Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Conseguem ajudem-me a encontrar estas opções no iOS?

Bom dia

Tenho um iPhone 5 SE é um iPad 9.7 pro

No vosso tutorial 5 dicas para economizar tempo e espaço, referem na 5.ª dica referente à câmara algumas novidades como a compressão de imagens e apresentam um “ print screen” . No entanto nos meus equipamentos não aparece nada disso.

Também e referente à 1. Desactivar Actualizar em segundo plano dados em dados móveis, também nos meus equipamentos não aparece como mostram no vosso “print screen”.

Terá a ver com incompatibilidade dos equipamentos? Mas o iPad é recente.

Obrigado

Victor Cardoso

Resposta:

Victor,

A Apple atualmente suporta codificação de imagem HEIF em dispositivos que tenham no mínimo o processador A10 Fusion. As máquinas Apple com esta característica são o iPad PRO de 2017 com 10.5 polegadas e com 12.9. No caso dos iPhones estão abrangidos os iPhone 7 e iPhone 7 Plus (claro, os mais recentes lançados há poucas semanas e os que irão chegar). Estes equipamentos com a versão atualizada já t~em esta opção ativa em Definições -> Câmara -> Formatos.

Quanto à dica número 1, bom essa deve ter. Vá a Definições > Geral > Atualização em segundo plano. Está já disponível desde o iOS 9 e é compatível com os seus dispositivos.

[Respondido por Pedro Simões]


Onde estão as notificações no OnePlus One?

Boas.

Sou utilizadora assídua de Android com um OnePlus One de momento e, apesar de não ser grande apreciadora de iPhone, há uma caraterísticas que para mim vale muito (a qual gostava bastante quando tive um Samsung J5).

Os badges de notificação.

Já dei não sei quantas voltas ao meu OnePlus em questões de roms e launchers e mesmo aplicações e continuo sem conseguir saber se existe alguma coisa minimamente parecida com esse sistema de alerta para inserir esses tais badges de notificação.

Sei que é uma feature da qual o Android Oreo já dispõe, mas enquanto não o tenho, será que me conseguem indicar alguma maneira de inserir esta característica no meu equipamento?

Muchas gracias.

Joana Santos

Resposta:

Joana,

Os badges de notificações realmente só foram incluídos no Android stock no Android 8 Oreo, versão esta que, infelizmente, o OnePlus One não receberá oficialmente.

Caso queira adicionar os badges ao seu smartphone, pode utilizar o Nova Launcher ou o Action launcher. Ambos já contam com várias das novidades do Oreo, incluindo os badges.

[Respondido por Daniel Jesus]


Como consigo comprar em Portugal o Pixel 2 da Google?

Boas Pplware

Fã e visitante assíduo do vosso site e vejo muitas vezes o vosso consultório, pois já me ajudou muitas vezes.

Tenho uma dúvida referente à acessibilidade aos novos Pixel da Google. Há alguns anos que uso Nexus, o meu primeiro Nexus foi o 5 (modelo considerado por muitos o melhor em termos de preço/qualidade) e neste momento possuo um 6P.

Vi o evento de lançamento deste novo smartphone e gostei bem mais do que da primeira geração e até planeei vender o meu e comprar esse…. O grande problema aqui consiste no que teria que faz para o ter nas mãos (depois de sair, teria que comprar fora, usar um serviço de intermediação para o comprar desde os EUA ou UK e, para além disso, ainda tinha que pagar o imposto cá penso eu???)

Gostava que me esclarecem se é mesmo possível e se, atendendo ao custo da operação (tirando o valor do equipamento), valia a pena tanto ‘circo’…

Grato pela atenção,

Tiago Cunha

Resposta:

Tiago, a solução pode estar mais perto do que pensa e até ser mais simples do que esse pensa.

Os Pixel 2 vão estar à venda na Play Store espanhola e alemã, o que levará a que esteja disponível dentro do espaço europeu e assim livre de impostos.

Quanto à forma de comprar, o ideal é esperar mais algum tempo e encomendar o seu Pixel 2 numa loja online num desses países.

