Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como colocar o Android a recolher contatos de uma pasta?

Ola Boa noite

gostava de obter uma ajuda vossa

a minha empresa tem um directory que é pesquisavel pela aplicaçao de email do android

o que eu gostaria é de que automaticamente quando recebo uma chamada esse nume fosse pesquisado no directory, isto sem ter que fazer download de 100.000 contactos para o meu telefone

Jorge Santos

Resposta:

Jorge,

Ao referir “directory”, não fica muito claro qual a tecnologia utilizada. Será Active Directory? Será Exchange?

Se adicionar a conta Exchange/Active Directory ao Android, concretamente a partir da aplicação Gmail, em princípio terá acesso aos detalhes de todos os utilizadores sem ter de os exportar.

Note que a funcionalidade Exchange da app Gmail não se mistura com o serviço de email da Google, são independentes no sistema.

[Respondido por Hugo Cura]


Como repor o Windows sem perder os meus ficheiros?

Bom dia

Poderiam me ajudar?

Tenho o seguinte problema no meu pc. Eu queria repor as definições de origem porém sempre que mexo na barra principal dá-me erro e o pc obriga me a reiniciar. Trata-se um vírus.

O que eu gostaria de saber é se posso repor as definições de origem sem ser da forma mais convencional sem perder os meus ficheiros.

Fábio Sara

Resposta:

Fábio,

Sem ter acesso a outros detalhes acerca desse problema, a minha sugestão é a criação de uma Pen de instalação do Windows para depois arrancar a partir dela e fazer uma reinstalação sobre a actual instalação.

Poderá fazê-lo sem perder os ficheiros e programas actualmente instalados, onde apenas é reposto o sistema.

[Respondido por Hugo Cura]


Um dilema! Como portátil Windows ou Mac?

Boa tarde,

Tendo a vossa página como referência e em conta, gostaria de uma sugestão vossa no âmbito da aquisição de um portátil.

Sempre tive windows mas hoje ainda pondero a hipótese de ter um Mac. Depreende-se com o facto de ter um ipod há uns 7 anos, um iphone 5s há 3 anos e actualmente um ipad air há coisa de um ano. Nunca tive qualquer problema com nenhum dos aparelhos e a durabilidade e funcionalidade para mim são óptimas. Claro que colocando o preço na equação é algo que não me deixa satisfeita mas tendo em conta que não tenho gasto mais nenhum extra e funciona sempre bem, daí a ponderação de um Mac.

Neste sentido, gostaria de saber a vossa opinião, claro. Além do que dizer desde já para mim que as características de memoria e processador é o que eu considero mais importante para trabalho e também gostava de um ecrã grande. Após as minhas pesquisas, encontrei estes:

  • http://www.fnac.pt/Asus-A541UV-76A92PB1-Computador-Portatil-Portatil-Desempenho/a989579
  • http://www.fnac.pt/Asus-R541UV-76C92PB1-Computador-Portatil-Portatil-Desempenho/a978834
  • http://www.fnac.pt/Portatil-Lenovo-Ideapad-300-15ISK-i7-6500U-Computador-Portatil-Portatil-Desempenho/a945376
  • http://www.fnac.pt/Asus-A541UV-56A92PB1-Computador-Portatil-Portatil-Essencial/a989578

Não percebo muito do assunto e gostaria da vossa opinião e sugestão, se possível, claro. Não coloquei aqui modelos de Mac porque não tenho mesmo noção de qual o melhor e se efetivamente valerá a pena. Não trabalho com programas especificos que não corram num ou noutro por isso nunca terei essa problemática.

Aguardo um breve feedback e muito obrigada,

Sara David

Resposta:

Sara,

Na nossa opinião, se já possui parte dos dispositivos que compõem o ecossistema Apple, fará todo o sentido adquirir um MacBook Pro. Isto, claro está, se tiver disposta a pagar por ele.

Por outro lado, existem excelentes opções no mercado e, olhando para ultrabooks (que julgo ser o tipo de computador mais apropriado actualmente), a Asus tem um excelente produto muito recente no mercado, o Zenbook UX330:

Além de ter 8GB de RAM, um disco SSD de 512GB e um CPU de última geração, tem uma autonomia efectiva superior a 10 horas em trabalho de carga leve/moderada. O MacBook Pro equivalente em termos de especificações custa cerca do dobro do preço.

[Respondido por Hugo Cura]


Que software usar para redimensionar imagens automaticamente?

Bom dia.

Gostaria de saber se poderiam ajudar-me numa questão.

Há algum software que nos permita a redução de imagens sem que tenhamos que abrir uma a uma?

Sei que havia um software (freeware), que depois de instalado, nos permitia essa função.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Cordialmente,

Marcelo Taveira Oliveira

Resposta:

Marcelo,

Sim, há vários softwares que fazem isso. Pessoalmente utilizo um que gosto muito, faz exactamente o que pretende e com o detalhe que pretendo.

Trata-se do Light Image Resizer e, além de redimensionar, permite ajustar nomes, qualidade da imagem, formato, adicionar marca d’água, eliminar EXIF e muito mais. Pode fazer o download a partir do seguinte link:

[Respondido por Hugo Cura]


Porque é que o meu portátil não funciona em IPv6?

Boa tarde,

Gostaria de saber o porquê de o no meu computar ASUS com Windows 10 a conetividade IPv4 funcionar mas com o IPv6 não me é possível ter acesso à internet.

Existe alguma forma de resolver este problema?

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta:

João,

Até há bem pouco tempo, e julgo que ainda se mantém actualmente, apenas alguns operadores em Portugal disponibilizam ligação IPv6, pelo que é provável que não tenha acesso à Internet com ligação IPv6.

