Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Um sincronismo de relógio que insiste em atrasar-se a acontecer!

Bom dia,

Recentemente formatei a minha máquina e pude notar na reinstalação que o meu relógio do windows não se sincroniza nem pelo comando do cmd nem pelo botão “habitual”, tendo eu tentado todos os itens “default” da lista e até utilizar o Observatório de Lisboa como referência para fazer o sync.

O erro que me apresenta no GUI é “an error ocurred while Windows was synchronizing with ntp02.oal.ul.pt. this operation returned because the timeout period expired”.

Já tentei com comandos /unregister e /register mas mesmo assim não consigo fazer com que o sincronizasse, pois no cmd ainda só recebo a mensagem “the computer did not resync because no time data was available”.

Resta ainda salientar que já testei com a firewall desativada de forma a tentar identificar se era mesmo problema da firewall, mas o resultado é o mesmo. Só tenho ainda o windows, browser e antivírus instalados no pc.

Preciso mesmo que isto funcione sem problemas, apelando à vossa ajuda.

link de uma das instruções que segui: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc738995(WS.10).aspx

cumprimentos

Yannick

Resposta:

Caro Yannick,

Os comandos que precisa para sincronizar a partir do domínio que indica são:

Se ocorrer um erro no primeiro comando, certifique-se de que o serviço está a correr:

Dado que já utilizou anteriormente comandos que pudessem interferir no registo do serviço de horário do Windows, convém primeiro verificar que o serviço está registado.

Se quiser sincronizar a hora mais frequentemente, pode agendar o comando “w32tm /resync” na agenda do Windows, com a periodicidade que bem entender.

Tenha em atenção que a sincronização depende da disponibilidade do servidor no momento do pedido.

[Respondido por Hugo Cura]


Mais RAM e uma UPS são suficientes?

Boas.
Tenho duas dúvidas que agradecia fossem esclarecidas.

1. Embora o Windows 32bit só reconheça ate 3GB de ram, colocando mais memória melhorava programas de tratamento de imagem como o Photoshp, programas de vídeo ou jogos?

2. Tenho o meu computador ligado a uma UPS. Costumo desliga-la quando desligo o computador. Haverá algum problema em desliga-la ou posso deixa-la sempre ligada?

Atentamente

José Pires

Resposta:

Caro José,

1. Na realidade, o sistema operativo de 32 bits é capaz de reconhecer até 2^32 bytes, o que corresponde a 4GB. Devido a algumas situações, que tipicamente dependem do hardware, há alguma quantidade de memória que não pode ser indexada pelo sistema operativo.

Existe também uma tecnologia, denominada PAE que permite indexar uma quantidade de memória superior a 2^32, para sistemas de 32 bits… mas que tipicamente, na prática, não resolve nada.

Resumindo, não, colocando mais memória com o limite de indexação de 4GB (ou 3GB), não vai adiantar de nada.

2. É expectável que a UPS consuma energia mesmo sem estar a alimentar qualquer dispositivo e mesmo que sua bateria interna esteja carregada. Eu diria que deixá-la sempre ligada é que lhe causa um problema, na factura da energia eléctrica!

Posso dizer-lhe que usei uma UPS que consumia 70W ser estar a alimentar qualquer dispositivo. Se tiver acesso a um wattímetro (conhecido por “medidor de consumo energético”), pode testar na sua UPS.

[Respondido por Hugo Cura]


Várias dúvidas sobre o carregar da bateria de um telefone?

Bom dia!

Gostaria que me dessem algumas informações sobre a gestão das baterias dos smartphones, tablets, laptops e notebooks nas seguintes situações:

1 – devem ser carregados ligados ou desligados?

2 – caso possam ser carregados ligados, devemos evitar o uso dos mesmos durante o carregamento para não viciar a bateria?

3 – devemos descarregá-los totalmente com frequência ou não?

Coloco estas perguntas pelo facto, como já deve ser do vosso conhecimento, de haver tantas opiniões dadas na net sobre estas questões.
Grato pela vossa atenção,

Tito Santos.

