Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como actualizar um Galaxy A3 para o Android Marshmallow?

Boa noite,

Gostaria de saber como proceder para atualizar o meu Samsung Galaxy A3 (2016) para o Android Marshmallow.

Atualizar não apaga nada?

Tem algum custo?

Cumprimentos,

Rui Guerra

Resposta:

Rui,

Pelo que consegui apurar a partir do site SamMobile, e considerando que essa é a versão A310F, já está actualizado para todos os mercados, aparentemente sem excepção.

Já tentou forçar manualmente a actualização do software? Geralmente pode fazê-lo em Definições > Acerca > Verificar actualização de software.

Se não surge a actualização, poderá fazê-lo manualmente recorrendo ao site referido, que tem um repositório dos firmwares de todos os smartphones Samsung. Pode  fazer o download da ROM original disponibilizada no SamMobile, aqui:

Embora tenha disponíveis as versões para qualquer um dos operadores nacionais, a versão TPH corresponde a “The Phone House”, e significa que não traz a tralha habitualmente incluída pelos operadores. Note que para fazer o download precisa de criar uma conta no SamMobile, que é gratuita.

O procedimento para fazer a instalação está disponível na mesma página.

[Respondido por Hugo Cura]


Um cartão SD que não quer ser usado no smartphone!

Boa tarde, mandei vir um cartão micro sd classe 10 Samsung UHS-1 64GB Micro SDXC para o meu UMI SUPER e simplesmente não funciona.

Isto é, quando coloco o cartão, o telefone dá-me logo a informação de “cartão danificado”.

Ainda assim dá-me a hipótese de configurar o cartão, ou seja, posso formatá-lo como armazenamento interno ou portátil.

Se formatar como portátil, tudo bem, ele aceita e funciona, mas se tentar formatar como interno, ele não passa dos 20% até que dá um erro a dizer que não foi possível formatar o cartão e deixa de reconhecer o cartão. Só tirando e formatando no computador e voltar a colocar, mas o processo é mesmo.

Agradeço desde já a vossa ajuda e todo o bom trabalho que têm desenvolvido.

Continuem por muitos anos.

Pedro Lopes

Resposta:

Pedro,

Depois de ler a questão, fiquei na dúvida: afinal, precisa de utilizar esse cartão com que objectivo?

Um cartão externo é normalmente utilizado para guardar os conteúdos captados pela câmara, como fotos e vídeos, e também para música. Ao querer formatá-lo como “armazenamento interno” pretende criar uma extensão do armazenamento interno para instalação de aplicações?

Na verdade, e por não possuir esse smartphone para que possa testar, não consigo ter percepção do verdadeiro objectivo do tipo de formação de “armazenamento interno”, mas não o recomendaria, havendo a possibilidade de utilizar a formação “portátil”, cujo objectivo é ser retirado do smartphone ocasionalmente para backup ou algo semelhante.

Em todo o caso, e para que não hajam dúvidas quanto ao tipo de formatação, pode formatar o cartão a partir do computador, com o sistema de ficheiros FAT32. Se formatar em NTFS, não será reconhecido pelo Android e deverá ver a informação que referiu, de “cartão danificado”. Estando em FAT32, é só colocar no smartphone sem mais preocupações.

[Respondido por Hugo Cura]


A minha coluna da Xiaomi faz ruídos estranhos, porque será?

Boa tarde antes demais e obrigado por colocarem este serviço disponível. Sou um dos muitos fãs da Xiaomi , tenho 1 já antigo redminote 2 pro e tenho uma mi band 2 .

Recentemente adquiri uma coluna bluetooth xiaomi bluetooth 4.0 speaker gold. O que acontece é que quando ouço música mesmo tendo o Tlm chegado a coluna o som sai com ruído incomodativo( faz lembrar o ruído que se ouvia um vinil riscado ).

De princípio pensei que o problema fosse de ter a mi band também emparelhada ; mas não; pois já tentei reproduzir som com a mi band desemparelhada e o problema continua.

Pior ainda é que com o iPhone 5c da minha mulher não faz ruído…… funciona na perfeição.

Será que me podem ajudar neste problema. Cumprimentos

André Soares

Resposta:

André,

A primeira ideia que me surge é uma necessidade de actualização do software. Sendo esse um smartphone já com algum tempo, tem instalada uma versão recente? Ou será que ainda tem a versão com a qual veio a partir da loja?

