Pplware

Consultório Pplware – Edição especial de painéis solares e energia

Esta semana o consultório Pplware é especial! Vamos focar-nos nas energias renováveis e no que elas nos podem trazer. Não sendo um tema fácil, e recorrendo à ajuda do Rafael Moreira, vamos tratar as muitas questões e esclarecer todas as dúvidas que nos enviaram.


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Nos Açores a exposição solar não é muito grande ou isto é um mito?

Bom dia sr. Eng. Rafael Moreira

Estive a ler o vosso artigo sobre painéis solares e tenho algumas dúvidas.

Sou dos Açores mais propriamente ilha de São Miguel e vou construir uma habitação térrea em LSF (vulgo aço leve) com 225m2

Como não faço ideia do consumo que irei ter na minha habitação queria saber o que aconselharia em termos de equipamento e se tenho ou não exposição solar que o justifique pelo que me foi dito aqui nos Açores a exposição solar não é muito grande mas também podem ser só rumores.

Espero que possam ajudar neste campo.

Cumprimentos desde já.
André A.

Resposta:

Boa tarde Sr. André A.

Quanto à sua situação, apesar de não ter os mesmos níveis de radiação/exposição do continente, tem valores muito interessantes de exposição solar, e por isso grande potencial de produção também… Em qualquer local de Portugal os valores de produção/rentabilidade são muito interessantes, e superiores a quase todos os países da Europa, onde até se aposta mais neste tipo de tecnologias.

Quanto ao sistema mais indicado para si, o ideal é mesmo fazer esse estudo após já estar a viver na habitação e com dados de consumo reais… Os sistemas de autoconsumo são dimensionados para cada caso, e por isso apenas com dados reais o posso depois ajudar. Nessa altura, se ainda precisar de ajuda esteja à vontade para voltar a entrar em contacto com dados concretos.

Espero ter ajudado,

[Respondido por Rafael Moreira]


Até que potência de energia posso injetar na rede legalmente?

Boa noite Sr. Engenheiro Rafael Moreira. Desejo que esteja tudo bem consigo.

Eu tenho uma dúvida, imagine que eu tenho um consumo de 2kw/h.

Se colocar no máximo 6 Painéis solares totalizando 1500w, visto que só tenho que fazer o registro prévio e não preciso pagar nada, posso injetar na rede legalmente?

Obrigado.

Helder G.

Resposta:

Boa tarde Sr. Helder G.

Sim, pode injectar legalmente na sua rede interna (ou em caso de excesso, na rede externa) até o valor de 1500W… Se tiver um consumo de 2kw, ou seja 2000W, com produção de 1500W irá consumir os 1500W diretamente dos seus painéis, e apenas irá comprar (pagar à EDP) os 500W restantes. Percebe a ideia?

Se tiver mais alguma questão esteja à vontade para contactar.

[Respondido por Rafael Moreira]


Como e em que condições é possível fazer a venda de energia à EDP?

Boa tarde Rafael, o meu nome é Giovanni, italiano, residente em Portugal a 10 anos, geologo.

Antes de viver em Portugal tive no Brasil 14 anos, e precisamente no Nordeste, onde, o clima ensolarado nos levou a fazer um pequeno investimento de painéis solares com o objectivo de vender a energia produzida a rede estadual Cosern.

Posso te dizer que foi um sucesso com pagamento regular e a venda do lote de painéis uma vez que decidimos nos mudar para Portugal.

Como a questão não está totalmente clara, pelo menos para mim, queria saber se em Portugal pode se efetuar o mesmo tipo de investimento e se a EDP, o quem por ela, compra energia a particulares.

Muito obrigado

Giovanni.

Resposta:

Boa tarde Sr. Giovanni.

Respondendo à sua pergunta, sim, é possível fazer a venda de energia à EDP, no entanto em quantidade muito mais limitada, e com tarifas muito baixas.

Resumidamente, e com o estado actual da legislação, não lhe posso aconselhar de todo instalar um sistema para venda de energia à rede, pois acaba por nunca tirar retorno do investimento efectuado.

No entanto, se tiver alguma instalação de consumo, aconselho sem qualquer dúvida um sistema de autoconsumo como os apresentados nos artigos.

Melhores cumprimentos

[Respondido por Rafael Moreira]


Onde, na zona do Porto, posso encontrar empresas dedicadas a energia?

