Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como atualizo sem custos o Windows para a versão 10?
- Como consigo remover um vírus do meu Leagoo M8?
- Como consigo recuperar a bateria do meu Nexus 4?
- Preciso de um keylogger para Android, conhecem?
- Entre o Galaxy S7 ou iPhone 6, qual devo escolher?
- Devo confiar neste email do Linkedin?
- Como consigo imprimir no iPad sem uma impressora Wi-Fi?
- Que misteriosa imagem é esta que aparece no meu Huawei?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como atualizo sem custos o Windows para a versão 10?
Boa tarde,
tenho instalado no computador fixo de casa o windows vista. é possivel atualizar, sem custos, paro o windows10 ?
obrigada
Elisabete Neves
Resposta:
Elisabete,
O Windows Vista nunca esteve abrangido pela atualização gratuita para o Windows 10. Em todo o caso, também o período oficial de atualização para as versões 7, 8 e 8.1 já terminou.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo remover um vírus do meu Leagoo M8?
Bom dia
O meu smartphone está com um malware de nome "chromes" que mesmo que eu o elimine com um antivírus ou qualquer programe do género passado uns minutos ele volta a aparecer.
Já fiz reset ao equipamento mas o malware volta a aparecer. Já não sei o que fazer!!!!
Será que me podem ajudar por favor?
O equipamento é da marca LEAGOO modelo M8.
Agradeço que me respondam por favor.
Miguel Barbosa
Resposta:
Miguel,
Tudo indica que esse malware ter-se-á infiltrado no próprio sistema, portanto na reposição irá continuar lá.
O que recomendamos é que instale a ROM original, para garantir que está a utilizar integralmente o que é disponibilizado pelo fabricante.
Após fazer o registo aqui:
Poderá fazer o download aqui:
E precisa desta ferramenta para instalar:
O guia de instalação está aqui:
O processo é simples, precisa apenas de ler o compreender o passo a passo.
Boa sorte.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo recuperar a bateria do meu Nexus 4
Boa noite Pplware!
Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda.
Tenho um "velhinho" Nexus 4, que sempre adorei e estimei, que recentemente decidi tentar voltar a utilizar. Digo tentar, porque a certa altura, entre 2013 e 2015 que foi o seu período em que o tinha ativo, deixou de ser fiável.
A certa altura começou a reiniciar, não mantinha a carga e tinha problemas em carregar. Por vezes o led ficava vermelho, enquanto desligado e ligado à corrente, mas não carregava. Tipo um "red led of death", se é que me permitem a expressão. Entretanto comprei um Xiaomi e deixei o Nexus de parte por causa disto.
Há uns tempos, lembrei-me dele e mandei vir da bateria oficial da LG, a qual substitui, pois pensava que tivesse sido a bateria a morrer com tantos ciclos que teve no passado. Só que não resolveu o problema.
Fui atualizando com as versões da Cyanogenmod e agora está com LineageOS. No entanto são raras as vezes que lhe consigo pôr carga.
Conseguem dizer-me se há alguma maneira que possa fazer um diagnóstico, ou por se por exemplo pode ser algum mau contacto, resultado de tantos anos a funcionar?
Sei que pode não valer a pena, mas não queria desistir de um dos melhores Android que sempre tive.
Abraço,
Filipe Serra
Resposta:
Filipe,
O Nexus 4 foi, e ainda é, um excelente telefone, apesar da idade que já tem. Foi uma das melhores criações da Google no seu programa Nexus.
O problema de bateria que descreve não é anormal, uma vez que a idade já é avançada e a utilização muita.
Existem vários fatores que podem estar a interferir com a utilização e que podem causar o esgotamento da bateria que refere.
Um deles pode ser simplesmente o software que tem algum problema e que consome a bateria de forma mais rápida que o normal. Pode consultar esta informação na zona de dedicada à bateria nas definições do Android.
