Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Qual o melhor antivírus para o Windows 10?

Olá.

Gostaria de uma opinião, se for possível, acerca de uma questão:

para o Windows 10 e dentro dos programas gratuitos, o que devo instalar no que se refere a anti-virus, anti-malware, etc…?

Desde já agradeço a disponibilidade.

Os melhores cumprimentos.

David Alcoutim

Resposta:

David,

Como se costuma dizer, o melhor antivírus está entre a cadeira e o teclado. Isso significa que o utilizador é quem deve ter maior cuidado e atenção para não correr sequer riscos de poder ser infectado com algum tipo de malware.

Obviamente que o malware pode surgir de diversas fontes, muitas vezes totalmente imperceptíveis ao utilizador, e aí a ferramenta já incluída no Windows, o Windows Defender, é capaz de detectar grande parte dos problemas, pelo que deve sentir-se relativamente seguro com essa ferramenta.

Para situações pontuais, em que veja que algo de errado está a acontecer, como programas desconhecidos instalados, arranque automático de um programa que não consegue desinstalar ou o motor de busca do Google Chrome alterado para algo que nunca viu, aí pode instalar uma ferramenta como o Malwarebytes, que é capaz de detectar e remover a maioria dos malwares do género.

Além do referido, e desde que tenha o devido cuidado, não há necessidade de ter outras ferramentas “anti” a consumir recursos do computador, bastando a que o Windows já tem.

[Respondido por Hugo Cura]


Quem anda a usar a minha conta para ver videos no YouTube?

Boa noite Pplware,

Estranhamente e, de há algum tempo para cá, existem vídeos no histórico da minha conta do Youtube que nunca os visualizei e marcados como Gosto sem ter feito essa acção. São todos do Ricfazeres. O que se poderá estar a passar? Não acho que seja normal, apesar de não notar nada de estranho nas minhas restantes contas Google.

Obrigado pela vossa atenção

João Balseiro

Resposta:

João,

A única forma de estar a acontecer o que descreve é se tiver a sua conta configurada noutro equipamento que alguém estará a usar. Poderá ter sido numa utilização esporádica ou numa configuração de que não se recorda.

A forma mais simples de acabar já com esse problema é mudando a palavra-passe da sua conta Google. Desta forma vai deixar de fora do Youtube todas as sessões que tenha espalhada pelos equipamentos que usa, incluindo a que está a visualizar-lhe os vídeos e a marcá-los com Gosto.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso ativar o Office 2016?

Bom dia,

Após instalação do Office 2016 como posso validar o mesmo? Descarreguei o DVD deste vosso artigo.

Obrigado

Com os melhores cumprimentos,

João Pedro Pereira Miguel

Resposta:

João,

Os formatos físicos dos programas, os tais CDs ou DVDs de instalação, estão em “vias de extinção” e o método normal de download é a partir da Internet.

A Microsoft disponibiliza o acesso às imagens de instalação mas, por vezes, é necessário ter uma conta num determinado serviço, ou mesmo encontrar um caminho que leve até ao download, e isso nem sempre é fácil de conseguir. É aí que entra esta ferramenta, para facilitar o acesso à imagem de instalação de diversos softwares da Microsoft.

No entanto, naturalmente que isso não significa que seja uma oferta, pois trata-se de um produto que está à venda. A Microsoft, legalmente, permite um período de utilização gratuito dos seus produtos, e poderá utilizar o produto legalmente nesse período (geralmente é de 30 a 60 dias). Após isso, terá de adquirir a licença para que possa activar o produto e utilizá-lo legalmente.

[Respondido por Hugo Cura]


O disco do Windows 10 enche facilmente, o que fazer?

Boa noite

Comprei à cerca de 15 dias um portátil acer que tras instalado o windows 10 num disco.

Para mal dos meus pecados poucas horas de utilização e muitas actualizações feitas deparei-me com um problema, que muita gente tem e não está aparentemente solucionado.

Varias horas de pesquisa atrás de soluções aplicadas na hora nada resulta.

Sei que uma solução definitiva passa por adquirir um disco SSD mas como investi no computador não estou na disposição de gastar mais dinheiro.

Gostaria de resolver problema definitivamente se me poderem ajudar.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Peixoto

PS: a utilização de disco a 100%, ao fim de algum tempo deixa de existir, mas temporariamente.

Resposta:

Nuno,

É normal que esta situação aconteça se o disco do seu portátil for de dimensões reduzidas. Facilmente fica cheio durante os processos de atualização, mas da experiência que temos, este espaço pode ser recuperado.

No artigo que apresentamos abaixo poderá encontrar instruções para conseguir recuperar uma fatia considerável do disco, apenas com uma limpeza “normal”:

Chamamos apenas à atenção que depois desta limpeza não poderá voltar à versão anterior.

A atualização do hardware com um SSD é uma aposta correta, mas ainda muito cedo para ser feita. A máquina está na garantia e provavelmente ao ser aberta irá perder a garantia.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual o melhor operador de Internet em Portugal?

Bom dia.

Gostava de saber qual a melhor operadora a nivel de internet, tv e telefone.

E qual a que tem melhor internet fixa.

Melhor relação preço – qualidade.

Dina Fonseca

Resposta:

Boa tarde Dina,

A melhor relação qualidade/preço é a fibra Vodafone, temos muito bom feedback de que tem esse serviço, no entanto nem toda a gente o pode ter pois depende da cobertura disponível… e poderá também ser o seu caso.

