Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- O que preciso ter a minha cloud privada?
- Não consigo desinstalar o meu antivírus. O que devo fazer?
- Como fazer para abandonar o Android 6 num ZTE Ultra?
- Como acabar com os problemas no meu monitor?
- No Gmail, como enviar e-mails para um grupo?
- Como usa o ecrã do portátil como segundo ecrã do desktop?
- Com que periodicidade devo trocar as minhas passwords?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
O que preciso ter a minha cloud privada?
Viva,
Sigo sempre atentamente o vosso trabalho acho fundamental estar sempre a par das novidades.
Então a minha questão é a seguinte, eu preciso de um servidor de ficheiros que possa aceder a esses mesmos ficheiros sempre que poder em todo o lado. Já andei a pesquisar e não consegui encontrar um software do género.
Andei a ver uma publicação vossa sobre o freenas mas não se este dá para aceder via remota aos ficheiros.
Será que me podem ajudar neste assunto, Obrigado
Herculano Duarte
Resposta:
Herculano,
O que pretende é, simplesmente, um serviço cloud.
Já verificou se uma solução no mercado é adequada ao que pretende? Há imensos, mas os mais conhecidos resumem-se ao Google Drive, OneDrive, Dropbox, Mega e o MEO Cloud em Portugal.
Se no seu caso pretender um servidor totalmente controlado e alojado por si, então uma das soluções mais abrangentes poderá ser o OwnCloud, que permite criar um serviço cloud semelhante aos referidos, mas controlada por si. O servidor pode ser instalado num PC com Linux, incluindo o Raspberry Pi. Pode seguir este guia:
Além disso, tem disponíveis clientes para Windows, MacOS, Linux e também em aplicações móveis, para Android, iOS e BlackBerry, permitindo assim aceder remotamente com toda a comodidade.
[Respondido por Hugo Cura]
Não consigo desinstalar o meu antivírus. O que devo fazer?
Boa tarde,
Possuo um computador ASUS e devido a uma parceria entre a ASUS e a McAfee tive direito a usufruir gratuitamente do serviço de anti vírus McAfee durante 90 dias.
Quando o período acabou tentei desinstalar o programa McAfee so que sempre que tento desinstalar o ficheiro/programa McAfee LiveSafe da erro e não permite que ocorra a desinstalação. Utilizo Windows 10.
Como posso resolver o problema?
Obrigado e cumprimentos,
João Pereira
Resposta:
João,
Por vezes surgem problemas de desinstalação de programas, tipicamente devido à falta de um recurso que já existiu anteriormente (consequência da remoção de uma pasta) e depois torna-se impossível desinstalar o programa.
Ora, para resolver, basta instalar novamente o programa, por cima da instalação actual, de depois desinstalar. Assim, a partir do link abaixo pode fazer o download do McAfee LiveSafe, também Trial (que não deverá funcionar), mas que deve repor todos os recursos necessários à desinstalação.
Se não funcionar, pode tentar iniciar o Windows em Modo de Segurança, e depois tentar desinstalar o programa. Para tal deve ir a Definições > Atualizar e segurança > Recuperação > Arranque avançado: Reiniciar agora.
Depois, após o reinício no menu de arranque avançado, só tem de escolher para arrancar em modo de segurança e desinstalar a partir de “Programas e funcionalidades”.
[Respondido por Hugo Cura]
Como fazer para abandonar o Android 6 num ZTE Ultra?
Bom dia pplware.
Queria saber e se fizessem o favor de me ajudar a voltar a versão anterior do software no ultra 6.
A três dias fiz a atualização do novo e tão falado android 6.
E a partir daí fiquei com o telemóvel estragado sem poder fazer nada com ele, pede muitas permissões, pede para sobrepor aplicações, aplicações essas que nem sei quais são..
Se me poderem ajudar agradecia..
Muito obrigado
Cumprimentos
Joaquim Costa
Resposta:
Joaquim,
Com o Android 6 chegam também algumas novidades como o controlo de permissões e a sobreposição de aplicações.
Para resolver o problema da sobreposição de aplicações vá às definições, depois a aplicações e carregue nos roda dentada no canto superior direito. Carregue agora em sobrepor a outras aplicações e escolha sim naquelas que pretende permitir a sobreposição. Normalmente as que podem esta permissão são o messenger e whatsapp.
No caso das permissões, vá de novo às definições, de seguida aplicações e carregue nas aplicações que mais usa. Dentro da janela de informação das aplicações irá aparecer a opção permissões onde irá poder ativar tudo de uma vez.
