Pplware

Hoje na História dos Computadores: a ascensão da Microsoft

No dia de hoje relembramos um acontecimento que ditou o rumo da revolução levada a cabo pelo computador pessoal e que transportou a Microsoft para a fama e fortuna.

Fique a saber tudo o que aconteceu “Hoje na História dos Computadores”, uma rubrica Pplware, onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e software.


1957 – HP torna-se uma empresa de capital aberto (chegam os investidores)

Em 1938, David Packard e Bill Hewlett começaram a trabalhar em part-time numa garagem alugada com um investimento inicial de 539 dólares para desenvolver uma linha de equipamentos de teste para aparelhos eletrónicos.

Um ano depois, Hewlett e Packard decidiram formalizar a sua parceria. Atiraram uma moeda ao ar para decidir se a empresa fundada por ambos se chamaria Hewlett-Packard ou Parckard-Hewlett. Depois de escolhido o nome a empresa tornou-se legal a 18 de Agosto de 1947 e a 6 de novembro de 1957 é lançada a primeira oferta pública inicial da empresa.

A HP é ainda hoje vista como o símbolo fundador de Silicon Valley.

 

1980 – Microsoft e IBM assinam o mais famoso contrato na história dos computadores

No dia de hoje em 1980, a IBM e a Microsoft assinaram o célebre contrato onde a Microsoft se comprometeu a criar um sistema operativo para o famoso IBM PC, que na altura ainda estava em desenvolvimento.

No verão de 1980, a IBM estava interessada em obter a licença do sistema operativo CP/M (um sistema operativo para computadores com o processador Intel 8080), mas foi incapaz de chegar a um acordo com a empresa Digital Research. Esta incompatibilidade levou a IBM a pedir à Microsoft para desenvolver um sistema operativo semelhante ao CP/M (Control Program/Monitor).

Na altura, a Microsoft já se encontrava a trabalhar com a IBM no desenvolvimento da linguagem de Programação BASIC para o IBM PC, mas não tinham um sistema operativo. No entanto, a Microsoft conhecia uma pequena empresa chamada Seattle Computer Products que estava a desenvolver um sistema operativo semelhante ao CP/M, chamado QDOS (Quick-and-Dirty Operating System), e sugeriu à IBM que usasse algo parecido no IBM PC.

Entretanto, a IBM pediu à Microsoft para comprar a licença do QDOS, o que elevou a que as duas empresas assinassem o famoso contrato de 1980.

Em Dezembro de 1980, a Microsoft obteve a licença do QDOS e começou o desenvolvimento de um novo sistema operativo chamado MS-DOS. No entanto, lançou uma versão para o IBM PC chamada IBM PC-DOS.

Sem esta sequência de eventos, a Microsoft nunca se teria tornado a referência na área de sistemas operativos que é hoje e talvez o Windows não seria o sistema operativo para computadores mais usado no mundo.

Conclusão

Estes foram os eventos que marcaram o dia de “Hoje na História dos Computadores”. Sem dúvida, hoje relembramos notáveis acontecimentos na história de duas empresas que deram fortes contributos para que hoje possamos ter a tecnologia que utilizamos no nosso dia-a-dia.

Exit mobile version