Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Ainda vou conseguir atualizar o meu Windows Vista?

Um bem haja pelo trabalho que desenvolvem.

Ainda tenho um portátil com o Vista instalado que já não ligava à net desde Novembro último.
No dia 11 liguei-o e corri o Windows Update, mas em 24h nada atualizou.
Instalei o programa Portable Update e o comportamento é igual: em 36h … nada!
Será mesmo assim, isto é, não há atualizações desde Novembro ou terei de proceder de outro modo?

Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos,
José Gorda

Resposta:

José,

Coincidência ou não, foi precisamente esse o dia em que o Windows Vista deixou de ter suporte por parte da Microsoft. Tal como o tem, tal como permanecerá.

Publicámos um artigo a referir isso mesmo: – https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/suporte-windows-vista/

É claro que a recomendação da Microsoft é a actualização para o Windows 10, no entanto, pelo menos eu, não tendo a possibilidade de actualizar gratuitamente para o Windows 10, continuaria a utilizar o Windows Vista considerando que tudo está completamente funcional.

Mas se pretende jogar pelo seguro, sem gastar dinheiro, sempre pode instalar o Ubuntu, que é muito completo e estável: – https://pplware.sapo.pt/informacao/chegou-novo-ubuntu-17-04-zesty-zapus/

[Respondido por Hugo Cura]


Poderei utilizar o meu Gmail na app Outlook?

Viva!

Utilizo um endereço de email do Gmail no aplicativo Outlook.com. O Gmail parece ser considerado unanimemente o melhor serviço de email mas não gosto da aplicação. O facto de o utilizar com o Outlook.com poderá comprometer a sua eficácia ou implicar alguns riscos que não teria se utilizasse a aplicação própria da Google?

Obrigado!

Com amizade

Jorge Almeida

Resposta:

Jorge,

A aplicação Outlook.com actua como um simples cliente de email, acedendo ao Gmail por IMAP, e não implica qualquer risco comparando com a utilização da própria aplicação.

No entanto, apenas a aplicação da Google permite utilizar alguns recursos (a meu ver) muito úteis no Gmail, mas que provavelmente nem utiliza. Nomeadamente, refiro-me à possibilidade de o Gmail ser capaz de gerir outras contas, e enviar email a partir de outras contas de email utilizando apenas e só a app Gmail. Também a gestão de marcadores (que em IMAP vê em pastas), é mais simples utilizando a app Gmail, mas poderá ser um recurso que não preciso.

Cada utilizador tem as suas preferências, e ainda bem que há muita oferta, mas pessoalmente não troco a app Gmail por nenhuma outra 🙂

[Respondido por Hugo Cura]


Não está fácil submeter o IRS pelo browser. Há solução?

Bom dia,

Gostaria de saber se me podiam ajudar com a entrega do ficheiro saft para as finanças:

utilizo Linux Mint, e sempre que entro no site das finanças para entrega do ficheiro saft, indica-me que não tenho java instalado. utilizo o firefox 52.0.2, mas também o Chrome dá o mesmo erro. Experimentei em Ubuntu, e da primeira vez consegui enviar, mas da segunda , inexplicavelmente deu-me o mesmo erro. A minha mulher tem pc Windows 10, e também não consegui entrar com o browser firefox.

Um grande Bem Haja pela excelente informação que prestam à comunidade

Cumprimentos
Jorge Nadais

Resposta:

Jorge,

A evolução nos browsers está a deixar de par a execução de applets java, o que inibe directamente a execução da íntegra da app Modelo3IRS. Poderá executar sem problemas recorrendo ao Internet Explorer e há métodos para contornar essa limitação, mas além de poderem tornar o browser menos seguro não há necessidade de ter trabalho a fazê-los, já que existem aplicações para os 3 principais sistema soperativos do mercado: Windows, Linux e MacOS.

Basta aceder ao link abaixo e fazer o download da ferramenta offline do Modelo3IRS: – https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/menuDownIRS.action

Após instalada, não irá ter qualquer problema na execução de todos os procedimentos.