Como é uma atualização grande é também recomendado que faça um restauro de sistema para corrigir qualquer erro que tenha ocorrido. Nesta operação irá perder todos os dados, por isso deve guardá-los primeiro.
Se mesmo assim quiser voltar para o Android 5.1 Lollipop, deverá descarregar a ROM do site da ZTE e seguir as instruções que estão inseridas dentro do zip descarregado. Esta operação poderá também apagar todos os seus dados.
[Respondido por Daniel Jesus]
Como acabar com os problemas no meu monitor?
boas
queria pedir uma ajuda se possivel,estive a ler o vosso artigo dos pixel mortos onde fazem referencia a este problema.
A grande maioria dos problemas dos monitores LCD pretendem-se com o aparecimento de linhas verticais e horizontais que estão normalmente associadas a um mau contacto entre o flat cable que liga o display ao inversor ou simplesmente um problema no inversor.
O monitor do meu puto um benq gaming esta com esse problema ...ser que podiam dizer como fazer para a lista verde na vertical desaparecer?
obrigado e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho que fazem
Paulo Silva
Resposta:
Paulo,
Sim, o problema das linhas verticais surge por vezes em alguns monitores, mas normalmente a origem não é do flat cable que vai da placa controladora ao ecrã, mas sim no circuito do próprio ecrã.
O painel TFT está ligado a um circuito por várias fitas, que em certa altura da vida do monitor (dependendo do tipo de construção, pois existem vários), o contacto de alguns pontos pode ficar degradado.
Seguem dois exemplos do que estou a falar e do que julgo ser a origem do problema:
Se for apenas um problema de contacto, então um pequeno calço a fazer pressão pode ajudar a restabelecer o contacto.
Pessoalmente, num monitor LED LG, devido à fraca robustez da estrutura do próprio monitor (apenas plástico), uma das fitas foi "picada" por uma quina da estrutura do monitor. Solução: comprar outro monitor.
[Respondido por Hugo Cura]
No Gmail, como enviar e-mails para um grupo?
José Miguel
Bom dia,
Vi o vosso guia da app Gmail e gostei muito, aprendi algumas dicas:
Mas há uma funcionalidade que ainda não encontrei. Pretendo enviar e-mails para um grupo que tenho definido nos contactos. É possível?
Obrigado.
José Miguel
Resposta:
José,
A aplicação Gmail não suporta essa funcionalidade, apenas é possível fazê-lo a partir do browser.
Ainda assim, é possível fazer um processo alternativo que tem o mesmo resultado. Quando pretende enviar um email para um grupo de contactos, deve primeiro à lista de contactos, seleccionar o grupo, escolher a opção para enviar e-mail e escolher a app Gmail (no caso de ainda não estar definida por omissão).
Depois, na caixa “Para” na app Gmail, já aparecerão todos os contactos desse grupo, onde o email está pronto a redigir.
Tenha em atenção que nem todas as aplicações de contactos suportam esta funcionalidade, e pode ser o seu caso. No entanto, há várias aplicações gratuitas que o permitem fazer, como a app “Contactos do Google”.
[Respondido por Hugo Cura]
Como usa o ecrã do portátil como segundo ecrã do desktop?
Bom dia PPlware,
Abordo-vos para uma situação que me ocorre há vários dias, e não encontro nenhuma solução correta: como consigo utilizar o ecrã do meu portátil como segundo ecrã do meu desktop?
Obrigado pela atenção,
Mário Madeira
Resposta:
Mário,
Tipicamente esse tipo de recurso é feito utilizando o controlo remoto de rato e teclado. Ou seja, utilizando um programa como o Synergy ou Input Director, pode utilizar o rato e teclado do desktop para controlar o portátil. No entanto, o processamento é feito integralmente pelo portátil… o que nem sempre poderá ser o que se pretende.
Assim, se quiser apenas utilizar o ecrã para mostrar um segundo (ou terceiro, ou mais…) ecrã do desktop, pode recorrer ao TeamViewer para o fazer.
Depois de instalar o TeamViewer em ambos os computadores, deve:
- Ir às definições de visualização do desktop, indo para isso a Definições > Sistema > Ecrã.
- Nesse local, onde forçar a existência de um monitor que na realidade não existe, carregando em “Detetar”, onde aparecerá um novo ecrã referido como “Ecrã não detetado”.
- Seleccione o novo ecrã e abaixo, em “Múltiplos ecrãs”, escolha “Tentar ligar mesmo assim, em: VGA”.
- Clicar aplicar.