Resposta:

Caro Tito,

1- todos esses equipamentos foram construídos para poderem carregar a sua bateria em pleno funcionamento.

No caso do computador portátil, se o computador aquecer muito, irá aquecer ainda mais na altura de carregamento da bateria… como as temperaturas elevadas prejudicam a vida das baterias, APENAS se o portátil aquecer em demasia, a bateria pode ganhar alguns ciclos de vida se for carregada em temperaturas mais frescas.

2- primeiro que tudo, as baterias de iões ou polímeros de lítio (Li-Ion ou Li-Po) não viciam, essas eram as de níquel. Simplesmente perdem a sua capacidade ao longo do tempo de utilização, tipicamente medido em ciclos de carga/descarga.

Não há qualquer condicionamento de utilização dos equipamentos enquanto estiverem a carregar.

Em alguns equipamentos, pode aplicar-se um truque, mas apenas com objectivo de obter um carregamento mais rápido:

3- A descarga total é bastante prejudicial para as baterias actuais. Digamos que valores abaixo de 5% são já “alarmantes” do ponto de vista do bom tratamento que deve ser dado às baterias.

Deixo-lhe alguns tópicos que recomendo fortemente a sua leitura:

[Respondido por Hugo Cura]


Como reparar um Coby Mid?

Boa noite.

Tenho um tablet Coby Mid 7060. Recentemente fiz o favor de lhe partir o digitizer. Queria trocá-lo eu próprio.

Já procurei em todas as minhas fontes onde pudesse encontrar mas sem efeito. Será que me podem ajudar a encontrar um?

Obrigado.

Resposta:

Paulo,

Na maior parte das vezes o problema fazer uma reparação desse tipo não está na mão de obra mas sim nas peças e no material necessário para a fazer.

Os fabricantes ou não produzem material para trocas, ou restringem o circuito de peças a uma cadeia muito limitada.

Não nos parece que consiga encontrar o material que necessita para fazer essa reparação de forma simples.

O que recomendamos é que contacte o fabricante directamente ou o revendedor em Portugal e que inquira onde pode encontrar o material que necessita para essa reparação.

No entanto alerto-o já dificilmente terá uma resposta positiva.

[Respondido por Pedro Simões]


Mais uma rede Wireless para ser alargada!

Boa tarde equipa do Pplware!

Antes de mais, Desejo mais uma vez parabenizarvos pelo trabalho excelente que costumam realizar, ao qual assiduamente costumo aceder em busca de novidades e informações por mim desconhecidas no mundo da tecnologia.

Gostaria de pedir a vossa ajuda na questão abaixo colocada:

Tenho instalado em minha casa um serviço de Internet prestado pela Cabovisão, o qual maioritariamente é usado via Wifi, através do Router Asus Wl520GC. Como algumas vezes estou na casa dos meus pais, gostaria de também ter acesso à Internet por Wifi lá. Como as casas distam cerca de 60-70m uma da outra, será que existe a possibilidade de se estender o sinal Wifi da minha casa à casa dos meus pais? Caso sim, que produtos me aconselhariam adquirir para proceder a essa operação?

Observação: além do router que acima referi, possuo também um router D-Link DVA-G3170i/PT. Será que se poderá fazer alguma coisa com este dispositivo?

Com os melhores cumprimentos,

Eduardo Rito

Resposta:

Eduardo,

Tipicamente um router wireless SOHO não consegue atingir as distâncias que pretende, entre a sua casa e a dos seus pais. Mesmo com uma linha de vista, que penso que exista, é uma distância grande demais para ser alcançada.

Tem por isso duas alternativas possíveis, ambas a requerer um pequeno investimento. Mas em qualquer dos casos ficará melhor servido do que se usar equipamento que não está preparado para abraçar estas distancias.

A primeira passa pela compra de antenas especializadas para trabalhar em ambientes outdoor, que conseguem ganhos muito superiores e consequentemente, distancias maiores.