O que recomendo é que coloque uma versão recente, e sugiro-lhe a ROM disponibilizada pela comunidade Xiaomi.eu, que pode aceder a partir do link abaixo:

Basta fazer o download da ROM correcta, referente ao seu smartphone, nos links abaixo de “DOWNLOAD WEEKLY”, e depois seguir o guia de instalação abaixo. Não sendo (em princípio) um problema de hardware, é expectável que fique corrigido.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo correr apps Android numa TV com Tizen?

Boas

Queria saber se é possível instalar apps android (Kodi por exemplo) numa smart tv a correr o Tizen OS.

Cumprimentos

Carlos Almeida

Resposta:

Carlos,

Esse seu desejo é algo que é perseguido há muitos anos e que infelizmente nunca se concretizou de forma directa.

No dia em que se conseguir instalar aplicações de um sistema noutro, sem qualquer necessidade de emulação ou virtualização, então a tecnologia ter-se-á libertado de muitas amarras.

Em concreto, é impossível instalar aplicações criadas para Android num dispositivo que corra Tizen.

O que pode fazer, e não é particularmente caro, é comprar uma box Android e ai sim, instalar o Kodi. Veja abaixo o nosso artigo recente onde temos um top das boxes Android:

Aí poderá encontrar modelos que são as escolhas mais comuns, sendo equipamentos em conta e com boas prestações.

[Respondido por Pedro Simões]


Que se passa com o meu Xiaomi Redmi 3 Pro Gold?

Boa noite.

Envio o mail que enviei mesmo à pouco à Honorbuy por causa de um problema no meu Xiaomi. Agradeço ajuda.

good evening.

I have a problem with my xiaomi redmi 3 pro gold. My last purchase of 26-10.

Today I did the update that the mobile phone asked for and it got big bugs.

I changed the language to English after searching the internet and solved everything. I then decided to make the change to Spanish. He never called again. A black screen appears only.

Connecting to mi pc suit. I can not do anything. Can you help? Indicate solutions? I use the mobile phone to work for what is urgent. Inform me of everything as well as the warranty and costs that I may have.

Thank you

Marcelo Leite

Resposta:

Marcelo,

É prática de muitas lojas chinesas a modificação das ROMs originais, colocando-lhes um pack de idiomas e os serviços Google. O problema é que, se for feito um update sobre esse sistema, deixará de ser funcional como o era, já que a ROM instalada no update é a original chinesa.

Há algumas lojas que, além de colocar esses extras direccionados para o mercado europeu, também colocam uma protecção para que não seja detectada a necessidade de fazer update, e a Honorbuy fá-lo, mas não parece fazê-lo em todos os modelos.

Não sei qual será a sugestão da loja, mas sugiro fortemente que instale a ROM da comunidade Xiaomi.eu, que pode aceder a partir do link abaixo:

Basta fazer o download da ROM correcta, referente ao seu smartphone, nos links abaixo de “DOWNLOAD WEEKLY”, e depois seguir o guia de instalação abaixo.

Devido ao smartphone não iniciar, não terá forma de lá colocar o .zip de instalação da nova ROM, mas pode instalar a recovery TWRP, fazer uma limpeza ao sistema (Wipe, onde perderá toda a informação guardada no smartphone), depois iniciar normalmente o sistema, colocar lá o .zip da ROM a instalar, iniciar novamente a partir da recovery e instalar o .zip.

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


O Google Drive está a encher-me o Lixo de ficheiros, como parar?

Boa noite.

Desde há algum tempo que verifico que na reciclagem aparecem ficheiros que tenho alojados na pasta Google Drive, no MAC.

Reponho os ficheiros nos seus lugares de origem e passado algum tempo a cena repete-se.

Resolvi utilizar a MEO Cloud com as mesmas pastas – e quando guardo um novo ficheiro, coloco-o em ambas as clouds.

Hoje voltou a acontecer – centenas de ficheiros na reciclagem. E provenientes da Google Drive.

Há anos que utilizo a GDrive e nunca tal me aconteceu.

Sabem alguma coisa acerca disto? Já alguém reportou uma situação idêntica?

Comuniquei à Google, há já algum tempo, e nem resposta.

Melhores cumprimentos,

Mário Oliveira

Resposta:

Mário,

Esse problema parece não ser muito comum no Google Drive, mas existem vários utilizadores com essa situação reportada.

A solução para a maioria deles passa por desligar o Google Drive, eliminar os ficheiros do Lixo e reactivar o Google Drive.

