, ou através de convites que estão a ser enviados via Twitter ou então fazendo um pedido de adesão através do próprio site.

O principal objectivo desta comunidade é matar o Facebook, e porquê? A razão que este grupo defende é simples e directa, “Você Não é Um Produto”. As principais características desta rede social são o facto de não possuir publicidade e não analisar a sua actividade on-line para posteriormente vender essa informação a terceiros.

Estas não são as únicas razões que estão a tornar a Ello popular. Além disso, sendo Ello uma rede em que é necessário convite, as pessoas que se inscreveram estão a convidar todos os seus amigos, com o objectivo de aumentar a comunidade e fazer valer a pena a utilização deste serviço.

No entanto, embora a Ello seja um site incipiente e tenha muito potencial, não será capaz de suportar os custos da utilização de pseudónimos como também não será capaz de viver muito tempo sem anúncios. Acrescentando ainda o facto de que existem várias melhorias drásticas que precisam ser feitas nesta rede social para consiga provar que todo este alarido não é apenas fogo-de-vista.

E são cinco as melhorias que a Ello terá de implementar.

 

1. Privacidade

Privacidade não é um termo que esteja presente nesta rede social, devido ao facto que a Ello não tem configurações de privacidade. Basicamente todos os perfis são públicos, sendo assim possível e bastante simples encontrar alguma pessoa que procure. Além disso, nesta rede social não existe a possibilidade de fazer bloqueio de utilizadores.

 

2. Design

Quando entra na Ello não existe muita coisa a acontecer e algumas funcionalidades importantes como, por exemplo, encontrar um amigo, são impossíveis. Basicamente, a Ello apresenta-lhe uma lista de pessoas que a rede pensa que deva adicionar. O que significa que se quiser adicionar um amigo em especifico terá primeiro de saber o seu Nome Ello e só posteriormente adicioná-lo.

 

3. Aplicações

Actualmente vivemos na era dos smarphones e tablets, não devendo ser lançada uma rede social sem ter pelo menos uma aplicação para algum desses dispositivos, no entanto, a Ello não tem qualquer aplicação móvel. Se aceder ao site pelo browser do seu telemóvel não vai ter grandes problemas em navegar, até porque o site em geral é muito simples. Posto isto e segundo fontes da Ello, já estão a ser criadas aplicações para Android e iOS.

 

4. Dinheiro

Durante muitos anos o Facebook existiu sem publicidade, o fundador do Tumblr odiava a ideia de ter anúncios no seu site, no entanto, mais tarde ou mais cedo estes sites têm de manter uma ligação com o mundo da publicidade. Caso não o façam, como irão ganhar dinheiro para manter os serviços?

Existem várias questões em torno desta situação, principalmente porque a Ello é financiada por capital de risco e os seus investidores vão querer o retorno. Como irá a Ello ganhar dinheiro sem vender as suas informações? A informação acerca de toda a rede é ainda muito escassa. Mas será que vai conseguir a Ello sustentar-se apenas por si própria?

 

5. Diferença

Muitos são os sites que não permitem anúncios assim como muitas são as redes que permitem pseudónimos em vez de nomes reais, então, em que é que a Ello é diferente? O Facebook tem toda a sua vida, o Twitter é a sua fonte de notícias, o Tumblr é a sua galeria criativa, Instagram é o seu estúdio de fotografia, mas o que será que a Ello vai fazer para ser parte integrante da sua vida?

Neste momento a rede social Ello esta ainda numa versão Beta e até ao lançamento oficial poderá corrigir todas estas situações, mas será suficiente para matar o Facebook?

[ Fonte ]

 

Homepage Ello

 

Exit mobile version