Boa noite.
Li um artigo sobre paineis solares que referia o seu contacto para mais informação sobre esta matéria, razão pela qual lhe envio este email.

Estou a projetar a minha casa e queria consultar algumas empresas de referência na zona do grande Porto para me aconselhar o melhor possível relativamente a esta matéria.

Consegue dar-me algumas indicações ou recomendações de empresas e de fontes de informação que entenda serem as mais completas e actualizadas em relação a esta matéria?

Muito obrigado pela sua atenção e pela sua ajuda.

Cumps.

Reinaldo M.

Resposta:

Boa tarde Sr. Reinaldo M.

Relativamente à sua questão, na zona do Porto infelizmente não conheço muitas empresas que posso recomendar à partida, porque nos últimos anos a minha actividade profissional estava mais ligada à zona de Lisboa e Leiria, estando a trabalhar no norte com o meu próprio projecto profissional à relativamente pouco tempo.

Ao nível do que não aconselho de todo, tenho apenas a mencionar a EDP.

No entanto, se precisar do meu apoio ou ajuda para alguma fase do seu projecto, pode entrar em contacto comigo onde poderei tentar analisar a sua situação em maior pormenor e ajudar da melhor forma possível.

Fico a aguardar o seu feedback.

Melhores cumprimentos

[Respondido por Rafael Moreira]


Onde posso comprar painéis de plug and play em Portugal?

Olá Rafael, boa tarde.

Li seu artigo de 2 anos atrás no sapo, porque só recentemente tive conhecimento dos tais painéis de plug and play.

Tentei buscar onde poderíamos comprar em Portugal, mas nao encontrei nada na net, e gostava de saber se o Rafael teria uma recomendação.

Muito obrigado.
Paulo F.

Resposta:

Boa tarde Sr. Paulo F.

Quanto ao artigo, apesar de ele ter 2 anos, o conteúdo ainda se encontra totalmente actualizado a nível legal.

Quanto aos locais onde comprar, penso que com uma pesquisa no google sobre sistemas fotovoltaicos de autoconsumo consegue obter vários resultados… Tenha no entanto cuidado com algumas ofertas “chinesas” e de “olx” pois apesar de terem um preço muito baixo, acabam por não funcionar e não tirar qualquer retorno do seu investimento.

Se precisar também da minha ajuda, uma vez que também estou ligado a uma empresa da área, deixo o meu contacto para onde me pode contactar e pedir informações mais concretas sobre o que pretende e terei todo o gosto em tentar ajuda.

Melhores cumprimentos

[Respondido por Rafael Moreira]


Podia ajudar-me a perceber como montar os meus painéis solares?

Boa tarde.

Comprei 10 painéis solares com capacidade 165 pwatt cada. No entanto não sei como os ligar para obter produção para autoconsumo.

Poderia ajudar-me no processo, neste caso seria para alimentar com energia um local que tem um consumo médio diário de 20 Kwatt.

Com os melhores cumprimentos.

Emanuel T.

Resposta:

Boa tarde Sr. Emanuel T.

Em primeiro lugar preciso de mais alguma informação para o conseguir ajudar:

É que sem esses dados, nesta primeira fase, é impossível conseguir ajudar, pois cada caso é um caso.

No entanto, fique já com a indicação que o processo é mais complexo do que possa parecer numa primeira fase, especialmente se for apenas um inversor central para os 10 painéis, e existe ainda algum material extra que terá que adquirir.

Fico a aguardar o seu feedback.

Melhores cumprimentos

[Respondido por Rafael Moreira]


Preciso de ajuda no projeto da minha futura casa

Boa tarde.

Estou a pensar adquirir um terreno e edificar uma casa em aço leve com cerca de 150 m2 térrea, mais garagem, gostaria que de origem e na sua construção pode se já colocar painéis que me permitissem produzir energia com cedência à rede (uma vez que as baterias são caras) e produção de água quente, pedia ajuda no sentido de saber em que termos posso fazer isto e qual a estimativa de custos.

Grato pela ajuda, aguardo contacto.

Carlos T.

Resposta:

Boa tarde Sr. Carlos T.

Relativamente à sua situação, em primeiro lugar esclarecer que os dois sistemas que refere são totalmente distintos e com instalações totalmente independentes.