É uma pena tremenda que a Google não tenha os Pixel à venda no nosso país, principalmente porque muitos utilizadores gostam de Android puro e querem ter os smartphones da Google.

[Respondido por Pedro Simões]


Que box Android me aconselham a comprar?

Boa tarde,

Em primeiro de tudo, quero felicita-los pelo excelente trabalho que têm feito, na divulgação de produtos, equipamentos, software, etc.

Tenho uma TV com 4k e 3D e tenho um Home cinema 5.1, com amplificador que descodifica DTS, Dolbi Digital, etc.

Gostava de adquirir um equipamento (Box android ) em que consiga fazer a ligação entre ambos de forma a que consiga tirar o melhor partido.

A box que pretendo deve dar para aceder/navegar na Internet, ver filmes mkv, legendas srt.

Que produto me aconselham?

Sérgio Fonseca

Resposta:

Sérgio,

Não sei que TV tem mas, tendo em conta que é 4k e tem 3D, julgo ser uma SmartTV relativamente recente e, por isso, é suposto que seja capaz de fazer tudo o que pretende. Para ver filmes mkv e carregar legendas, será necessário ter um armazenamento acoplado, como uma Pen, disco rígido externo ou mesmo uma unidade na rede, caso suporte.

A par com isso, será também provável que tenha uma saída de som digital SPDIF, que servirá para ligar ao sistema de som.

No entanto, se por alguma razão a TV não suportar alguma das suposições que estou a tomar como certas, há algum tempo analisámos uma box que cumpre os requisitos que pretende, e ainda está bastante atual. Falo da WeTek Play 2 e pode ver a análise completa aqui:

É uma box muito competente e tem a vantagem de suportar Netflix 4K, som Dolby Digital e DTS e tem também um sintonizador modular, para sintonizar canais de TV satélite, terrestre ou cabo, desde que não codificados.

Como exemplo, pessoalmente utilizo um sistema de som ligado à TV via SPDIF, onde o som DTS ou Dolby Surround chega à TV via HDMI e passa diretamente para o sistema de som, não sendo necessário estar a mudar o input do sistema de som dependendo se estou a usar a TV, uma box ou outra coisa.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo ligar o meu telefone à minha televisão?

Boa noite

Uma vez mais, necessito da Vossa ajuda.

Trata-se do seguinte: queria ver na minha TV o que se está a passar no telemóvel, nomeadamente fotos e vídeos.

Disponho de um Xiaomi Mi 5s plus, Tv Samsung série 6 sem wireless e android box com CPU Amlogic S905X.

Gostava que me indicassem o modo de efetuar ligação direta telemóvel para Tv e também ligação do telemóvel para Tv mas através da box.

Obrigado e continuação de bom trabalho.

Cumprimentos

António Carvalho

Resposta:

António,

Se a TV não tem Wi-Fi, então será necessário ligá-la à rede via cabo e procurar pela ferramenta que permite tal funcionalidade. No smartphone, a TV deverá surgir na pesquisa de ecrã, que pode encontrar nas opções de rede do smartphone.

Quanto à box, não sei qual o modelo da box que tem mas normalmente é fornecida uma app para poder receber os conteúdos por Miracast por um outro dispositivo.

Caso não tenha, pode experimentar uma app como a EZCast, a instalar na box:

Existem outras alternativas que poderá encontrar nas apps relacionadas na Play Store.

Para transmitir o ecrã para a box basta procurar a opção de transmitir ecrã, disponível nas definições de rede do Mi 5S Plus, embora também existam apps que o permitem fazer, como o Screen Mirroring:

À parte disso, o ChromeCast é um acessório apropriado e muito funcional para transmitir o ecrã do smartphone, embora tudo indique que no seu caso já está salvaguardado com os dispositivos que tem.

[Respondido por Hugo Cura]


Por que não consigo ligar o meu portátil à rede?

Boa tarde Pplware!!!

Antes de mais, dizer-vos que o vosso site é bom em termos de todo o tipo de noticias.

Depois, venho-vos pedir ajuda num assunto um pouco estranho de explicar , mas vou tentar explicar ao mais infame pormenor.

