Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que ROM traz o Xiaomi Redmi Note 4?

Em primeiro lugar, Parabéns pelo vosso trabalho, que tem muita qualidade e me tem esclarecido e informado acerca de vários assuntos do meu interesse. Não passo um dia sem vir aqui ao “blog”.

A minha questão prende-se com a necessidade de comprar um smartphone. Gosto muito da Xiaomi e da sua MIUI e penso comprar um Redmi Note 4. No entanto, não tenho interesse em colocar ROM’s alteradas não oficiais. Pretendo receber o aparelho com ROM Global Estável, Multi-linguagem e claro, actualizável via OTA.

Podem ajudar-me a saber, com certeza, que lojas o fornecem nestas condições?

Muito obrigado desde já,

Os meus Melhores Cumprimentos,

Sérgio Vasco

Resposta:

Sérgio,

O Redmi Note 4 possui uma Rom oficial global que permite ter multi-linguagem e actualizações por OTA semanais ou mensais conforme a versão escolhida como pode ver no seguinte link:

De forma a saber que ROM vem de origem, pergunte directamente à loja onde pensa comprar qual a ROM que costumam colocar e se podem colocar directamente a última versão oficial.

Caso seja preciso alterar a ROM para uma oficial o processo também não é complicado e é apenas necessário fazer uma vez.

[Respondido por Daniel Jesus]


Quantas vezes pode ir um equipamento a reparar?

Boa tarde pplware, tenho uma questão que gostava que me ajudassem a resolver.

Comprei um telemóvel a 5 meses o qual apresentou problemas de camera, foi para a garantia já várias vezes e dizem que não detetam anomalia, a minha questão é a seguinte, quantas vezes pode ir um equipamento a garantia até me darem uma solução? Visto que já está a 3 vez na garantia.

Diogo Fontes

Resposta:

Diogo,

É verdade que alguns centros de reparação têm péssima prestação no diagnóstico de anomalias, eu próprio já fui afectado por isso.

Sendo a 3ª vez que recorre à garantia, quando recorreu pela 2ª vez acrescentou alguma informação adicional à reclamação? Será efectivamente uma anomalia? Podendo a anomalia não ser evidente, ou que o “técnico” de reparação não tenha sensibilidade para a detectar, adicionou à reclamação algo como um vídeo, foto ou algo que prove a anomalia com maior detalhe?

A legislação, que pode encontrar aqui, não refere explicitamente as vezes que tal pode ocorrer. No entanto, na Deco existe um artigo com algumas dicas relativas às questões de reparação de produtos onde, considerando 4 vias possíveis para a resolução (a reparação, a troca, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso), se destaca o seguinte:

Se o problema persistir após a 3ª reparação, procure exigir uma das outras vias de resolução (a troca, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso), tal como sugere a Deco.

[Respondido por Hugo Cura]


O Windows 10 não me deixa configurar o monitor como quero

Boa tarde

Agradecia a vossa ajuda para o seguinte:

Formatei o meu PC e instalei o Windows 10, anteriormente tinha a funcionar bem o Windows 7.

Ficou tudo a funcionar bem excepto a resolução do monitor,um HP w1907v cuja resolução é 1440×900 – 60Hz.

O Windows 10 várias opções de resolução mas nenhuma é a acima mencionada.

Não consigo encontrar drivers da placa gráfica nem outros que me permitam alterar este paramentro, essencial para o bom funcionamento do PC.

Agradeço desde já atenção dispensada.

Cumprimentos

Bruno Silva

Resposta:

Bruno,

Para que seja possível escolher determinada configuração num monitor, deve realmente garantir que tem os drivers correctos instalados. Não sabendo de que placa gráfica se trata, certifique-se que está a proceder da seguinte forma:

Se for esse o local onde já estava a tentar alterar a resolução, então deve mesmo procurar actualizar os drivers da placa gráfica, para que essa resolução seja suportada.

Se o computador for portátil, comece por procurar no site do fabricante do computador, e depois procure no site do fabricante da placa gráfica.

Considerando que o computador não seja ser muito antigo, não deverá ter problemas em encontrar drivers recentes e funcionais.

[Respondido por Hugo Cura]


Como precaver as futuras actualizações no meu Xiaomi?

Olá Pplware, obrigado pelo vosso excelente trabalho.

Atualizei o meu xiaomi mi4c para a versão estável do muiu8 há duas semanas.

Entretanto na página da xiaomi.eu surgiu uma nova versão.

Nesse mesmo site diz que os updates via OTA não estão disponíveis porque dava muito trabalho a quem desenvolve as roms.

As minhas dúvidas são:

O update via OTA é que se faz via a aplicação updater?

Como posso atualizar para a ultima versão sem ter que reconfigurar e fazer backup de tudo de novo.

Cumprimentos e obrigado. 🙂

André Neves

Resposta:

André,

Segundo a explicação do developer, as OTA’s já não existem não pelo trabalho, mas sim pelo tempo que demoram a carregar para os lentos servidores da Xiaomi e por terem de ser carregadas uma a uma.

A actualização via OTA faz-se na aplicação updater, embora esta ferramenta também permita fazer actualizações manuais através de um pacote de ficheiros.

Para actualizar para a última versão basta fazer o download das actualizações que vão saindo regularmente da Xiaomi.eu e inserir o ficheiro descarregado na raíz do cartão sd ou memória interna do smartphone. Depois é só ir à aplicação Updater, carregar nas reticências e selecionar a opção de selecionar pacote manualmente. Após selecionar o pacote descarregado, ele irá actualizar sem que haja perda de dados, segundo as informações do developer.

É ainda de referir que para usar a ROM da Xiaomi.eu é necessário fazer o desbloqueio do bootloader.