A aplicação ao verificar que estão ficheiros em falta sincroniza-se novamente e volta a colocar na pasta local os ficheiros em causa.

O que poderá estar a acontecer é que o Google Drive está a sincronizar os ficheiros temporários e a colocá-los no Lixo sempre que estes deixam de ser necessários.

Recomendamos também que tenha a última versão do Google Drive para Mac instalado e que sincronize de forma periódica os seus ficheiros.

[Respondido por Pedro Simões]


Como fazer para transportar uma aplicação para outro PC?

Bom dia,

Tenho um computador já antigo com o Windows Vista, que tem o software de faturação instalado nele.

Gostava de comprar um computador novo, para fazer um update ao hardware, de forma a ter mais rentabilidade mas o meu problema é que, comprando um pc novo, com windows 10 (por exemplo), como consigo transpor na integra o programa de faturação do computador atual para o computador novo?

Na prática preciso de fazer um clone do disco sem clonar o sistema operativo.

Isso é possível? Existe alguma ferramenta capaz de o fazer? Software gratuito para o processo existe?

Obrigado

Cumprimentos,

Marco Tereso

Resposta:

Marco,

Para fazer a reinstalação desse software terá em primeiro lugar que ter os originais para fazer essa mesma instalação.

Depois disso tem duas possibilidades. A primeira, mais simples, passa por fazer uma exportação da base de dados do programa de facturação e a posterior importação na máquina nova. Este processo deverá ser suficiente para ter o programa a funcionar no novo PC.

A segunda possibilidade, mais complexa e com menor grau de resultado, passa por substituir os ficheiros que instalou por uma cópia obtida na máquina mais antiga. Na prática passar por copiar de uma máquina e colar na outra.

Em ambos os casos é importante que lance a aplicação antes de a ter instalado, para que esta escreva nos ficheiros do Windows que necessitar.

Recordamos que o sucesso deste processo não é garantido e que poderá ter alguns problemas.

Algo que deverá fazer é contactar o programador que desenvolveu a aplicação e procurar saber se existe um processo descrito de como realizar a migração.

[Respondido por Pedro Simões]


O Panda Antivírus Pro 2016 é uma boa escolha para o meu PC?

Bom dia.

Tenho o panda antivírus pro 2016 que é oferecido pela operadora meo a minha duvida é se será melhor do que o Windows defender? ou mesmo outro antivírus gratuito?

Muito obrigado

Ricardo Antunes

Resposta:

Ricardo,

O Panda Antivírus Pro 2016 é uma solução tão boa como qualquer outra no que toca à protecção geral do Windows.

Tem argumentos que muitas versões gratuitas não possuem e que justificam a sua utilização. Tem também algumas lacunas face a outras versões pagas, que caso seja um utilizador mais exigente irá certamente sentir falta.

Se a sua pergunta fosse numa base de comparação entre versões gratuitas e estivesse a pagar para a sua utilização então a resposta seria diferente, mas sendo uma versão paga, a escolha não é errada.

Quanto ao Windows Defender, existe um estigma junto de muitos utilizadores, que tendem a considerá-lo pouco eficiente.

Esta é uma ideia errada e que ao longo dos anos tem sido desmistificada. A Microsoft no Windows 10 optou por ter esta solução de segurança integrada e sempre activa.

Veja no nosso artigo abaixo algumas dicas para melhorar o Windows Defender no Windows 10:

[Respondido por Pedro Simões]


Expliquem-me como ter um sistema de comentários no meu site

Bom dia,

Gostaria de saber como pode ser possível implementar um sistema de comentários, como a vossa plataforma disponibiliza.

Ou seja ter a possibilidade de comentar a vários níveis.

A minha questão é ao nível da base de dados e apresentação, numa página web….

 

Espero que me possam ajudar e quem sabe criar um artigo sobre esta duvida que acredito que outros também a tenham….

Cumprimentos,

Leandro Rodrigues

Resposta:

Leandro,

O sistema de comentários do Pplware é o que acompanha a plataforma que usamos e que não pode ser retirado e usado noutro site.

As opções que tens tem são duas. A primeira é usar a mesma plataforma, gratuita e de excelente qualidade, o WordPress.

A segunda é ainda mais simples, caso use um site criado por si. Falamos do Disqus, um serviço criado para permitir ter comentários em qualquer site ou plataforma.

Explore o Disqus e veja os manuais que disponibilizam. Em poucos minutos poderá ter esse sistema de comentários implementado e a funcionar no seu site.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version