Claramente que a evolução do Modelo3IRS não está a acompanhar a tendência tecnológica da Web, neste momento virada para o HTML5, o que abria também as portas à utilização dos dispositivos móveis para dispositivos móveis a submissão do IRS. Resta-nos esperar mas julgo que, dificilmente, veremos algum avanço em breve.

[Respondido por Hugo Cura]


Como instalar o software de updates num computador Samsung?

Tenho um notebook samsung que veio com w8 e tem atualmente w10. O problema é que ele veio com um programa chamado sw updade da samsung que basicamente faz a actualização do sotware e drivers da samsung.

Aquando da última vez que o utilizei e ele pediu para se autoactualizar começou o problema, visto que o windows não o permitiu, dizendo em inglês que não tinha permissão para mexer naquele recurso. Como o programa ficou em loopping sempre a pedir para actualizar e não consegui, tive de o desinstalar. Fui ao site da samsung , fiz o download do sw update e agora o windows diz me que é perigoso e que não tenho permissão para o instalar.

Gostava de ter permissão para instalar este programa no meu computador, sabendo como, mas não sei. Agradeço ajuda.

Obrigado

Joseph Brás

Resposta:

Joseph,

Também eu tenho um portátil Samsung, inicialmente com o Windows 8 e actualmente com o Windows 10, e deve simplesmente desistir de fazer esse procedimento.

A razão? É simples: a Samsung deixou o mercado dos computadores e deixou de dar suporte a drivers, pelo que não terá actualizações para fazer a partir do SW Update. Ou terá de utilizar os recursos do Windows Update, ou terá de procurar nos sites dos fabricantes por novas actualizações. No entanto, se todo o hardware está funcional, não tem que se preocupar com actualizações, sendo que apenas a placa gráfica pode requerer alguma atenção.

[Respondido por Hugo Cura]


Viajar de avião com headphones bluetooth?

Boa noite,

Eu irei viajar em breve e recentemente comprei uns headphones sem fios, porém lembrei-me que para a viagem tenho de colocar o meu smartphone em modo avião ou até mesmo desligá-lo. A minha dúvida é, posso usar o bluetooth na mesma sem que haja interferência, mesmo em modo avião? Tenho um Samsung J5 2016 e os headphones da Sony MDR-ZX220BT.

Miguel Ferreira

Resposta:

Miguel,

As informações sobre os dispositivos Bluetooth em aviões não são muito claras. Eles são proibidos quer durante a descolagem quer a aterragem, no entanto existe pouca informação sobre a possibilidade de uso na fase intermédia, a fase da viagem dita normal.

Embora deva poder usar durante a fase estável da viagem, o melhor é perguntar diretamente à companhia com quem vai viajar, até porque as regras diferem entre empresas.

[Respondido por Daniel Jesus]


Reprodução de som bluetooth para 2 colunas, como fazer?

Caros Amigos
É a primeira vez que entro em contacto convosco (embora na NET já tenha acompanhado diversos assuntos a que deram solução) e para vos pedir um ensinamento para uma questão que não consigo resolver, nem ningém que me saiba ajudar.

Devo dizer que os meus conhecimentos de informática são muito limitados.
Uso um smartphone SAMSUNG GALAXY S7 (já tive quase todos os modelos) e queria ligar as duas colunas SAMSUNG LEVEL BOX SLIM EO-SG930 em simultâneo, ao telefone, embora saiba que não consigo o efeito stereo (só com os cubos da SONY é possível e fácil ligar dois ao mesmo telefone e obter stereo).

Faço a afirmação porque possuo duas unidades e posso ligá-las ao S7 e ouvir stereo tal como me foi explicado pela SONY e funciona perfeitamente.
No que diz respeito às colunas SAMSUNG (que só tem ligação por BT) disseram-me que é possível ouvir o mesmo som nas duas desde que não ultrapasse a distância ao TLM aconselhada (10 metros). Disseram-me ainda que posso (no caso de as ter) ligar em simultâneo 4 ou 5 colunas iguais para colocar numa sala grande!