Tenho um portátil Toshiba, modelo C50 que tinha de raiz o Windows 8, comprado numa loja física e como todos sabemos, nessas lojas, fazem de maneira que se quisermos formatar o computador temos que meter novamente o windows 8, só que neste caso, “limpei” o disco todo e meti o windows 7 ultimate e até aqui tudo muito bem.

Ao aceder ao site da toshiba através de outro computador consegui ir buscar drivers actualizadas, e colocava no portátil através de uma pen.

O problema é o seguinte:

Ao colocar o cabo da minha internet de casa, no local LAN do portátil, o mesmo detecta o cabo (depois de feita uma actualização de uma driver) mas não consegue detectar o meu IP normalmente e em outros portáteis em que fiz o mesmo processo, ao meter o cabo detecta e fico com internet…

Terá sido por ter feito a “limpeza” do disco e meter o windows7 ( windows esse que é o mesmo que tenho no desktop) ?

Gostava que me ajudassem neste caso, se existe algum programa da toshiba que me indique o problema ou até mesmo as drivers que são necessárias?

Desde já obrigado pela vossa resposta,

Com os melhores cumprimentos,

Tiago Viana

Resposta:

Tiago,

A razão para esse problema poderá ser o driver que o fabricante tem para a placa de rede, numa versão mais antiga do Windows.

Isso trata-se de um problema no DHCP, que é o mecanismo que negoceia o IP com o router, e é chato quanto liga fisicamente a muitas redes… mas é simples se utiliza apenas a rede física num só local.

Se for esse o caso, nem perca mais tempo: nas propriedades da placa de rede, nas propriedades da ligação IPv4, basta colocar manualmente o IP da placa de rede e assim a ligação será até mais rápida.

Para não existir colisão de IPs com os dispositivos já ligados, sugiro que seja colocado um IP numa numeração mais alta.

Se, por outro lado, ligar habitualmente o PC a muitas redes físicas, então recomendo a experimentar outros drivers, não especificamente da Toshiba mas sim do fabricante do chip de rede, que provavelmente deverá ser da Realtek. Convém saber o modelo para que possa procurar o melhor driver.

[Respondido por Hugo Cura]


Ligar ou carregar? O que devo fazer na primeira utilização?

Muito boa noite,

Antes de mais dar-vos os meus parabéns pelo excelente trabalho pelos artigos publicados que ajudam-me a mim e de certeza a muita gente.

O motivo da minha vinda aqui é a seguinte: quando se compra um produto que tenha bateria, seja por exemplo uma coluna portátil, um telemóvel ou uma power bank que normalmente trazem alguma carga, deve-se por logo o equipamento a recarregar ou gastar primeiro essa carga que já vem no equipamento?

Aguardo a vossa resposta, o vosso esclarecimento

Manuel Dias

Resposta:

Manuel,

A recomendação, e que na maioria das vezes vem no manual que acompanha o equipamento, é que seja feita uma primeira carga completa, para dar a totalidade da bateria ao equipamento.

Esta medida muitas vezes está relacionada com a utilização que vai ser dada e que desta forma poderá ser maior.

Mesmo assim, e se necessitar, pode iniciar a utilização com a bateria que tiver no equipamento. Tem apenas de ter presente que a duração da primeira utilização será, naturalmente, mais reduzida.

Assim, o que recomendamos é que faça uma primeira carga, completa e sem pressa, para que o seu equipamento fique pronto a ser usado.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual o melhor telefone que compro até 200€?

ola pplware,

Ando à procura de um telemóvel de ate 200€, já vi bastantes telefones e não sei o que escolher, até telefones que estão em pré venda e tudo…

ando a procura de um telefone que fosse bom em termos de memoria, processador e câmara (dentro do possível claro) e gostava de ouvir a vossa opinião porque não sei mesmo que escolher…

cumprimentos

Eduardo Rio

Resposta:

Eduardo,

Analisámos recentemente um telemóvel que superou muito as expectativas e revelou-se numa excelente escolha por cerca de 220€. Trata-se do Xiaomi Mi 5X e pode ver a nossa análise aqui:

A par desse, e caso tenha preferência pelo Android na sua versão pura, a Xiaomi lançou o Mi A1 em parceria com a Google, que não é mais que a qualidade do Mi 5X mas agora com o software integralmente Google. Pode ver aqui a apresentação que lhe fizemos:

O preço é sensivelmente o mesmo. Também já o temos em análise e, pelo que se pode ler pela Internet fora, tudo indica que é um excelente smartphone a todos os níveis, considerando o preço. Certamente que ficará bem servido.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não consigo usar o Bluetooth do meu LG G6?