Em geral, num serviço fibra, todos são bons, e aí deve jogar com o preço e com a disponibilidade de cada operador em fornecer-lhe o serviço. Depois tem também o acesso via ADSL, que é de qualidade inferior, e depois o acesso de rede móvel 4G, que em alguns casos pode ter qualidade superior ao acesso ADSL.

Quanto à “melhor” operadora, diria que não existe um melhor, pois há muitos factores a serem avaliados.

Cumprimentos, Pplware

[Respondido por Hugo Cura]


Como retirar o cartão SIM de um Oukitel U13?

Bom dia caro Pplware,

Desde já, parabéns pelo vosso excelente site, que nos mantém actualizados sobre o mundo da tecnologia!

Venho pedir-vos alguma ajuda ou orientação para resolver um problema:

Comprei, através da GearBest, dois Oukitel U13.

Num deles coloquei um nano SIM (de origem) e correu às mil maravilhas. No outro, da minha esposa, tentámos “adaptar” o SIM normal fazendo o corte. O cartão entrou na ranhura e funciona correctamente. O problema é que agora a “slot” não abre. Está bloqueada, provavelmente por causa do SIM que deve estar a fazer alguma pressão. O telefone funciona, mas queríamos colocar o outro cartão SIM e agora não conseguimos retirar o suporte.

O que me aconselham? Existem reparadores que consigam solucionar o problema?

Muito obrigado pela vossa atenção!

Cumprimentos,

Tiago Miranda

Resposta:

Tiago,

Já por várias vezes tivemos conhecimento de problemas deste tipo, devido ao “desenrasque” de fazer o corte no cartão SIM, mas que é um péssima solução que tipicamente origina problemas deste tipo.

Tenho uma sugestão que poderá resolver o problema. Com uma folha de acetato (plástico transparente com alguma dureza) corte uma tira comprida e da largura do encaixe do cartão SIM (tipo 5x1cm) e tente enfiar a tira num dos lados do slot do cartão SIM, ao mesmo tempo que tenta puxar. Pode tentar nos 2 lados, com o objectivo de conseguir desbloquear o que está a prender o cartão na ranhura.

Caso não consiga resolver dessa forma, recomendo que contacte a loja Romrepair e exponha o seu problema. Muito provavelmente conseguirão ajudar:

[Respondido por Hugo Cura]


Como restaurar o acesso à Play Store?

Tenho uma pen mini pc tv smart LIFE android 4.2 jelly bean.

Não consigo entrar no play store após várias tentativas de conta dá erro ao obter informações do servidor(rh -01)

A sicronização da conta google está com problemas e será reposta brevemente é o que diz mas já se passou 1 mẽs.

O QUE FAZER?

João Lemos

Resposta:

João,

O seu problema poderá ser rapidamente resolvido se limpar a cache da Play Store. Já explicámos como o poderá fazer, pelo que apenas precisará de seguir as intruções do artigo que apresentamos abaixo:

As instruções estão focadas nos smartphones, mas não deverá ser muito diferente para o mini PC que tem.

[Respondido por Pedro Simões]


Como colocar uma assinatura HTML no cliente de email do iOS ?

Boa tarde.

Tenho uma dúvida acerca das assinaturas HTML na app Mail do iOS. Já vi alguns tutoriais na net sobre isto e faço o que lá dizem, mas apenas funciona temporariamente. O que pretendo é colocar uma imagem na assinatura.

Os passos que sigo são copiar a assinatura de algum Mail que tenha enviado anteriormente e colo no campo para definir a assinatura. Nesse momento agito o iPhone para desfazer a formatação e a assinatura mantém-se por alguns momentos, mas depois a imagem desaparece.

Existe alguma solução para isto?

Cumprimentos a toda a equipa Pplware.

João Brito

Resposta:

João,

Todas as instruções que podem ser encontradas na Internet descrevem o processo de adição de uma nova assinatura da forma que mostrou.

Algo que poderá estar a causar esse comportamento é a imagem em si. Procure não embeber a imagem na assinatura, mas indique-a como um normal objeto de HTML. Pode colocar essa imagem de forma pública no Google Drive ou no Dropbox.

Depois deste passo repita a adição da assinatura e verifique se funciona como pretende,

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso eliminar o vírus que ataca o meu PC?

Muito boa tarde

Gostaria de deixar aqui uma questão, que está a afetar o meu PC e a minha paciência no dia a dia, já que tenho instalado no dito PC um “hospede” que dá pelo nome de ” trojan Win32/Skeeyah.Albit”, classificado como ameaça grave, reconhecido pelo Microsoft Security Essentials, mas que o mesmo não o consegue eliminar.

Como tenho poucos conhecimentos sobre como o eliminar, deixava aqui o Vosso pedido de ajuda se for possível.

O meu sistema utiliza o Windows XP Profissional

O meu muito obrigado desde já.

Atentamente

António Botelho

Resposta:

António,

De acordo com alguma informação que encontrei online, esse trojan tem uma severidade considerável, já que instala uma backdoor no sistema e permite que os atacantes roubem diversa informação privada.

Primeiro que tudo, aconselhamos que instale e corra um antimalware como o Malwarebytes, que geralmente é bastante eficiente na detecção e remoção deste tipo de trojans:

Se ainda assim o trojan persistir, deve seguir um guia à risca, que tem o passo a passo para a remoção do malware (não considere o passo opcional):

Para quem, como eu, não foi afectado por esse malware, é difícil avaliar o sucesso de cada uma das soluções que descrevo, no entanto parece-me haver forte probabilidade de ficar com o problema resolvido.

O último recurso é mesmo a reinstalação de todo o sistema.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version