Por outro lado pode necessitar de calibrar a bateria através de software, como já explicámos neste artigo.
Infelizmente, e para terminar, a bateria não é o único componente que é utilizado no processo de carregamento. Isto significa que pode ter outro componente com problemas e que estejam a impedir o correto carregamento da bateria.
[Respondido por Pedro Simões]
Preciso de um keylogger para Android, conhecem?
Boa noite,
Sabem se existe alguma app que permita gravar tudo o que é digitado no teclado do Android (Samsung)?
Antecipadamente grato.
Cumprimentos,
Pedro Gabriel
Resposta:
Pedro,
Sem saber a utilização que pretende dar a esse keylogger, pedimos que pese bem as ações que vai tomar. Esse é um processo ilegal e que pode trazer problemas futuros.
De qualquer modo, existem várias aplicações que pode usar, basta que as procure na Internet. Abaixo deixamos uma app e um serviço que pode testar:
Deixamos ainda um artigo do Pplware onde estão apresentadas várias aplicações que permitem acompanhar remotamente a localização de elementos da sua família:
Em algumas destas aplicações pode encontrar também o que pretende.
[Respondido por Pedro Simões]
Entre o Galaxy S7 ou iPhone 6, qual devo escolher?
Boa tarde,
Quero comprar um smartphone novo e estou em duvida entre o samsung s7 e o iphone 6s, podiam me dar uma sugestão na escolha ?
Obrg.
Hélder Garcia
Resposta:
Hélder,
Essas duas opções são muito diferentes, embora ainda boas, mas cada uma no seu lado.
Primeiro que tudo é um sistema operativo e, consequente, um ecossistema diferente em cada um deles. Não tem uma preferência entre iOS e Android? Se tem, então deve ser o primeiro ponto a considerar.
O iPhone 6s, lançado cerca de meio ano antes do Galaxy S7, tem autonomia inferior e ecrã mais pequeno e de menor definição.
Em termos de câmaras o S7 tem estabilizador ótico de imagem, o que um ponto que favorece bastante o resultado final das fotos e vídeos, e tem uma maior abertura na objetiva, o que permite resultados significativamente melhores em ambientes de pouca luz. O iPhone 6s consegue também resultados muito bons mas, no geral, todo o conjunto é superior no S7.
O S7 receberá ainda update para a versão mais recente do Android, o Android 8.0 Oreo.
Não tenho dúvidas que ficará melhor servido com o Galaxy S7 mas... não tem uma maçã desenhada atrás 😉
[Respondido por Hugo Cura]
Devo confiar neste email do Linkedin?
Bom dia
Eu sigo a vossa atividade, e dou-vos os parabéns pelo excelente trabalho que realizam.
Perante isso, e pelo problema que uma amiga me colocou (abaixo reproduzido), solicitava a vossa ajuda e/ou o vosso parecer. Em linhas gerais, a minha amiga ficou sem acesso à sua conta Linkedin. Ela enviou um email para o apoio e eis que lhe pedem cópias de documentos, conforme está transcrito.
Devido à natureza do problema, será preciso confirmar que você é o titular original da conta. Utilize uma das opções abaixo:
Opção 1: anexe uma imagem digitalizada de um documento de identificação emitido pelo governo (como carteira de habilitação, passaporte ou RG) que tenha os seguintes itens:
• Foto
• Nome
• Assinatura
• Data de validade da identificação (se aplicável)
Opção 2: se não desejar fornecer seu documento de identidade, imprima este formulário para comprovar sua identidade:http://ajuda.linkedin.com/app/answers/global/id/3629 e reconheça a firma em cartório. Depois de reconhecer a firma no formulário, digitalize-o e anexe-o à sua resposta a esta mensagem.
O que acham? É mesmo assim, é normal?
Grato pela atenção
Cumprimentos.