Boas,

Gostaria de saber se era possível ser ajudado da vossa parte, tendo em conta o vosso vasto conhecimento tecnológico.

Ora o problema com que me debato é que comprei um Lg G6 e o mesmo não têm opção para ligar a visibilidade do bluetooth. Apenas têm o normal botão para ligar o bluetooth.

Eu consigo detectar outros dispositivos bluetooth mas não sou detectado.

Haverá alguma coisa que me esteja a escapar?

Cumprimentos

Rui Santos

Resposta:

Rui,

Essa é uma situação que me surpreende bastante pois, não tendo o LG G6 para testar e comprovar esse problema que diz encontrar, seria a primeira vez que encontrava um smartphone com essa restrição.

Nesse mesmo botão onde diz poder ligar e desligar o bluetooth, que julgo ser nos botões de controlo da barra de notificações, experimenta fazer um toque longo sobre esse botão. É suposto que abram as definições relacionadas com o bluetooth, e claro, se fizer essa ação sobre os outros botões também abrirão as respetivas definições.

Depois de ver as definições completas do bluetooth, certamente que encontrará lá o que procura.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso usar uma ligação 4G na minha box Android?

Bom Dia,

É possível usar uma android box com dongle ou router 4G com slot sim, para fazer streaming onde não tenho WIFI?

Eu tenho um Minix Neo U1.

O objectivo é usar a opção da netflix de transferir filmes para ver offline onde não terei WIFI nem quero gastar internet. Eu sei que isso se faz para o smartphone, mas preferia vê-lo num ecrã maior como uma TV. O Netflix exige que estejam activado os dados móveis mesmo que não gaste internet… Como verifico no meu smartphone… Mas o meu Samsung J5 (2015) não se pode ligar à TV, infelizmente…

Muito Obrigado mais uma vez.

Melhores Cumprimentos

António

Resposta:

António,

Das soluções propostas, a única forma é através da utilização de um router 4G para dar acesso à Internet a essa box.

A dongle necessita de um software de gestão de ligações, algo que não existirá para o Android, uma vez que não é normal existir essa ligação.

Por outro lado, é estranho o que refere, sobre a necessidade de ligação à Internet para consumir os conteúdos offline no Netflix.

A ideia é conseguir dispensar a ligação à rede e mesmo assim conseguir ver os seus filmes preferidos.

Assim, o ideal é descarregar os filmes ou séries quando tiver ligação à Internet e vê-los onde e como quiser, sempre usando o modo offline.

O que o Netflix requer é que os dispositivos se liguem à Internet, pelo menos uma vez a cada 30 dias, apenas para controlo e passagem de informação de visualizações.

[Respondido por Pedro Simões]


Consigo ligar a minha coluna Bluetooth a qualquer dispositivo?

Acompanho-vos diariamente e agradeço-vos, uma vez mais, todas as ajudas que têm dado.

Um novo apelo vos faço, pois junto dos vendedores não consegui ser esclarecido..

Pretendo adquirir uma coluna wireless com bluetooth e estou inclinado para a Sony SRS-X11.

Sei que é “algo antiga”, mas gostei do som que reproduz.

O dilema é que ela suporta bluetooth 3!

Pergunta: será que ela conseguirá emparelhar-se com aparelhos com versões mais recentes?

Abraço e muito obrigado.

José

Resposta:

José,

Todas os dispositivos Bluetooth são retrocompatíveis com versões anteriores do Bluetooth. Essa característica significa que, para a coluna funcionar devidamente, precisa que o dispositivo com o qual vai emparelhar seja da mesma versão ou superior.

A menos que haja uma incompatibilidade pontual e muito específica entre os aparelhos, com certeza que funcionará.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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