Tem de ter em atenção que essas antenas precisam de se ligar ao router com ligações especificas (fichas) e que nem todos os routers permitem a troca da antena.

A segunda hipótese, mais viável e até mais simples, será a compra de um AP outdoor, que colocará na sua casa, virado para a casa dos seus pais.

Este AP ligar-se-à sua rede por um cabo normal de rede e difundirá o sinal que configurar para a rua, alcançando a casa dos seus pais.

Lembre-se que esta rede vai ficar exposta e por isso requer mecanismos de segurança mais fortes.

Uma loja onde poderá encontrar este equipamento, e também algum aconselhamento, será a OfficeLan.

[Respondido por Pedro Simões]


Um episódio estranho com um iPhone!

Boa noite minha gente,

Sou seguidor do vosso website e parabéns pelas noticias.

No entanto estou a contactar-vos porque eu tenho um iphone 5 só que de momento ele empacou por uns belos 4 / 5 minutos nem dava para desligar nada e depois ficou me com a tela preta por uns segundos e voltou ao normal .

Não sei se fiz bem em contactar mas pronto , deixei aqui um dos casos que me ocorreu , pode ou não ser debatido

Continuação de um bom trabalho ,

cumprimentos,

Luis Fernandes.

Resposta:

Luis,

O comportamento que descreve no seu iPhone 5 não é de todo normal. O congelamento que teve e que o impediu de ser usado poderia ser sinal de problemas.

Mas pelo que entendi da sua mensagem, esta situação foi pontal e não se tornou a repetir.

Se for esse o caso não se deve preocupar e deverá continuar a usar o iPhone como sempre o fez.

Apenas deverá atenção especial e procurar ajuda especializada se esta situação se repetir, e de forma frequente.

Provavelmente o que se passou foi um problema no sistema operativo, causado por uma qualquer aplicação.

Para já apenas podemos dizer que esteja descansado, mas atento a possíveis problemas que surjam.

[Respondido por Pedro Simões]


Android 4.4.2 no S4, para quando?

Boas Pplware:-)

Tenho um S4 com uma rom(4.4.2) teste da Samsung(I9505XXUFNA5)

O meu S4 não tem ROOT.

Será que vai atualizar sozinho quando Samsung lançar a versão oficial para Portugal da 4.4.2 tipo aquela que já esta disponível na Alemanha( I9505XXUFNB8 )?

Posso instalar essa rom mesmo não sendo de Portugal?

Miguel Vilela

Resposta:

Caro Miguel,

Na verdade a possibilidade de actualização dessa versão pode não ser garantida, já que as actualizações são desencadeadas especificamente em cada versão e por cada país, além de que ia estar sujeito às actualizações da Alemanha (no fundo até pode ser vantajoso).

O que recomendo é consultar regularmente o site SamMobile.com (precisa estar registado) e verificar quando surge a ROM para oficial.

Pelo que acabei de ver, já foi lançada a versão 4.4.2 para 2 países. Poderá experimentar essas sem qualquer problema, usado o mesmo método de instalação que utilizou essa ROM experimental.

De qualquer forma, assim que sair a ROM oficial para Portugal (a que refere TPH é para equipamentos desbloqueados em Portugal), pode instalar essa.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Android só tem rede wireless porquê?

Boa Tarde,

Tenho o seguinte problema com o meu smartphome sony xperia miro.Só consigo aceder internet através de redes wifi?

Qual será o problema,e como poderei corrigi-lo?

Luis Martins

Resposta:

Caro Luís,

Para que a rede de dados móvel funcione, é necessário que esteja activa.

Para o fazer vá a Definições > Redes móveis (ou algo semelhante, depende da versão) > activar

Para que isso funcione é necessário que esteja um APN em funcionamento, que tipicamente é automaticamente configurado.

Além de tudo isso, precisa também que o seu número esteja autorizado, pela operadora, a aceder à rede de dados móvel.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

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