Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Ligar dois routers para aumentar a rede wireless

Alguém já experimentou ou tem 2 routers meo por casa e utiliza um para expandir o sinal para chegar a toda a casa, alguém pode dizer-me fez, um tutorial?

Ou seja ligar um 2º router ao principal mas instalar noutra parte da casa e através do cabo de rede ligar e utilizar para expandir o sinal. Obrigado e aguardo resposta.

Alexandre Ornelas

Resposta:

Alexandre,

Em teoria a situação que descreve é possível. Ao ligar um cabo entre os dois routers deve ter ligação sem problemas, usando o segundo para expandir o sinal wireless a zonas onde o sinal do primeiro não chega.

Há no entanto algumas notas que deve ter em conta se fizer esta ligação e implementar este modelo.

Em primeiro lugar deve desligar o DHCP do router que fica mais distante na rede. Este papel deve ficar reservado para o principal, onde é feita a comunicação com a Internet.

Depois deve ter o cuidado de ver se a rede sem fios não se sobrepõem, para garantir que os equipamentos se fixem apenas num dos routers.

Por fim, e se possível, deve desligar todas as regras e funções de firewall do router secundário. Este deve ser outro papel reservado para o primeiro.

[Respondido por Pedro Simões]


Recuperar a página de abertura do Chrome

Boa noite,

Ontem o chrome beta foi atualizado, e deixei de ter o new tab configurado conforme o vosso artigo, que explicava como manter o novo separador como antigamente.

Agora, com esta atualização, já não consigo encontrar as configurações que permitam essa mudança. Será que já não existe forma de reverter?

Eu queria manter ao novo separador com as aplicações do chrome chrome://apps/.

Existe alguma forma? só instalando extensões que alteram o new tab? (mas que ficam diferentes da página original das aplicações, com a qual estou mais habituada).

Obrigada

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

As alterações que a Google implementa no Chrome, nas versões finais, são permanentes e não podem ser “desligadas”.

A única solução que pode ter ara recuperar essa página é escolher um dos muitos plugins que existem e aplicá-lo.

Existem muitos que pode encontrar na loja do Chrome e que inclusive dão novas funcinalidades a essa página.

Basta procurar pelo plugin que mais lhe convêm e terá o seu Chrome ainda melhor.

[Respondido por Pedro Simões]


Que Windows usar num Netbook?

Boa noite

Tenho um netbook Asus eee pc intel Atom CPU N450 1,66GHz com 1GB de RAM, e com Windows XP (já deve ter 2 anos, ou mais), que está mais lento que um caracol…

Será que a única opção é formatar? face às especificações do netbook, ficará mais rápido com o XP, windows 7 ou windpws 8?

Podiam-me explicar melhor os passos já descritos nalguns tutoriais vossos, de como instalar o SO via pen?

Muito obrigada

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

Quando um sistema operativo começa a ficar com uma performance inferior à que é ideial o que é aconselhado é que seja feita a reinstalação do mesmo.

No caso do equipamento que descreve, o ideal é fazer a instalação de um novo sistema operativo.

O seu problema é a escolha do sistema operativo ideal para o netbook, o que acaba por ser simples, face a algumas condicionantes.

Em primeiro lugar o Windows XP está terminado, o que significa que deixou de ser suportado pela Microsoft e não vai ter qualquer actualização de segurança ou outra.

O Windows 7 é, mesmo com a chegada do seu sucessor, um excelente sistema operativo e que ainda vai ter uma vida útil alargada. Comporta-se bem em qualquer hardware com alguns anos e provou ser extremamente capaz.

Por fim o Windows 8. Esta é a mais recente oferta da Microsoft, na sua versão 8.1, e é um sistema evoluído, mas um pouco exigente para hardware mais limitado.

Face a estas três descrições, a escolha mais acertada para o seu Netbook será o Windows 7. É um SO de compromisso e com excelentes capacidades.

Quanto ao que pede, a forma de instalar o Windows através de uma pen USB, já o mostrámos várias vezes.

Não se esqueça que tem de ter a BIOS da sua máquina configurada para arrancar primeiro pelos dispositivos USB e apenas depois pelo disco rígido.

[Respondido por Pedro Simões]


Como diminuir o tamanho de um vídeo sem perder qualidade

Ola pessoal alguém conhece algum program para Windows,que diminua o tamanho dum vídeo hd sem perder muito na qualidade do som e do vídeo?

