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5 dicas essenciais para promover a sua empresa no Facebook

Nos dias que correm, já é mais comum pedir-se a página do Facebook do que propriamente o link do site de uma determinada empresa/negócio.

Apesar de muitas empresas já estarem presentes no Facebook, nem sempre o negócio, produtos e/ou serviços são promovidos da melhor forma. Hoje deixamos 5 dicas essenciais para a sua empresa ter mais sucesso no Facebook.


Se tem a sua empresa já presente no Facebook, mas por vezes não vê o retorno como tinha esperado, se calhar é porque não está a fazer a melhor gestão dos recursos que o Facebook oferece para promover a sua empresa.

Veja estas pequenas e essenciais dicas para melhorar essa promoção.


#1 – Crie uma página… não um perfil

Um dos grandes erros que ainda se continua a fazer é criar-se uma conta de perfil para uma empresa. Não é o adequado e, a qualquer momento, o Facebook pode eliminar aquela conta, pois não cumpre os requisitos, ou seja, não é uma pessoa, mas sim uma empresa.

De forma a ajudar neste processo, leia:

Para além disso, é fundamental que preencha, de forma completa e clara, todos os campos referentes à empresa, como Nome, Descrição, Contactos, Morada, e que interligue com outras redes como o Instagram, LinkedIn, Site, etc.

Quanto mais completa for esta informação base, mais esclarecido ficará o consumidor e terá maior confiança no seu produto/serviço.


#2 – Aposte em boas imagens

Tal como se costuma dizer… uma imagem vale mais do que mil palavras, e é mesmo verdade. O Facebook funciona muito bem com imagens, é algo que nos capta mais à atenção do que propriamente o que está escrito.

Mas não basta colocar uma imagem qualquer, à toa. Não. Deve apostar em boas imagens.

Os smartphones atualmente já são capazes de capturar fotografias com bastante qualidade. Escolha um bom ângulo e fotografe produtos-chave do seu negócio. Pode editar a imagem com ferramentas gratuitas da Internet, como o BeFunky, e partilhe-as na página da sua empresa.

A acompanhar a imagem, coloque texto não muito longo, mas concreto e sem muita informação supérflua. Pense como o consumidor que quer ver coisas de forma rápida e explícita.


#3 – Responda a comentários e mensagens

Este é um dos pontos essenciais para promover a confiança e conquistar o seu público-alvo.

Interaja com as pessoas quando elas comentam nas suas publicações, nem que seja apenas uma reação ao comentário. A pessoa vai sentir que leu e considerou aquilo que ela escreveu, o que a vai motivar a continuar esse comportamento. Ao comentar, a pessoa vai também, indiretamente, promover a sua página pelos contactos. Valorize isso.

Responda às pessoas e esclareça sempre que alguém tem dúvidas, coloca questões ou deixa alguma crítica.

Paralelamente a esta interação, é ainda fulcral que não ignore as mensagens que lhe são deixadas na caixa de entrada. Mesmo que seja apenas dizer ‘obrigado’, fica bem e a pessoa agradece, sente-se ouvida.

O Facebook até já melhorou esta funcionalidade e permite-lhe organizar e categorizar as mensagens quando um assunto está em acompanhamento ou concluído.

Uma mensagem é uma intenção de comunicação e, ao dar feedback/resposta, está a dar continuidade a essa comunicação. Promova e alimente esta intenção pois sem pessoas, não há negócio.


#4 – Promova boas publicações

Conhece a expressão ‘não há almoços grátis’? Pois é, o Facebook é muito bom mas tem vindo a ‘limitar’ o alcance a algumas publicações pois, se é gratuito… o rendimento há-de vir de algum lado, e nesse sentido a publicidade paga grande fatia desse rendimento.

Posto isto, e sobretudo quando as páginas são mais pequenas e com menos seguidores, pode pensar em promover alguma publicação que considere boa, definindo o público-alvo e quanto quer gastar para isso. Não fica assim tão caro e pode ter um retorno interessante.

Se pretender, pode também promover a própria página.

Para melhorar estas promoções leia:


#5 – Não deixa a página sem conteúdos

Este é o ponto que decide entre a ‘vida e a morte’ da sua página… se não regar uma planta, ela vai perdendo a vida aos poucos, e é isso que também acontece com páginas que deixam de ter conteúdos.

Se não tem nada para mostrar aos seus seguidores… o que vão eles fazer à sua página? É um pouco como ter o seu estabelecimento vazio, certamente não teria clientes.

Tal como vê na imagem, há uma variedade de opções para dinamizar a sua página… coloque Fotos, Vídeos, faça um Vídeo em Direto onde recebe feedback de que quem está a ver naquele momento, crie um Evento, faça Sondagens, etc… basta um pouco de imaginação e também vontade.

Mas atenção… nem 8 nem 80, e não publique em demasia, de minuto a minuto… tente conhecer o seu público e vá vendo o que funciona melhor. Analise as estatísticas e todos os números conseguidos nas suas publicações.


Estas são apenas dicas simples e básicas, mas que se traduzem num alicerce para que a sua empresa tenha mais sucesso no Facebook.

Que outras dicas utilizam para promover o vosso negócio no Facebook?

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