Como especialistas venho solicitar-vos a necessária ajuda, que, e se possível, me fosse enviada com todos os pormenores e em linguagem que os meus fracos conhecimentos me permitam entender.

Tenho 80 anos, mas sempre me interessei por mecânica, electricidade (sobretudo automóvel) de que tenho conhecimentos consideráveis e, entretanto, surgiu a informática que também me entusiasmou, mas na qual sou aprendiz autodidata.
Fico-vos muito grato pela atenção que puderem prestar a este pedido e antecipadamente agradeço a vossa mais que provável gentileza.

Cordialmente,
José Costa-Ramos

Resposta:

José,

Essa coluna bluetooth suporta de facto a funcionalidade “dual sound”, até um máximo de 2 colunas (e não 5) em simultâneo e suporta o efeito stereo (que disse não suportar).

De acordo com o manual, deve proceder da seguinte forma:

Este procedimento está disponível na página 15 da secção em português do manual, ou na página 237 do manual, que pode encontrar aqui: – http://downloadcenter.samsung.com/content/UM/201703/20170307120331439/EO-SG930_UM_Rev.1.1_170307.pdf

[Respondido por Hugo Cura]


O Virtual PC já não funciona no Windows 10. O que posso usar?

Boa noite Pplware,

Há muito tempo que sigo o vosso fantástico trabalho e, pelo mesmo, os meus parabéns!

Eu tenho uma máquina a correr Windows 10 e gostaria de saber como instalar uma máquina virtual, correndo o Windows 7, no mesmo. Anteriormente, quando corria o Windows 7 numa outra máquina, tinha o virtual PC instalado que me permitia correr e criar máquinas virtuais, porém esse programa já não é compatível com o Windows 10.

Gostaria de saber algo que possa substituir este programa e como criar uma máquina virtual Windows 7 com o mesmo.

Obrigado desde já pela vossa atenção e continuem o fantástico trabalho,
Diogo Lemos Fernandes

Resposta:

Diogo,

A solução que procura, e querendo manter-se no mundo Microsoft, está na utilização do Hiper-V, uma solução de virtualização nativa do Windows 10.

Uma vez que é nativa, apenas precisa de a instalar para a poder usar de imediato.

O Pplware tem um guia completo sobre o Hiper-V e a sua utilização, que poderá encontrar abaixo:

Esse guia deverá ser suficiente. No entanto, e para lhe dar mais alternativas, deixamos abaixo um artigo com a lista das melhores plataformas de virtualização para o Windows 10:

[Respondido por Pedro Simões]


Qual dos smartphones escolher?

Bom dia.
Gostaria que me aconselhassem entre os seguintes smartphones:
– LeEco Le 2 Pro X25
– Xiaomi Redmi Pro 3GB RAM 64GB

Cumprimentos,
Rui Soares

Resposta:

Rui,

Os dois smartphones apresentam especificações bastante interessantes para a gama de preços onde se inserem, no entanto, o LeEco Le 2 Pro poderá ser uma opção mais interessante.

Em primeiro lugar, o SoC é superior ao do Redmi Pro e tem 4 GB de RAM ao invés de 3 GB, o que por si só poderá apresentar uma vantagem ligeira em termos de desempenho.

Além disso, a câmara principal permite gravação de vídeo com maior resolução que o modelo da Xiaomi. Apesar da câmara do Redmi Pro ter dois sensores, isso não significa propriamente que poderá ter mais qualidade, até porque o segundo sensor apenas serve para criar alguns efeitos ao nível da profundidade da imagem (ver exemplos aqui).

O LeeCo conta também com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac enquanto que o Xioami apenas suporta Wi-Fi 802.11 b/g/n.

É importante ter em conta, que o Xiaomi Redmi Pro, com Miui 8.0, apresenta o problema comum aos smartphones Xiaomi, de não trazer idioma em pt-pt. O LeEco, à partida, já trará uma interface mais adaptada ao mercado nacional.

Ainda assim, a comunidade Xiaomi faz um trabalho constante na melhoria da sua interface, garantindo assim mais atualizações e otimizações do sistema que a própria LeEco.

[Respondido por Maria Inês Coelho]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version