Como aqueles filmes ou anime que baixamos na net,vinha com 1gb e tal ou menos,e anime de 25minutos vinham em 300 e tal mb,é que usei o xilisoft vídeo converter ultimate etc etc conversores,mas ao baixar os bitrate dum vídeo “HD” para baixar os mb,vi quadradinhos pequenos nos movimentos rápidos

João

Resposta:

Caro João,

Ao diminuir o bitrate e ter como consequência a diminuição do espaço ocupado, é certo que uma desvantagem terá que surgir… de outra forma o vídeo já seria inicialmente mais pequeno.

Há imensos softwares para fazer esses procedimentos mas, independentemente do software, o codec é o que influencia mais a capacidade de ter uma boa qualidade com um tamanho final interessante.

O codec actualmente mais popular é o H.264/MPEG4 e é esse que sugiro para utilizar na recodificação dos vídeos. Portanto, é esse o principal detalhe que deve ter em atenção. Existe também um codec mais recente, sucessor do que acabei de referir, que é o HEVC/H.265 e que conseguirá melhores resultados, embora possa ainda não ser possível a reprodução de conteúdos em equipamentos multimédia de sala ou outros dispositivos que não o suportem.

Quanto ao software, não tenho nenhuma recomendação em especial, mas já fiz algumas recodificações com o software Avidemux e fiquei satisfeito com o resultado final.

Encontrará facilmente outras alternativas equivalentes e, eventualmente , melhores.

[Respondido por Hugo Cura]


Uma Cloud sem restrições. Onde?

Boas,

Gostaria de saber que clouds existem disponíveis mas que não estejam hospedadas nos seguintes países: EUA, Canada, Nova Zelândia, Reino Unido, Austria, Bélgica, Republica Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Hungria, Islandia, Itália, Japão, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Israel, India, Paquistão, França, nem em qualquer outro país que tenha uma dituradura ou censura em vigor.

Obrigado.

Tiago Santos

Resposta:

Tiago,

O seu pedido será muito complicado e difícil de satisfazer com o que existe na Internet.

Nenhuma das empresas de alojamento cloud, por norma, disponibilizam a localização do alojamento dos seus serviços.

Mas o mais normal é que utilizem alojamentos em países como os Estados Unidos, Reino Unido e outros países no norte da Europa.

As cópias de segurança desses serviços são feitas com a distribuição dos ficheiros por várias máquinas em vários datacenters espalhados pelo mundo, pelo que o mais provável é que os seus ficheiros acabem por estar num dos países que referiu.

Deixamos no entanto duas soluções que pode ter em conta e que lhe vão dar acesso a serviços cloud sem os problemas que mostrou.

Em Portugal, um país que na minha opinião não tem uma ditadura em vigor e ainda menos censura tem serviços cloud a funcionar.

A MEO Cloud está alojada a 100% no nosso país, é gerido por uma empresa portuguesa e os técnicos que o gerem e desenvolvem são também portugueses.

Uma solução final, que estará a 100% de acordo com os seus requisitos, é o alojamento próprio de um serviço Cloud em servidor gerido e mantido por si. Um exemplo que pode usar é o OwnCloud.

Se optar por esta solução, a que apenas o Tiago terá acesso, poderá usar um dos vários tutoriais que já criámos para as várias plataformas disponíveis:

[Respondido por Pedro Simões]


O Java bloqueia o acesso a determinados sites

Bom dia,

Tenho uma dúvida não consigo visualizar as páginas que utilizam o JAVA.

Com pode ver em anexo, o meu problema.

Já tentei procurar não encontro o que possa estar a bloquear.

Obrigado pela atenção

Cumprimentos.

Resposta:

Sérgio,

Pela imagem que envia parece que o problema está nas definições de segurança do Java.

Está uma mensagem clara na causa do erro e que deve explorar. É mostrado que as definições de segurança impede as aplicações auto assinada de serem executadas.

O que recomendamos é que veja como estão essas definições de segurança e que as ajuste para que possa aceder a esses sites que actualmente não acede.

Veja as instruções da própria Oracle para perceber como alterar as definições de segurança do Java.

No entanto tenha sempre presente as preocupações de segurança e não deixe essas configurações demasiado permissivas e expostas a problemas.