Quanto ao sistema térmico, ou seja, para produção de águas quentes sanitárias (AQS), a sua instalação já é obrigatória para casas novas, por isso terá mesmo que adquirir um desses sistemas. Para ficar com a uma noção de preços, um sistema Vulcano Termossifão 300 Litros, o sistema que em princípio terá que instalar, custa 2.054€ c/IVA (na empresa à qual estou ligado), tratando-se já de um equipamento de gama média/alta, ou seja, um produto muito bom.

Quanto ao sistema para produção de energia, depende muito do consumo que a casa irá ter. O que aconselho actualmente é um sistema de autoconsumo direto, sem venda de energia, pois o preço de venda é muito baixo e não lhe compensa fazer esse investimento.

Para a escolha/dimensionamento do sistema, terá que ser feito apenas quando já estiver na habitação e com dados concretos de consumo, pois os sistemas são dimensionados para cada caso em específico. Nessa altura, se precisar de ajuda com isso, entre em contato e terei todo o gosto em ajudar.

De qualquer maneira, pode também ficar com o meu contato e se precisar de mais alguma informação mais concreta terei todo o gosto em tentar ajudar.

Melhores cumprimentos,

Rafael Moreira

[Respondido por Rafael Moreira]


Com painéis solares posso desligar-me da rede eléctrica?

Boa noite.

Tenho algumas dúvidas que talvez o senhor possa-me responder.

Tenho casa em Portugal mas habito no estrangeiro, a casa está vazia quase todo ano menos os fins de semana.

Estou a pensar em comprar painéis solares com baterias.

Posso desligar-me da rede eléctrica (edp)?

Consumo o que produzo?

Ricardo C.

Resposta:

Boa tarde Sr. Ricardo C.

Sim, pode fazer isso, desligar-se da rede e consumir a energia por si produzida.

No entanto, posso já alertar que isso é uma solução que ainda fica muito cara, e que talvez não lhe compense fazer, especialmente porque habita a casa pontualmente, e quando o faz, precisa de toda a energia disponível.

Se precisar de mais alguma ajude disponha.

Melhores cumprimentos

[Respondido por Rafael Moreira]


Qual o kit de autoconsumo recomendado para a minha casa?

Olá.

Possuo uma casa no Algarve com um consumo médio de 50€/mensais de
energia , gostaria de saber qual o kit de autoconsumo recomendado, preços e especificações

Baga T.

Resposta:

Boa tarde Sr. Baga T.

Com o consumo que refere, o sistema que normalmente se adequa é um sistema fotovoltaico de 2 painéis.

No seu caso específico e como está no Algarve (temperaturas muito elevadas no verão, e muitas horas de exposição), aconselho painéis monocristalinos.

Com isso em mente, o sistema que lhe recomendo é um Kit com módulos monocristalinos LG e microinversor Enphase.

Quanto ao preço, para esse sistema em específico, é cerca de 1.065€ c/IVA.

Se tiver mais alguma questão não hesite em contactar. Melhores cumprimentos, Rafael Moreira

[Respondido por Rafael Moreira]


Posso ligar um Painel Fotovoltaico uma bomba, sem usar regulador?

Boas.

Sou Eng de Ambiente, e como tal não-especialista na parte técnica da ligação dos sistemas eléctricos das renováveis.

Posso ligar diretamente um pfv de 8,5A/150w a uma bomba hidráulica, sem utilizar regulador, uma vez que não é nossa intenção armazenar? E devo usar cabo de 3,5mm, certo?

Tenho procurado na net mas aparecem sempre esquemas com baterias.

Pode ajudar?

Um muito obrigado.

Cumprimentos,

João Carlos F.

Resposta:

Boa tarde Sr. João F.

Efectivamente não pode ligar directamente o painel à bomba, uma vez que a energia produzida é em DC, e a bomba consome em AC.

Nesse sentido, necessita de inversor, regulador de carga e sempre de uma bateria, mesmo que de pouca capacidade para regular o fornecimento de energia e ter a energia necessária sempre disponível.

Outra alternativa passa pelo uso de bombas DC, já preparadas para funcionar directamente com painéis, e que aí não precisa de baterias, e tem o uso que pretende, ou seja, apenas funcionam quando há sol, no entanto só é possível com uma bomba DC e caso ainda não tenha a bomba, é o que o aconselho adquirir.

Se tiver mais alguma questão não hesite em contactar.

Melhores cumprimentos,

Rafael Moreira

[Respondido por Rafael Moreira]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version