Orlando Carvalho
Resposta:
Orlando,
Sim, tudo indica ser um processo normal e fidedigno. Considerando que a origem das respostas é mesmo do Linkedin, em momento algum são pedidos dados verdadeiramente críticos e que possibilitem segundas intenções.
Se pensarmos na possibilidade de alguém aceder ilegitimamente à nossa conta, compreendemos que seja realmente necessário mostrar provas de identidade, mesmo que nunca tenham sido sequer anteriormente fornecidas a esse serviço.
Apenas a assinatura é algo que talvez vá um pouco além do esperado, mas pode sempre optar pela opção 2.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo imprimir no iPad sem uma impressora Wi-Fi?
Olá,
gostaria de saber se vocês sabem que alguma alternativa gratuita do Presto ou handyPrint para Windows, visto que não posso imprimir nada a partir do meu iPhone / iPad porque a minha impressora não tem WiFi.
Rafa Nunes
Resposta:
Rafa,
Não conhecemos uma alternativa direta a essas ferramentas, mas recomendamos que experimente o serviço Google Cloud Print, que funciona muito bem em Windows a partir do Chrome.
Depois, para enviar os conteúdos do iPhone ou iPad para o Google Cloud Print, é possível fazê-lo a partir de aplicações Google, que têm suporte para essa funcionalidade.
Para imprimir a partir de outras aplicações, a Google recomenda a aplicação PrintCentral Pro, disponível para iPhone e iPad:
Basta adicionar a impressora Google Cloud Printing, com o respetivo endereço, e depois fazer a partilha dos conteúdos a imprimir para a app PrintCentral Pro.
[Respondido por Hugo Cura]
Que misteriosa imagem é esta que aparece no meu Huawei?
Bom dia.
Tenho um telemovel Huawei e há algum tempo começou a acontecer uma situação estranha que já reportei ao fabricante mas não me souberam responder.
Acontece por vezes quando primo o botão lateral para desbloquear o ecrã, aparecer-me durante uma fração de segundos a imagem de um telemóvel de cor laranja. É uma coisa tão rápida que nem dá tempo para tirar uma cópia de ecrã.
O que é que isto pode ser?
Francisco Catarino
Resposta:
Francisco,
Será a proteção de desbloqueio do bolso?
Se o sensor de proximidade, acima do ecrã, detetar algo próximo, então não vai permitir o desbloqueio, por considerar que poderá estar no bolso. Por vezes, numa passagem rápida de algo em frente ao ecrã, poderá aparecer a imagem abaixo:
Se for isso, poderá desligar o modo de bolso na Assistência inteligente.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Isto do Keylogger é um tiro no escuro, pois sabe-se lá se as apps enviem os logs para terceiros
Eu peço desculpa, mas a actualizaçao do Windows 10 de graça ainda não acabou. Acaba no fim do ano oficialmente.
Se for ao site: https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10, actualiza para a ultima versão ” fall creater update ” Versão 1709.
Usei sempre o truque do Gatherosstate para atualizar e ativar os meus. Quem tiver um Vista pode è instalar o 7 com o loader e depois fazer a atualizacao desde que haja drivers. Claro que continua ilegal mas funciona direitinho
Como posso portar este rom
You can Install Rom and Root Android Phone Using https://idevicehelp.net/android-multi-tools/
Oi estou com a seguinte questão com meu celular os contatos estão salvos mais na hora de receber ligação não aparece o nome da pessoa sendo que esta salvo .
Boa noite,
Estou com dificuldades em desativar o modo de bolso, a máquina em questão é um Huawei P8 LITE de 2017 e após a atualização de software para a versão EMUI 8.0.0 voltou a ativar o modo de bolso, sendo que já se encontrava desativado devido ao ecrã estar partido.
Obrigado,
David Matos
Oi amigo. Para desativar o modo de bolso no Huawei P8 2017, você pode simplesmente usar este guia. Essa ferramenta funciona para eu recuperar meu smartphone. https://www.techoxygen.com/miracle-box/