Depois basta que, a partir do computador portátil, abra o TeamViewer e se ligue ao desktop. Quando a ligação estiver estabelecida, só precisa de seleccionar o ecrã que pretende ver no computador portátil, podendo então utilizá-lo realmente como um segundo monitor.
[Respondido por Hugo Cura]
Com que periodicidade devo trocar as minhas passwords?
Boa Tarde :
Com que frequência se deve mudar a palavra-passe,fiz a última alteração em 15 de janeiro deste ano, ao gmail.hotmail e sapo todas fortes,com 90 caracteres.
a ) Estão guardadas no google smart , agradecia uma dica, tenho Windows 10 com todas actulizaçoes, ultima Adobe Flash Player segurança -
Obrigado
Luis Alves
Resposta:
Luis,
Não existe uma regra definida para o tempo de mudança de palavras-passe. Esse valor está sempre dependente de vários fatores, sendo o mais importante deles a necessidade de segurança e a criticidade dos dados que protegem.
As boas práticas recomendam que as palavras passe sejam mudadas pelo menos uma vez por ano, sendo desejável que sejam em períodos menores, a cada 3 ou 6 meses, por exemplo.
Como dissemos antes, tudo vai da necessidade de proteção dos dados, da sua exposição e até dos locais onde estão guardados.
A maioria dos serviços tem já mecanismos para impedir os ataques de força bruta para deteção das palavras passe, bloqueando o acesso sempre que estas situações são detetadas.
Outro ponto a ter em conta, e que é tão ou mais importante que a periodicidade com que troca a palavra passe é a robustez das mesmas. Estas devem conter pelo menos 12 carateres, alternando entre letras (minúsculas e maiúsculas), números e símbolos.
Deve evitar palavras conhecidas, que estejam relacionada consigo e que consigam ser facilmente adivinhadas.
O tamanho das palavras passe que indicou parecem-nos ser excessivamente grandes, levando demasiado tempo a ser escritas e quase impossíveis de decorar.
Lembre-se que a segurança deve ser balanceada entre a facilidade de utilização e a proteção que oferece.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Atenção que a rom não está disponivel no site referido:
http://www.ztedevice.com/support/detail?id=E77FEA65E80E43D19FF650A5FAE40B5B#software
ZTE Ultra 6:
This product is not provided for the SD card upgrade package.
http://www.modaco.com/forums/topic/375788-vodafone-smart-ultra-6-stock-roms-otas-and-recoveries/
Portugal:
ROM: http://download.ztedevice.com/device/global/support/product/568/5867/sd/2016060316165552.zip
Recovery: https://www.androidfilehost.com/?fid=385035244224384600
ro.build.display.id=VDF-995NB01-PT07b
ro.build.version.release=5.1.1
ro.build.date=2016年 04月 28日 星期四 11:54:22 CST
ro.build.zte_prj_name=P839V55_PT
ro.build.sw_internal_version=PT_MR3_VDF_P839V55V3.0.0B02
Os links foram apagados daquela página é verdade. Obrigado pelo link.
Não descartando o Owncloud, recomendo o Yunohost.
Permite a gestão do servidor, corre no raspberry Pi, e permite a instalação de várias “aplicações”, nomeadamente o Owncloud, sendo que recomento o Owncloud. Permite outras coisas, como ter o teu próprio servidor de email.
Dando uma ajuda extra ao João Pereira.
Se fores ao site do mcafee, eles têm lá uma ferramenta de remoção em caso de aconteça algo do género. Quase todas as empresas de anti virus têm ferramentas semelhantes.
Neste caso chama-se Mcafee Software Removel (ficheiro MCPR.exe)
Caso não exista este tipo de ferramentas, pode sempre uma software de terceiros, como revo unistaller ou total uninstall.
Obrigado pelas dicas, Zane.
Respondendo ao José Miguel.
É possivel enviar e-mail para um grupo de contatos. Siga os passos:
Acesse o link “https://groups.google.com”, crie um grupo, insira os contatos do grupo e configure o mesmo.
Após feito o grupo, acesse o aplicativo Gmail pelo Smartphone, escreva um novo e-mail e insira o nome do grupo criado no campo do destinatário.
O e-mail será enviados para todos os contatos do grupo.
Funciona para mim, espero ter ajudado.
Uma sugestao ao Pplware…
Pq nao criar um consultorio, basico, um medio e outro avancado?
Muitas das questoes sao muito basicas, resolvidas com 2 cliques no google, mas outras temos muita dificuldade em achar…
Acredito ate q as basicas deveriam ser ignoradas por vcs, akelas q ja na 1 pagina de busca do google podem ser resolvidas deveriam ser desccartadas…