[Respondido por Daniel Jesus]


Para que serve o autocolante com o IMEI num smartphone?

Boa tarde, tenho uma questão sobre os Smartphones.

Eu comprei um smartphone novo e agora eles vêm sempre com o autocolante do imei colado na traseira. Faz mal arrancar? A garantia perde-se se o fizer?

Obrigado

Rui Gagueiro

Resposta:

Rui,

Essa sua pergunta pode parecer estranha para muitos, mas a verdade é que várias pessoas já a apresentaram.

Esse autocolante está presente apenas para comodidade do utilizador, para que facilmente possa aceder ao IMEI caso necessite dele a qualquer momento.

Para além de ter o IMEI nesse autocolante, ele está ainda, por norma, registado também na caixa e acessível no próprio telefone, através de um código ou nas informações das definições.

Pode por isso remover esse autocolante que não terá qualquer problema no futuro. A sua ausência são levará a que perca a garantia ou que tenha qualquer outro problema. O IMEI está sempre presente no equipamento, nem que seja por software.

[Respondido por Pedro Simões]


O Surface Pro 4 é uma boa escolha?

Boa tarde,

Estou a pensar comprar o surface pro 4, no entanto como não costumo estar dependente nem de modas ou marcas, gostaria de saber a vossa opiniao de especialista, no sentido de saber se é uma boa opção no mundo dos híbridos ou se existem no mercado opções de igual ou mais valia.

Obrigado,

Rui Medeiros

Resposta:

Rui,

No campo dos portáteis híbridos o Surface Pro 4 é actualmente um dos expoentes máximos que pode encontrar. Esta é a máquina que os outros fabricantes usam como padrão para criar as suas ofertas.

Mesmo com algum tempo de mercado, é uma excelente escolha e uma opção acertada de compra.

Deve ter no entanto alguma atenção e ver bem  as ofertas que têm surgido. Há máquinas que têm performances iguais ou superior e que apresentam preços mais em conta, o que é algo muito interessante.

O que recomendamos é que avalie bem o mercado e veja o que de novo tem surgido recentemente.

A quase totalidade das marcas de PCs tem agora propostas muito interessantes e que se equilibram numa comparação directa com o Surface Pro 4, com a vantagem óbvia, em alguns casos, de serem mais baratos.

[Respondido por Pedro Simões]


Que câmara compacta de lentes intermutáveis aconselham?

Boa tarde,

Antes de mais queria agradecer pelo ótimo trabalho que desenvolvem todos os dias.

Pretendo comprar uma câmara compacta de lentes intermutáveis ou D-SLR, até 700€. O que me recomendariam?

Obrigado e continuem o vosso excelente trabalho,

Martim Sousa

Resposta:

Martim,

Até hoje apenas testámos duas dessas câmaras compactas, mas com lentes intermutáveis. Ambas se mostraram excelentes máquinas, com performances óptimas e com qualidade excepcional.

Conseguem fazer o mesmo que uma máquina de maiores dimensões, mas com a vantagem de ter um corpo diminuído e a possibilidade de mudar as lentes.

Claro que existem outros modelos e outras marcas no mercado, mas deixamos as duas reviews abaixo para que as veja e que, no mínimo, sirva de base para encontrar o que pretende:

  1. Análise: Canon EOS M3, a compacta profissional?
  2. Análise: Canon EOS M10, a fotografia com portabilidade

[Respondido por Pedro Simões]


Que se passa com o wifi do meu router?

Bom dia equipa, ora aqui vai mais uma dúvida:

Recentemente adquiri um Router Triband (Asus RT-AC3200), e atualmente quando entro no painel de controlo, dá-me que todos os dispositivos estão ligados à banda 2,4.

Pelo que entendi, o router faz a gestão automática, de acordo com o tipo de dispositivo. Mas será necessário eu fazer alguma coisa? Tenho de fazer “login” nas 3 “redes” com os dispositivos, ou basta na principal?

Muito obrigado e continuação de óptimo trabalho.

André Lopes

Resposta:

André,

O router que comprou, e apesar de ser Triband, continua a operar nas frequências dos 2,4 e 5 GHz.

Isto leva a que os equipamentos que a ele se ligam têm de optar qual a frequência a que se querem ligar, quer pelas definições quer pelas suas limitações.

Também, e pelo que se pode ler nas especificações, o próprio router faz a gestão das frequências permitidas aos diferentes equipamentos, sempre em função da velocidade e da distância.

Não é por isso estranho que os equipamentos que vê ligados estejam todos nos 2,4GHz. Verifique se esses equipamentos suportam os 5GHz, se não estão nessa frequência por estarem longe ou simplesmente, porque o router não tem a configuração dos 5GHz activa.

[Respondido por Pedro Simões]


Onde está a minha chave do Windows 10 para o reinstalar?

Boa noite,

Tenho uma dúvida que é a seguinte.

Tinha um portátil com Windows 7 o qual fiz o upgrade para o Windows 10 através da actualização grátis. Se formatar o portátil como faço para instalar o Windows 10? Uso a licenças do windows 7??

Cumprimentos

Gonçalo Martins

Resposta:

Gonçalo,

Assim que fez o upgrade do Windows 7 para o 10 reservou de forma definitiva uma licença para essa máquina.

Ao contrário das versões anteriores deixou de existir uma chave de registos que deve ser introduzida e o próprio Windows 10 faz a verificação junto da Microsoft recorrendo a um identificador único que a sua máquina tem, criado com base no hardware presente.

Resumindo, quando for reinstalar o Windows 10 o próprio sistema trata de se ligar à Internet e validar a licença que está interna ao Windows.

Tenha apenas presente que se alterar algum desse hardware o Windows 10 deixará de estar legal e a chave deixará de funcionar.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version