[Respondido por Hugo Cura]


WakeOnLan fora da rede de casa

Boa dia

gostaria desde já desejar os parabéns à PPLWARE pelo excelente trabalho que tem vindo a prestar, e que tem publicado uma boas dicas que me são muito úteis uma vez que estou no curso de redes informáticas.

É em última instancia que recorro à vossa sabedoria e experiencia, esperando assim que me possam ajudar a resolver estes 2 pequenos casos que passo a explicar.

caso 1

A minha dúvida é relacionada com o WOL (ligar o computador através da rede) e com o port forwarding.
Explicação: como estou a tirar redes, tenho algum à-vontade com ip’s, mascaras, mac’s, sub-redes etc.
Tenho um thomson st585 v6 (router/switch/modem) e gostava e “acordar” o meu desktop (ligado por cabo de rede ao router) através da net .

caso 2

Uso o Windows 7 com o IIS 7 (Internet Information Services) (Servidor web) de modo a ter um site.
neste caso como não tenho um DNS publico penso que inserindo o meu ip publico e com o port fowarding configurado no router que me devia abrir a página, mas quando insiro o ip publico ele abre-me a página do router, com o ip do localhost ele abre a página do IIS.

explicação do caso 1

uso a internet para enviar o magic packet (http://wakeonlan.me/)
o que fiz:

1 – configurei a bios
2 – adicionei a porta 9 em udp e tcp à lista de aplicações permitidas
3 – activei a “assistência remota” no router (sem isto não consigo acordar(acho eu))
4 – testei com um portátil ligado ao router e funcionou.
5 – testei com o portátil ligado por wifi à rede zonfree (a minha net é vodafone) e funcionou.

problema:

6 – testei com o pc da escola e não funcionou. (pensei: o servidor da escola deve ter um proxy ou é da firewall)
7 – testei na escola num portátil (pessoal) com uma pen de banda larga (para não passar na firewall)) e não deu
8 – testei em casa de um amigo e também não funcionou.

Nota: o ip do router (fornecido pelo isp) não mudou. das vezes que o pc não acorda pinguei o router com sucesso.

junto envio o manual do thomson em PT para ganhar tempo e ajudar na resolução do problema.

Com os melhores cumprimentos e uma vez mais parabéns pelo excelente trabalho.

Luís Gonçalves

PDF: https://db.tt/prHsae6o

Resposta:

Luís,

O funcionamento do WakeOnLan fora de uma rede local não é garantido. Existem vários factores que podem levar a que uma máquina não consiga ser acordada fora da sua rede e que nem sempre são simples de contornar.

No seu caso concreto, e com base na informação que deu e na situação que descreveu, o problema pode estar num simples passo que lhe faltou fazer.

Os pacotes que vêm da Internet necessitam de ser encaminhados para a máquina que quer acordar.

A parte de adicioar os portos à lista de aplicações permitidas está correcto, mas é ainda pouco.

Ao receber os pacotes para a acordar a máquina, vindos da Internet, o router não sabe a quem os entregar, o que leva a que se percam. Dentro da sua rede este problema não se coloca pois eles são entregue de forma directa.

O que penso estar a faltar é o encaminhamento desses pacotes para a máquina certa.

Deve ainda garantir que essa máquina tem sempre o mesmo endereço IP pois só assim consegue manter este fluxo a ir para o sitio certo.

[Respondido por Pedro Simões]


Recusar a compra do Windows, como o fazer?

Bom dia,

Gostaria de saber se e possível recusar a licença oem do windows quando se compra um portátil novo, e se é possível recuperar o dinheiro da mesma.

Estou a ponderar a compra de um portátil asus e gostaria de saber se e possível e como proceder.

Obrigado

Resposta:

Federico,

Essa recusa de licença do Windows depende apenas do fabricante do equipamento que pretende comprar.

Existem algumas marcas que dão ao cliente essa opção,mas são muito raras e normalmente as empresas grandes, como a Asus, não dão essa facilidade.

Mesmo que insista em recusar o Windows, o que por si não será simples, irá sempre pagar por ele.

Informe-se bem e procure também essa informação junto do próprio fabricante. O mais provável é não conseguir o seu propósito, mas não custa tentar.

E se conseguir, alerte os nossos leitores. De certeza que muitos procuram essa alterntiva, mas sem qualquer sucesso até à data.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version