Além disso, aparentemente também a sua rede doméstica não suporta IPv6, já que poderia utilizar somente na rede local (embora sem qualquer vantagem).

Mais informação aqui:

Mas deixo uma questão no ar: “Afinal, onde está o problema? :)”

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Galaxy S6 deixou de receber actualizações porquê?

Boa noite PPLWARE,

Tenho que Samsung Galaxy S6 (SM-G925F) e sempre recebeu atualizações de segurança, no entanto deixou de receber atualizações sendo que a última que recebeu foi em Outubro 2016.

A Samsung já lançou a atualização de janeiro 2017 para o Galaxy S6, sabem algo sobre a possível falta de atualizações?

Obrigado

Carlos

Resposta:

Carlos,

Falta saber se o seu smartphone é desbloqueado ou se está associado a uma operadora.

De acordo com o SamMobile, a única actualização desse modelo lançada em Portugal foi há 2 dias, no passado dia 9 de Fevereiro, e apenas para smartphones desbloqueados de fábrica. Trata-se de uma actualização de segurança/correcção, mantendo o sistema na versão 6.0.1.

Pode verificar aqui:

Entretanto o Galaxy S7 e S7 edge estão com uns problemas de autonomia na nova versão Nougat, portanto isso pode atrasar um pouco o lançamento para o S6. No entanto, é sabido que essa versão já recebeu certificação Wi-Fi, portanto não deve demorar muito mais.

[Respondido por Hugo Cura]


Muitas questões de um utilizador do Windows 10

Bom Dia, desde já o meu obrigado.

Tenho um desktop com W10 Education 64-bits; i7 920; Asus P6T; Nvidia GTX950; 3×2 Gb RAM; HD Samsung 103UJ ATA 1Tb; placa Satélite Technisat DVB-PC TV Star Pci.

  1. Sugestão para atualizar hardware? Qual é preferível? Mais RAM devido aos 64bits ou SSD?
  2. A pasta “windows10Upgrade” convém manter? Ou apago-a?
  3. Após atualizar para W10 ao ligar a camera de vídeo Canon MV730i à motherboard via cabo firewire IEEE1394, não faz despoletar um programa do windows para descarregar os vídeos. Só o consigo fazer via VLC. Existe alguma aplicação/configuração Windows para voltar a fazer com o método inicial?
  4. Como total inexperiente no Kodi pergunto se é possível e como, configurá-lo e interligá-lo à placa de satélite? Tenho a versão Krypton.

Grato pela atenção

Rui Afonso

Resposta:

Rui,

 

Respondendo a cada ponto:

1 – o SSD é largamente preferível. A memória adicional não iria ser notada em utilização normal (desde que a RAM não seja totalmente ocupada) e o SSD nota-se em em qualquer tipo de utilização.

2 – pode ser apagada, mas para remover com mais segurança deve ser utilizada a limpeza de disco (Disk Cleanup). Instruções aqui:

3 – basta ir a Definições > Dispositivos > Reprodução automática (AutoPlay), e escolher o que acontece quando o dispositivo firewire é ligado. Se houver dúvidas quanto a qual é ele, pode escolher para todos a opção “Perguntar sempre”, para depois definir a acção que pretende realmente.

4 – existem vários guias online de como utilizar uma placa DVB-S no Kodi, a começar pelo próprio Kodi (ver aqui), no entanto pode não encontrar a versatilidade que tem, por exemplo, numa aplicação como o DVBViewer.

[Respondido por Hugo Cura]


Como colocar um dual-boot a funcionar?

Bom dia

Gostaria de saber se me conseguem explicar como fazer dual boot entre o windows 8 e ubuntu (versão mais recente ). Já desativei o security boot, mas não funcionou pois quando reiniciei o computador nada aconteceu.

Obrigado

Ricardo

Resposta:

Ricardo,

Para colocar o seu computador com Windows e Linux, tendo por isso dual boot, deve instalar ambos os sistemas operativos, mantendo as partições criadas para cada um.

Após essas instalações deve afinar os mecanismos de arranque, confirmando que cada um dos sistemas operativos estão presentes e que conseguem arrancar.

O mais simples é instalar primeiro o Windows e depois o seu Linux de eleição. Mantenha a partição do Windows e,  de forma automática deverá surgir a opção de arranque com Windows.

Nos dois artigos que apresentamos abaixo poderá ler tudo o que precisa para ter o dual-boot na sua máquina:

[Respondido por Pedro Simões]


O Huawei P9 é ainda uma boa escolha?

Boa tarde,

Antes de mais parabens pelo trabalho desenvolvido.

Estou a pensar em comprar um Huawei P9 e gostaria de saber se consideram uma boa escolha, tendo em conta que gosto muito de tirar fotografias.

Obrigado,

Martim S.

Resposta:

A escolha do P9 é das mais acertadas que poderia fazer. Se pretende um smartphone de topo com excelentes prestações fotográficas, então o P9 é a resposta.

Para além de ter um hardware que o coloca ao nível dos melhores, é na câmara que este smartphone da Huawei se destaca.

As suas duas lentes, criadas em parceria com a Leica, garantem a captura de imagens perfeitas em quase todas as condições de luz.

É no entanto necessário que tenha cuidado com a idade do P9. A Huawei lançou-o há quase um ano e deverá em breve lançar o P10, o que pode funcionar a seu favor. Poderá por isto conseguir comprar o P9 a um preço mais barato.

O Pplware testou o Huawei P9 e essa análise pode ser lida no link abaixo:

A nossa opinião é unânime. O P9 é uma excelente máquina e consegue capturar fotografias de forma superior ao que muitos smartphones de topo conseguem.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version